Lídice da Mata: 'Impeachment é farsa e golpe'

Da Redação | 09/08/2016, 21h34

Ao discursar no Plenário na noite desta terça-feira (9), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) fez uma defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff. Para a senadora, as elites políticas, econômicas e midiáticas montaram um cenário para usurpar o poder de quem recebeu mais de 54 milhões de votos.

— Não sou dilmista, nem petista e nem tucanista. Sou socialista e democrata, e é nessa condição que venho defender a democracia — afirmou.

A senadora classificou o impeachment como uma farsa e um golpe. Ela observou que um golpe de Estado não precisa de tanques na rua para assim ser considerado. Para a senadora, o afastamento da presidente pode comprometer a democracia e o futuro do país. Lídice também lembrou que muitos que criticam o governo Dilma ocupavam ministérios e secretarias até pouco tempo.

—  O que vemos hoje é um golpe da ‘espertocracia’, contra a democracia e contra o povo. Em todo esse processo, em nenhum momento, ficou provado que a presidente Dilma Rousseff praticou crime de responsabilidade — declarou a senadora.

Lídice da Mata ainda fez várias críticas ao governo interino de Michel Temer. Segundo a senadora, Temer tem tomado medidas que podem levar o país ao "obscurantismo". Lídice ainda destacou que o presidente interino tem contra si várias denúncias de irregularidades. E defendeu a realização de um plebiscito, perguntando ao povo sobre a antecipação das eleições presidenciais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)