Ouça os destaques desta terça-feira

Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA TERÇA-FEIRA
A CPMI DO INSS, QUE VAI INVESTIGAR DESCONTOS INDEVIDOS EM APOSENTADORIAS E PENSÕES, DEVE SER INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA. O SENADOR OMAR AZIZ, DO PSD DO AMAZONAS, INDICADO PARA PRESIDIR O COLEGIADO, AFIRMOU QUE O FOCO DAS INVESTIGAÇÕES SERÁ PREVENIR NOVAS FRAUDES. AO CITAR A CPI DA PANDEMIA E A CPMI DO 8 DE JANEIRO, ELE ANTECIPOU QUE ESTA COMISSÃO NÃO TERÁ ESPAÇO PARA DISPUTAS POLÍTICAS.
As pessoas que foram lesadas, a gente não sabe se são de direita, de esquerda, se são de centro. Essas pessoas foram ludibriadas e é para elas que nós temos que trabalhar. E a CPMI vai ter um papel importante para que a gente também evite futuramente novas fraudes.
PESSOAS QUE FORNECEREM INFORMAÇÕES À JUSTIÇA QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA O ESCLARECIMENTO DE CRIMES OU PARA A BUSCA DE FORAGIDOS DEVEM TER PROTEÇÃO GARANTIDA A PARTIR DA DENÚNCIA. É O QUE DEFINE UMA PROPOSTA APROVADA PELA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA. O TEXTO AINDA PREVÊ QUE O PAGAMENTO DA RECOMPENSA DEVERÁ SER FEITO APÓS A CONCLUSÃO DO PROCESSO. O RELATOR, SENADOR CARLOS PORTINHO, DO PL DO RIO DE JANEIRO, AFIRMOU QUE A PROPOSTA, COM SUAS GARANTIAS, PODE INCENTIVAR DENÚNCIAS.
Suspeita-se que ou o seu uso está reservado a processos judiciais sigilosos e, por isso, reservados e excepcionais, ou – o que acreditamos – não há a utilização disseminada dessa ferramenta.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO

