MP 733 pode ser solução para produtores do semiárido, defende Bezerra

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/06/2016, 16h57

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) rebateu críticas à Medida Provisória (MP) 733/2016, editada pelo presidente interino Michel Temer, alegando que ela de fato beneficia os pequenos, médios e grandes produtores rurais do semiárido nordestino.

Ele explicou que a MP garante aos pequenos agricultores um abatimento de 95% da dívida rural. Assim, quem deve R$ 15 mil poderia quitar o débito pagando apenas R$ 750. Segundo Bezerra, mesmo que não tivesse esse dinheiro para liquidar a dívida, o produtor seria beneficiado, pois poderia renegociar 20% do total com 3 anos de carência. A medida, explicou, também concede um prazo de até 10 anos para o pagamento do débito.

— Nunca tivemos a possibilidade de rebates tão generosos para liquidação da dívida e ao mesmo tempo a possibilidade de rebate para renegociação de dívida para permitir que pequenos, médios e grandes pudessem  recuperar seu crédito, limpar seu cadastro e poder voltar a operar com os bancos oficiais — exaltou.

Segundo Fernando Bezerra, a medida provisória também suspende a cobrança judicial de débitos referentes a operações do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste ou créditos mistos.

Homenagens

Em seu discurso, o senador também homenageou os 90 anos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, que conta hoje com mais de 3 mil alunos e, segundo afirmou, é uma referência educacional para os sertanejos.  Ele ainda lamentou a morte da ex-deputada estadual pernambucana Isabel Cristina, que faleceu vítima de câncer. “Na Assembleia Legislativa, ela se mostrou incansável na defesa das mulheres e dos homens do sertão”, comentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)