Renan: embate político é normal com mudanças na LDO

Tércio Ribas Torres | 09/12/2014, 20h46

O presidente do Senado, Renan Calheiros, definiu a votação que concluiu a aprovação do PLN 36/2014 como importante e necessária. O projeto altera a regra de cálculo do superávit primário deste ano.

Na saída da sessão, Renan disse que encerrou a ordem do dia porque não havia consenso sobre outras matérias da pauta e informou que, na reunião de líderes convocada para esta quarta-feira (10), será discutida uma nova convocação do Congresso. Se não houver acordo, sinalizou Renan, o Congresso deve voltar a se reunir na próxima terça-feira (16).

Sobre as críticas da oposição à condução da sessão, Renan disse que a democracia pressupõe o direito de as pessoas falarem o que quiserem. Ele acrescentou que as galerias vazias foram consequência da partidarização das manifestações que ocorreram na semana passada.

Na visão de Renan, o embate político faz parte das discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Ele lembrou que já houve modificações do mesmo tipo em governos anteriores, como em 2001 – quando Fernando Henrique Cardoso (PSDB) era o presidente da República.

— Em 2001, nós mudamos a LDO, que depois de mudada não foi cumprida. É indiscutível que toda vez que há uma mudança na LDO há uma disputa política — disse Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: