Humberto Costa critica transferência de gestão de recursos da seca para o DNOCS

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/08/2016, 15h57

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), criticou a medida provisória que transfere para o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) a gestão dos recursos destinados ao enfrentamento dos efeitos da estiagem.

O senador lembrou que esse gerenciamento havia sido colocado nas mãos dos governadores pela presidente Dilma Rousseff, que entendia que eles conhecem melhor as necessidades de seus estados e sabem onde melhor aplicar os recursos para combater os efeitos danosos da seca.

Humberto Costa disse que o governo liberou R$ 790 milhões para o DNOCS, para socorrer os estados nordestinos afetados pela seca que já dura cinco anos. Ele observou que esse dinheiro será gerido pelo PMDB, que sempre fez indicações para o DNOCS. Para o senador, os recursos serão usados para fins eleitorais.

- Estamos voltando à época dos coronéis e dos currais eleitorais. Será uma vergonha completa se o Senado ratificar a manutenção dessa camarilha no comando da República em desprezo completo aos avanços sociais que demoramos tanto a conquistar - afirmou.

A postura do presidente interino, Michel Temer, em relação às olimpíadas do Rio de Janeiro também foi criticada por Humberto Costa. Ele disse que Temer não irá ao encerramento dos jogos, no domingo, porque, segundo a Casa Civil, tem coisas mais importantes para fazer. Para o senador, isso é uma falta de respeito aos chefes de Estado que estarão na cerimônia e “uma falta de entendimento do que é o povo brasileiro, do que foi o sacrifício desse povo para realizar as olimpíadas”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)