É falso que Senado e Congresso ameaçaram emissora de televisão


13/08/2021

É falsa a afirmação de que o Congresso Nacional e o Senado teriam ameaçado uma emissora de televisão para retirar um vídeo do ar, como vem sendo divulgado nas redes sociais.

De acordo com a postagem, o objetivo era fazer com que a TV Tarobá, afiliada à Rede Bandeirantes no estado do Paraná, deixasse de exibir um vídeo em que o jornalisa faz comentários sobre a atuação do Tribunal Superior Eleitoral nas eleições municipais de 2020.

A postagem que vem sendo compartilhada contém várias características de fake news.

O vídeo divulgado foi produzido pela Rádio Band News FM em novembro de 2020 e não pela TV Tarobá. Ao contrário do que é dito nas mensagens, o produto continua disponível no Youtube. Além disso, o post confunde o cidadão quanto a questões eleitorais, ao utilizar conteúdo antigo, com opiniões sobre declarações do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso, acerca das eleições daquele ano, como se fosse aual, neste momento em que a Câmara dos Deputados encerra a discussão sobre a proposta de voto impresso.

Tem mais: o Poder legislativo, no âmbito federal, é exercido pelo Congresso Nacional, composto por duas Casas: o Senado Federal e a Câmara dos Deputados, cada uma com prerrogativas e atribuições próprias e podendo atuar conjuntamente. Portanto, não cabe dizer que o Congresso e o Senado, como entidades distintas, tenham interferido na programação de uma emissora de televisão, ação que, por sua vez, não está entre as atribuições previstas na Constitutição Federal.

Outros posts compartilhados nas últimas semanas usam o mesmo texto, com pequenas alterações e com vídeos diferentes. Não é a primeira vez que usuários das redes sociais compartilham mensagens como essas. É uma prática recorrente.  Em outubro de 2019 foi disseminada desinformação semelhante, também envolvendo a TV Tarobá, da mesma forma improcedente.

Não se deixe enganar. Veja no Senado Verifica: como identificar notícias falsas.

Senado Verifica – Fato ou Fake? é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Saiba mais aqui.

Para solicitar uma verificação, entre em contato por email: senadoverifica@senado.leg.br ou pelo 0800 0 61 2211 (ligação gratuita de todo o Brasil, por telefone fixo e celular) ou pelo WhatsApp: +55 61 98190-0601. Você também pode usar o Formulário de mensagem da Ouvidoria do Senado.