Comissão analisa na terça-feira MP que desestimula disputas com o fisco

Da Redação | 23/10/2015, 12h18

A Comissão Mista que analisa a Medida Provisória 685/2015, que cria o Programa de Redução de Litígios Tributários, tem reunião marcada para 14h30 desta terça-feira (27). Os parlamentares vão avaliar o relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) sobre a proposta do governo que tem como um dos objetivos reduzir as disputas judiciais entre empresas e o fisco. A MP já recebeu 215 emendas.

Além de estimular o devedor a desistir de processos administrativos ou judiciais sobre débitos tributários, a medida provisória autoriza o Poder Executivo a atualizar taxas administradas por 11 taxas federais, entre elas a de registro de armas de fogo, de fiscalização de vigilância sanitária e de fiscalização de aviação civil. Segundo o governo, algumas dessas taxas estão há 17 anos sem correção.

Em setembro, a comissão fez uma audiência pública sobre o tema, ocasião em que alguns debatedores sugeriram aperfeiçoamentos no programa. A comissão mista é presidida pelo deputado Gabriel Guimarães (PT-MG). O vice é o senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)