CPI do Carf ouve nesta semana quatro suspeitos de participar de esquema de corrupção

Da Redação | 18/08/2015, 16h14

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga denúncias de irregularidades no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) promove reunião na quinta-feira (20), a partir das 9h, para ouvir quatro suspeitos de integrar o esquema de fraude em sentenças tributárias.

Os senadores vão ouvir o auditor fiscal Eduardo Cerqueira Leite e o advogado Wagner Pires de Oliveira. Eles são acusados de terem participado de negociações com o objetivo de manipular julgamentos no Carf e de cooptar servidores públicos para obter vantagens tributárias para o Banco Santander e a empresa Cia Bozano.

Também devem depor o assessor Lutero Fernandes do Nascimento e o ex-auditor fiscal Jeferson Ribeiro Salazar. Lutero, que foi indiciado por suspeita de participar do esquema para livrar de multa o Banco Safra, é assessor de Otacílio Dantas Cartaxo, ex-presidente do Carf. Jeferson também é investigado por suposta participação no esquema de corrupção no conselho, desvendado pela Operação Zelotes da Polícia Federal.

A CPI do Carf tem como presidente o senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e como relatora a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)