Renan Calheiros destaca transparência proporcionada pela Comunicação do Senado

Da Redação | 11/05/2016, 19h39

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou, nesta quarta-feira (11), que "os olhos e ouvidos da sociedade estão voltados para o Senado Federal" graças à transparência proporcionada pelo sistema de comunicação da Casa. Ele se referiu à busca de informações sobre a votação de admissibilidade do processo de impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. De acordo com Renan Calheiros, tudo está sendo provido aos cidadãos sem custo adicional ou impacto no orçamento do Senado.

Durante um breve comunicado aos senadores em Plenário, Renan destacou que a TV Senado iniciou nesta quarta, em caráter experimental, as transmissões do canal aberto digital em Maceió. Ele também afirmou que até o fim de maio a TV Senado deverá iniciar as transmissões na capital de Sergipe, Aracaju.

Ao fazer o balanço sobre a receptividade e interesse da sociedade na votação, o presidente do Senado citou resultados alcançados nesta quarta-feira, como o crescimento de quatro vezes nas visualizações do Portal Agência Senado em relação a um dia usual de votações. Renan apontou dados de outras mídias, como a retransmissão dos sinais da TV e Rádio Senado por emissoras em todo o país e no mundo. Ele também ressaltou resultados obtidos nas redes sociais.

— No Twitter o Senado figura como o assunto mais citado do dia. No canal da TV Senado no YouTube em tempo real a transmissão já bateu todos os recordes de audiência, atingindo no início dessa tarde um pico de quase 62 mil visualizações simultâneas, um público 14 vezes maior do que no mesmo período do ano passado. No Facebook somente hoje 1,2 milhão pessoas leram as postagens do Senado Federal.

Segundo o presidente da Casa, as fotos dessa sessão disponibilizadas pela Agência Senado chegaram ao número recorde de acessos, ultrapassando 99 mil visualizações até o início desta tarde e estão sendo reproduzidas em sites e agencias de noticias do Brasil e do mundo. Quanto ao número de profissionais de pedidos de credenciamento de profissionais de comunicação, Renan anunciou que desde o último dia 18 o Senado recebeu 613 novas solicitações, somando 1300 credenciados para acompanhar o processo de impeachment.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)