Laguna (SC) torna-se Capital Nacional dos Botos Pescadores

Da Redação | 21/07/2016, 16h09

O município de Laguna, no litoral de Santa Catarina, ganhou o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores. A proposta (PLC 192/2015), aprovada em maio pelo Senado, foi sancionada pelo presidente interino Michel Temer e publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (21).

O título (Lei 13.818/2016) vem do fato de a cidade catarinense desenvolver a pesca cooperativa da tainha com o golfinho da espécie Tursiops truncatus. No mundo, apenas duas outras localidades adotam prática semelhante: Mauritânia, na África, e Mianmar, na Ásia.

A relação entre golfinhos e pescadores catarinenses já dura cerca de 150 anos. Os botos, em um movimento sincronizado, ainda inexplicado pela ciência, cercam o cardume de tainhas e emitem um sinal do momento certo para que o pescador lance a tarrafa ao mar. O aviso permite que ele capture mais peixes do que sem a ajuda e essa interação ocorre o ano inteiro.

Apesar de ser avistado em todo o litoral brasileiro, só em Laguna, na região do Canal da Barra, nos Molhes, o golfinho tem esse comportamento. A intenção de dar à cidade o título de Capital Nacional dos Botos Pescadores é não apenas divulgar essa forma peculiar de cooperação entre golfinhos e pescadores, mas também chamar a atenção para a necessidade de conservar os ecossistemas da região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)