Hélio José anuncia reunião do Parlatino em Cuiabá

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/05/2016, 18h55

O senador Hélio José (PMDB-DF) relatou uma viagem que fez na semana passada à Cidade do Panamá, para participar de reunião do Parlamento Latino-americano (Parlatino). O senador Roberto Requião (PMDB-PR) e vários deputados federais também fizeram parte da comitiva brasileira.

Hélio José é o segundo vice-presidente da Comissão de Minas e Energia do colegiado latino-americano. Por sua iniciativa, foi aprovada a realização de um encontro do Parlatino em Cuiabá (MT), ainda este ano. Segundo o senador, a viagem foi produtiva por permitir a troca de informações sobre a realidade internacional. Ele ainda elogiou a atuação do Parlatino, que tem trabalhado para fortalecer a política da região.

— Relembro a todos que o Parlamento Latino-americano foi criado em 1964, e tem como meta fundamental promover a integração latino-americana, sob a égide do regime democrático de governo e da dependência e igualdade entre os estados, e da solução pacífica dos conflitos entre nações, de acordo com o direito internacional.

Incidente

O senador também lamentou um desentendimento ocorrido, na última sexta-feira (20), entre seu motorista e um policial legislativo da Câmara dos Deputados. Conforme Hélio José, o carro oficial do Senado estava estacionado em lugar reservado para carros oficiais, mas o agente não respeitou a natureza oficial do veículo, pedindo para o motorista tirar o carro do local.

O senador disse que o policial usou tom desrespeitoso e chegou a apontar arma de fogo para o motorista, além de causar danos ao veículo. Para o senador, foi um incidente desnecessário, desproporcional e inaceitável. O motorista também teria sido insultado com termos racistas, por ser negro. Segundo o senador, o Ministério Público foi acionado para tomar as devidas providências.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)