Telmário Mota anuncia que o PDT pedirá afastamento de Jucá

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/05/2016, 17h36

O senador Telmário Mota (PDT-RR) anunciou que seu partido vai pedir a cassação do mandato do senador licenciado e ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR). Para o senador, a gravação de conversa de Jucá com o ex-diretor da Transpetro, Sérgio Machado, é uma evidência de que a retirada da presidente Dilma Rousseff do poder é uma tentativa de evitar a investigação sobre irregularidades. Conforme texto publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, Jucá sugere um amplo pacto para deter o avanço da operação Lava Jato, da Polícia Federal e da Justiça.

Telmário voltou a criticar a escolha de Jucá para o ministério, lembrando que o ministro tem várias denúncias de irregularidades na Justiça. O senador ainda defendeu a demissão de Jucá, a volta de Dilma à Presidência e a convocação de novas eleições presidenciais. Para Telmário, a divulgação da gravação também deixa claro que todo o processo de impeachment não foi por crime de responsabilidade ou "pedaladas", mas sim um processo de revanchismo e ódio.

— Um procedimento que não é republicano, um procedimento que macula a nossa democracia, a nossa República, mas que sobretudo deixa claro aquilo que sempre nós batemos aqui: o processo de impeachment é um golpe, é um golpe para parar as investigações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)