Mapa Nacional da Violência de Gênero — Rádio Senado
Senado e Você

Mapa Nacional da Violência de Gênero

Em entrevista ao podcast Senado e Você, a diretora da Secretaria de Transparência do Senado Federal, Elga Lopes, e a coordenadora do Observatório da Mulher contra a Violência, Maria Teresa Prado, falam sobre o lançamento do Mapa Nacional da Violência de Gênero, que consolida dados obtidos por meio de parcerias com diferentes instituições, e deve contribuir para o enfrentamento a esse tipo de crime.  

A edição de novembro do podcast Senado e Você trata de um problema complexo que atinge todos os segmentos da sociedade brasileira: a violência contra a mulher. Lançado oficialmente pelo Senado no último dia 22, o Mapa Nacional da Violência de Gênero apresenta dados inéditos e atualizados sobre o tema, obtidos em parceria com Instituto Avon, Organização Social Gênero e Número, Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e Ministério da Justiça.

O Mapa também traz os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto DataSenado com mais de 21 mil mulheres em todo o país, representando a população brasileira feminina adulta e também cada estado e sua respectiva população. “A primeira pesquisa do nosso instituto, realizada no início de 2005, foi sobre violência doméstica, para subsidiar a criação da Lei Maria da Penha. Desde então, a cada dois anos, aplicamos a mesma pesquisa para medir a eficiência dessa Lei”, afirma Elga Lopes, diretora da Secretaria de Transparência do Senado.

Segundo Maria Teresa Prado, coordenadora do Observatório da Mulher do Senado Federal, o Mapa disponibiliza dados transparentes, oficiais e de acesso público para todos, possibilitando aprimorar o combate à violência de gênero: “A violência doméstica não escolhe raça, cor ou classe social. Todas as mulheres infelizmente estão sujeitas. É um problema social de todos, sejam mulheres ou homens”.    

A disponibilização do Mapa Nacional da Violência de Gênero deve contribuir para a formulação de políticas públicas e outras medidas de enfrentamento a esse tipo de crime. O conteúdo pode ser acessado pelos endereços senado.leg.br/omv ou senado.leg.br/datasenado.

29/11/2023, 17h36 - ATUALIZADO EM 29/11/2023, 17h36
Duração de áudio: 25:05
Ao vivo
00:0000:00