Senadores elogiam atuação da Casa em 2015

Da Redação | 17/12/2015, 19h56

Após o balanço das atividades  em 2015, apresentado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, em Plenário nesta quinta-feira (17), os senadores elogiaram a condução dos trabalhos. Os parlamentares afirmaram que o Senado, apesar da crise econômica e política, conseguiu prestar conta de seus atos e dar espaço a todas as expressões atuantes na Casa.

- No Senado, houve espaço para expressão da minoria, houve espaço para o debate, houve espaço para o respeito e o exercício de todas as garantias para as minorias parlamentares. Vossa Excelência conduziu esta Casa, antagonicamente à forma como a Casa vizinha, lamentavelmente, foi conduzida — declarou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Para o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), a Casa foi a única instituição a agir como devem agir as instituições em tempos de crise: prestando contas de seus atos, reduzindo despesas e, apesar disso, produzindo ainda mais.

- Eu queria, mais uma vez, reforçar, que, em um ano difícil para se trabalhar, produzir, Vossa Excelência conseguiu dar a sua contribuição, em nome de todos os 81 Senadores, ao país, com produção legislativa, com mudanças administrativas e, também, preservando e garantindo a altivez do Senado Federal — afirmou.

O esforço pela economia de gastos da Casa também foi enfatizado pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que ainda agradeceu a todo corpo técnico do Senado por todo o apoio prestado aos parlamentares. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) elogiou Renan por ter conseguido, ao longo do ano, conciliar a eficiência administrativa — com a redução das despesas e otimização dos trabalhos — à eficiência política, dando voz a todos os senadores, independentemente de posição partidária.

A serenidade e a observância ao Regimento do Senado também foram apontadas pelos senadores Hélio José (PSD-DF) e Donizeti Nogueira (PT-TO) como qualidades exercidas pelo comando da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)