CRA debate repasses do governo para defesa agropecuária

10/05/2017, 18h31

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promoveu uma audiência pública nesta quarta-feira (10) para discutir os repasses do governo federal para a defesa agropecuária. O debate teve como foco o projeto de lei do senador Roberto Muniz (PP-BA) que determina percentuais fixos para esses repasses (PLS 379/2016).

O texto estabelece que 80% dos recursos do orçamento destinados à defesa agropecuária sejam repartidos automaticamente entre os estados, como já aconteceu com o Fundo de Participação dos Estados. Os outros 20% seriam usados pelo Ministério da Agricultura em casos de emergências sanitárias.

Todos os participantes da audiência pública concordaram que é preciso uma fórmula mais justa no repasse do dinheiro destinado à defesa agropecuária, que atualmente é feito por meio de convênios firmados com os estados. Eles manifestaram, no entanto, preocupação em relação aos frequentes cortes que o governo federal faz no orçamento da área. A reportagem é de Maurício de Santi, da Rádio Senado.



Opções: Download