Renan anuncia intenção de manter recesso sem interromper Comissão do Impeachment

Da Redação | 28/06/2016, 17h00

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou nesta terça-feira (28) a intenção de manter o recesso parlamentar nas duas últimas semanas de julho, sem que a Comissão Especial do Impeachment interrompa os trabalhos. Ele ressaltou apenas que, para isso, é preciso que a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização aprove o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2017 (PLN 2/2016).

— Se for aprovada a Lei de Diretrizes Orçamentárias na Comissão de Orçamento, vamos votá-la imediatamente no Plenário do Congresso Nacional. Aí teremos o recesso que funcionará paralelamente à Comissão Especial do Impeachment. Se não for votada a LDO, nós vamos, a partir do dia 13 de julho, fazer sessão do Congresso, mas não fazer ordem do dia até o dia 2 (de agosto) quando retomaremos os trabalhos — explicou.

Renan Calheiros acrescentou ainda que, do ponto de vista do Senado, a pauta está "toda em dia" e não há matérias importantes pendentes de apreciação.

— Hoje à noite teremos encontro com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e vamos anunciar para os próximos dias a retomada da Agenda Brasil, com as prioridades de reformas que serão retomadas para marcar o trabalho do Congresso Nacional — avisou.

Lobista

Sobre as denúncias publicadas pela imprensa nesta terça-feira de que, segundo delação, ele teria recebido dinheiro irregularmente por meio de um lobista em 2007, Renan Calheiros afirmou que todas as suas contas pessoais foram auditadas já naquela época e que não havia nenhum centavo que não tivesse origem.

— Eu nunca prestei serviço além da minha competência constitucional, nunca recebi absolutamente nada de ninguém, nunca pratiquei irregularidades. Tenho, mais do que qualquer um, interesse em esclarecer esses fatos. E as minhas contas de 2007 foram auditadas e não há um centavo que não tenha origem — garantiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)