O que os brasileiros pensam sobre combate à desinformação?
Sete em cada 10 brasileiros já viram alguma notícia falsa, de acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado. Quando perguntados sobre o motivo para a disseminação de notícias falsas, 31% acreditam que quem compartilha esse tipo de notícia quer mudar a opinião dos outros. Para 30%, as notícias falsas são compartilhadas por desconhecimento sobre sua veracidade.
Entre os desafios para navegar nas redes sociais, metade dos brasileiros diz que não é fácil saber o que é verdadeiro ou falso. Entrevistados de Sergipe, Maranhão e Rio Grande do Norte são os que mais relatam ter mais dificuldade. Entrevistados de Santa Catarina, Distrito Federal e São Paulo consideram fácil separar notícia falsa da verdadeira.
Regulação e responsabilidade
Diante desse quadro, a população aponta a necessidade de controle e responsabilização. Para 81% dos entrevistados, as plataformas de redes sociais deveriam ser responsáveis por impedir a disseminação de notícias falsas. Esse apoio popular a medidas de regulação e moderação de conteúdo revela um desejo coletivo por um ambiente digital mais transparente e seguro.
Outra pesquisa realizada pelo DataSenado mostra que 72% da população se diz "muito preocupada" com a quantidade de informações falsas que circulam nas redes sociais. Essa apreensão se reflete na percepção de risco: nove em cada dez brasileiros (91%) afirmam que as fake news representam um perigo para a sociedade.
Os levantamentos do DataSenado também investigam a percepção sobre a influência da desinformação e o uso de novas tecnologias. A maioria (91%) concorda que as redes sociais influenciam "muito" a opinião das pessoas. Além disso, embora 65% dos cidadãos saibam da existência de contas controladas por robôs, 35% ainda desconhecem essa ferramenta de disseminação em massa. Dos que conhecem, 80% defendem que esses perfis automatizados deveriam conter um aviso claro sobre sua natureza.
Sobre o DataSenado
O Instituto DataSenado foi criado em 2004 com a missão acompanhar, por meio de pesquisas, enquetes e análises, a opinião pública brasileira sobre o Senado Federal, a atuação parlamentar e temas em discussão no Congresso Nacional. O DataSenado já ouviu mais de 4 milhões de cidadãos sobre temas como violência doméstica, segurança pública, reforma política, meio ambiente, violência contra a juventude negra e Estatuto da Criança e do Adolescente.
Confira as pesquisas do DataSenado sobre o tema:
- Pesquisa DataSenado revela o que pensa o brasileiro sobre Fake News (2024)
- Redes sociais e notícias falsas (2023)
- Panorama Político 2023
- Panorama Político 2022
- CPI Covid-19 e Vacina (2021)
- PL 2.630/2020 Projeto de lei contra fake news (2020)
- Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade de Dados na Internet (2019)
