Congresso presta homenagem a Getúlio Vargas nos 61 anos de sua morte

Da Redação | 21/08/2015, 17h24

O Congresso Nacional promove na próxima terça-feira (25) sessão solene em homenagem ao presidente Getúlio Vargas, marcando a passagem dos 61 anos de sua morte. A iniciativa é dos senadores Elmano Ferrer (PTB-PI) e Telmário Mota (PDT-RR) e do deputado Paes Landim (PTB-PI).

Gaúcho de São Borja, Getúlio Dornelles Vargas governou o país em dois períodos: o primeiro, de 1930 até 1945, e o segundo, de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, então capital federal.

Vargas foi o presidente que governou o Brasil durante mais tempo. Entre 1937 e 1945, instalou um regime ditatorial, conhecido como Estado Novo. Seu governo foi marcado por um período de significativos investimentos no país e de adoção de direitos trabalhistas.

Mas a resistência de Getúlio em abandonar o autoritarismo, entretanto, provocou o golpe militar que levou à sua queda. Em 1951, voltou à Presidência pelo voto popular. Pressionado pelos militares contrários à sua gestão, acabou por se suicidar, deixando uma carta em que afirmava “sair da vida para entrar na história”.

O presidente teve seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria em 15 de setembro de 2010. Seus restos mortais foram levados para sua terra natal e colocados em um mausoléu na Praça 15 de Novembro. A sessão em sua homenagem será realizada às 11h no Plenário do Senado Federal.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)