Randolfe Rodrigues denuncia desastre ambiental no Amapá provocado por hidrelétricas

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/11/2015, 16h11

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) denunciou o que avalia ser o maior desastre ambiental do Amapá, provocado pela instalação de três hidrelétricas no curso do Rio Araguari.

O senador explicou que as hidrelétricas foram construídas sob o argumento de que gerariam desenvolvimento no estado. Mas o que aconteceu, segundo ele, foi a morte de peixes, o deslocamento do fenômeno da pororoca e o alagamento de parte dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes, além do aumento da tarifa de energia elétrica,.

Além do desastre ambiental, o mau cheiro dos peixes mortos ocasiona a presença de urubus, que são constantes na orla de Ferreira Gomes. Isso afasta o turismo que era uma das atividades principais daquele município. Os pescadores são os mais atingidos diretamente e os efeitos secundários repercutem em toda a economia local das comunidades de Ferreira Gomes, Porto Grande e de todos os municípios à margem do rio.

O senador Randolfe Rodrigues pediu que as comissões de desenvolvimento regional e de meio ambiente realizem audiência pública com as comunidades envolvidas na questão e cobrou rigor do Ministério Público com as empresas responsáveis pela construção das usinas hidrelétricas.

Ele questionou, ainda, projeto que tramita no Senado que estabelece rito sumário de licenciamento ambiental em obras estratégicas, como rodovia, ferrovia, portos, aeroportos e empreendimentos de energia.

Se houver simplificação do processo de licenciamento ambiental, advertiu o senador, a situação pode piorar ainda mais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)