Renan recebe visita do novo presidente da Câmara dos Deputados

Tércio Ribas Torres | 14/07/2016, 16h40

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu na tarde desta quinta-feira (14) a visita do novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Foi o primeiro encontro  entre os dois presidentes, depois da eleição de Maia na noite de quarta-feira (13). O senador Aécio Neves (PSDB-MG) também esteve presente na reunião.

Renan disse que a confirmação do nome de Maia foi sua maior satisfação com uma eleição de presidente da Câmara, desde a eleição do deputado Aldo Rebelo, em 2005. Na visão de Renan, o nome de Maia reabre a possibilidade de Senado e Câmara trabalharem de forma mais eficaz por uma agenda conjunta e suprapartidária, de interesse nacional.

- A eleição de Rodrigo Maia é uma grande demonstração de que a boa política não morreu. A boa política está vivíssima – declarou Renan.

De acordo com Renan, o presidente interino da República, Michel Temer, também está satisfeito com a eleição de Maia. Renan acrescentou que vai participar, na noite da próxima terça-feira (19), de uma reunião com Temer. O encontro terá a participação de Maia e do senador Aécio Neves. Um dos temas do encontro é a proposta de reforma política de Aécio (PEC 36/2016), centrada em dois pontos: fim das coligações nas eleições proporcionais e cláusula de barreira.

- As expectativas estão melhorando. O papel do Congresso Nacional é colaborar com o crescimento do país – afirmou Renan.

Harmonia

Maia confirmou que, como Renan, tem a “expectativa muito grande” de que as duas Casas trabalhem juntas em uma pauta enxuta, mas com temas importantes para o país. Ele disse que a harmonia entre Senado e Câmara será importante para a celeridade de projetos que são urgentes para o crescimento nacional. Maia ainda agradeceu a “imparcialidade do governo” na eleição da Câmara e disse que o processo de cassação do deputado Eduardo Cunha será levado ao Plenário no momento em que o quórum for adequado.

- Vamos votar depois do recesso. Não quero ajudar, nem prejudicar. Quero votar de uma forma transparente e com quórum elevado, pois com o quórum baixo a gente pode interferir a favor ou contra e isso não é correto – explicou Maia.

Perfil

O novo presidente da Câmara é formado em Economia, tem 46 anos e está em seu quinto mandato de deputado federal. Rodrigo Maia foi eleito no final da noite de quarta-feira (13), em segundo turno, com 285 votos, contra 170 de Rogério Rosso (PSD-DF). Ele vai cumprir um mandato tampão até a nova eleição para a Presidência da Câmara, que deve ocorrer no início de fevereiro do ano que vem. Maia vai substituir o deputado Eduardo Cunha, que renunciou à Presidência e está enfrentando um processo de cassação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)