A caixa mágica – 70 anos da TV no Brasil
Série de reportagens da Rádio Senado conta histórias dos 70 anos da TV no Brasil
“A caixa mágica – 70 anos da TV no Brasil” traz entrevistas exclusivas e trechos de programas históricos da TV brasileira.
Em 18 de setembro de 1950 a televisão começou oficialmente no Brasil. A TV Tupi, liderada por Assis Chateaubriand levou às poucas dezenas de televisores espalhados pela cidade as imagens de uma apresentação ao vivo, primeira apresentação de um meio de comunicação que ficaria marcado de vez no coração dos brasileiros.
A Rádio Senado apresenta na Reportagem Especial “A Caixa Mágica”, entrevistas exclusivas com personagens históricos da TV nacional, caso do apresentador Cid Moreira, do locutor esportivo Januário de Oliveira e do ator Carlos Miranda, que interpretou o Vigilante Rodoviário, sucesso da década de 1960.
Você vai ouvir histórias sobre televisão de senadores que trabalharam na telinha, caso de Jorge Kajuru, Carlos Viana e Lasier Martins. Ouvirá ainda pesquisadores que tratam da história da TV e que debatem como aquela caixinha de imagens foi capaz de encantar todos os brasileiros com suas notícias, novelas, programas e jogos esportivos.
Episódio 1 – O primeiro boa noite
Acompanhe a história e um depoimento da primeira pessoa que falou ao vivo na TV Brasileira, Sônia Maria Dorce, isso em 18 de setembro de 1950.
Episódio 2 – Jornalismo
A importância do jornalismo na história da TV e o testemunho de Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional.
Episódio 3 – Esporte
Um celeiro de momentos marcantes da TV, o esporte está representado nesta série com as lembranças do narrador Januário de Oliveira.
Episódio 4 –Entretenimento
O primeiro seriado brasileiro na TV de grande sucesso foi o Vigilante Rodoviário, na década de 60. Saiba mais dessa história com Carlos Miranda, o próprio vigilante que encantou crianças e adultos.
Episódio 5 – O futuro
Quais as perspectivas da TV no Brasil? Senadores e especialistas debatem o tema.