CPI do Carf e Polícia Federal trabalharão em parceria

Da Redação | 27/05/2015, 12h59

Um dia depois de reunir-se com representantes do Ministério Público Federal, a CPI do Carf teve um primeiro encontro informal com os delegados responsáveis pela condução da Operação Zelotes na Polícia Federal. O presidente da CPI, senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), a relatora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o senador Oto Alencar (PSD-BA)  acertaram um trabalho em parceria com o coordenador da Zelotes, delegado Marlon Cajado, o diretor de combate ao crime organizado da PF, Oslain Campos Santana, e o coordenador-geral de Polícia Fazendária, Hugo de Barros Correia.

Os senadores também pediram à Polícia Federal agilidade no envio do inquérito sobre o esquema bilionário de sonegação fiscal e corrupção nos julgamentos do Carf, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, do Ministério da Fazenda.

— A análise do inquérito será fundamental para balizar o início dos trabalhos da CPI, uma vez que a Operação Zelotes já está quilômetros à nossa frente. Com as informações em mãos, podemos definir com mais clareza os depoimentos na comissão e o andamento das investigações — avaliou o senador Ataídes.

Ele lembrou que a CPI tem o poder de pedir a quebra de sigilo bancário e telefônico dos envolvidos nas denúncias.

O presidente reforçou ainda que o principal objetivo da CPI do Carf é resgatar o dinheiro desviado dos cobres públicos.

— O volume de recursos desviados pela corrupção no Carf poderia muito bem cobrir o ajuste fiscal que tanto tem penalizado os trabalhadores brasileiros — argumentou Ataídes Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)