Alex Sant’anna - Sergipe — Rádio Senado
Som Brasilis

Alex Sant’anna - Sergipe

Nascido em 1975, em Ipiaú, no interior da Bahia, Alex Sant’anna se mudou para Aracaju aos 15 anos e lá construiu sua carreira musical, começando por bandas de rock na adolescência, até se profissionalizar em 1997, tocando em bares e restaurantes da capital sergipana. O trabalho autoral ficou mais sério em 2001, quando o artista ajudou a fundar o grupo Naurêa, que logo conseguiu projeção na cena local, lançando o primeiro disco em 2003.

No ano seguinte foi a vez de Alex Sant’anna colocar na praça o seu álbum solo de estreia, intitulado Aplausos Mudos, Vaias Amplificadas, com influências de rock, música eletrônica, MPB e regionalismos. O segundo disco solo, Enquanto Espero, só veio em 2015. Nesse meio tempo, além de gravar e fazer até turnês internacionais com o grupo Naurêa, Alex Sant’anna lançou dois EPs e teve músicas incluídas em coletâneas estrangeiras.

Com quase trinta anos de carreira, Alex Sant’anna já lançou mais de uma dezena de trabalhos, sejam solos ou com o Naurêa, grupo do qual saiu em 2018. Na parte de shows, o artista tocou em importantes festivais de música no Brasil e no exterior, dividindo o palco com grandes nomes como Tom Zé, Zeca Baleiro e Naná Vasconcelos. Além disso, Alex Aant’anna se dedica a trilhas de teatro e cinema e compõe para os sergipanos da Banda dos Corações Partidos.

19/07/2024, 06h00 - ATUALIZADO EM 15/07/2024, 16h00
Duração de áudio: 05:00
pvproductions/Freepik.com

Seleção Musical:

1. TUDO - Alex Sant'anna e Anne Carol (Alex Sant'anna)

2. POESIA DE BARRO - Alex Sant'anna (Alex Sant'anna)

3. CABÔ TRISTEZA - Alex Sant'anna e Ubiratan Marques (Alessandro Dornelos, Alex Sant'anna e Maycol Mundoca)

Transcrição
Música: TUDO - Alex Sant'anna e Anne Carol (Alex Sant'anna) OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DO CANTOR, COMPOSITOR E INSTRUMENTISTA ALEX SANT’ANNA. NASCIDO EM 1975 EM IPIAÚ, NO INTERIOR DA BAHIA, ALEX SANT’ANNA SE MUDOU PARA ARACAJU AOS 15 ANOS DE IDADE E LÁ CONSTRUIU SUA CARREIRA MUSICAL, COMEÇANDO POR BANDAS DE ROCK NA ADOLESCÊNCIA, ATÉ SE PROFISSIONALIZAR EM 1997, TOCANDO EM BARES E RESTAURANTES DA CAPITAL SERGIPANA. O TRABALHO AUTORAL FICOU MAIS SÉRIO EM 2001, QUANDO O ARTISTA AJUDOU A FUNDAR O GRUPO NAURÊA (ABREV. DE NA ORÊIA), QUE LOGO CONSEGUIU PROJEÇÃO NA CENA LOCAL, LANÇANDO O PRIMEIRO DISCO EM 2003. NO ANO SEGUINTE FOI A VEZ DE ALEX SANT’ANNA COLOCAR NA PRAÇA O SEU ÁLBUM SOLO DE ESTREIA, INTITULADO APLAUSOS MUDOS, VAIAS AMPLIFICADAS, COM INFLUÊNCIAS DE ROCK, MÚSICA ELETRÔNICA, MPB E REGIONALISMOS. O SEGUNDO DISCO SOLO, ENQUANTO ESPERO, SÓ VEIO EM 2015. NESSE MEIO TEMPO, ALÉM DE GRAVAR E FAZER ATÉ TURNÊS INTERNACIONAIS COM O GRUPO NAURÊA, ALEX SANT’ANNA LANÇOU DOIS EPS E TEVE MÚSICAS INCLUÍDAS EM COLETÂNEAS ESTRANGEIRAS. Música: POESIA DE BARRO - Alex Sant'anna (Alex Sant'anna) COM QUASE TRINTA ANOS DE CARREIRA, ALEX SANT’ANNA JÁ LANÇOU MAIS DE UMA DEZENA DE TRABALHOS, SEJAM SOLOS OU COM O NAURÊA, GRUPO DO QUAL SAIU EM 2018. NA PARTE DE SHOWS, O ARTISTA TOCOU EM IMPORTANTES FESTIVAIS DE MÚSICA NO BRASIL E NO EXTERIOR, DIVIDINDO O PALCO COM GRANDES NOMES COMO TOM ZÉ, ZECA BALEIRO E NANÁ VASCONCELOS. ALÉM DISSO, ALEX SANT’ANNA TAMBÉM SE DEDICA A TRILHAS DE TEATRO E CINEMA E COMPÕE PARA OS SERGIPANOS DA BANDA DOS CORAÇÕES PARTIDOS.  E AGORA, FECHANDO ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR A MÚSICA CABÔ TRISTEZA, FAIXA DO DISCO ENCRUZILHADA, LANÇADO PELO CANTOR E COMPOSITOR ALEX SANT’ANNA EM 2022. Música: CABÔ TRISTEZA - Alex Sant'anna e Ubiratan Marques (Alessandro Dornelos, Alex Sant'anna e Maycol Mundoca)

Ao vivo
00:0000:00