Brasil, 160 anos de ferrovias - Programa 2 — Rádio Senado
Reportagem Especial

Brasil, 160 anos de ferrovias - Programa 2

20/05/2014, 07h11 - ATUALIZADO EM 11/08/2021, 19h08
Duração de áudio: 28:20
28:20Brasil, 160 anos de ferrovias - Programa 2
1ª parte
14:32

Transcrição REPORTAGEM ESPECIAL TEC: VINHETA REPORTAGEM ESPECIAL ABERTURA TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: NA PRIMEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “160 ANOS DAS FERROVIAS” SURGIMENTO, APOGEU, DECLINIO E RETOMADA?, CONTAMOS COMO A PARTIR DE 1854 O VISCONDE DE MAUA IMPLANTOU AS PRIMEIRAS FERROVIAS E BONDES NO BRASIL. ATE 1957, O BRASIL CHEGOU A TER MAIS DE 39 MIL KILOMETROS DE ESTRADAS DE FERRO, 49 EMPRESAS FERROVIARIAS E MAIS DE 195 MIL FERROVIARIOS TRABALHANDO EM DIVERSAS FUNCÕES, COMO MAQUINISTAS, CHEFES DE ESTAÇÃO, MECÂNICOS E ENGENHEIROS, SO PARA CITAR OS MAIS COMUNS. LOC: NESTA SEGUNDA E ULTIMA PARTE VAMOS CONTAR COMO O BRASIL PERDEU SUAS FERROVIAS E O QUE ESTA SENDO FEITO PARA VOLTARMOS A SER UM PAIS CONTINENTAL INTERLIGADO POR ESTRADAS DE FERRO. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: EM 1955 FOI ELEITO JUSCELINO KUBISTCHECK, QUE PROMETEU CINCO GRANDES METAS PARA MODERNIZAR O PAIS. UMA DELAS ERA IMPLANTAR NO BRASIL A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA E CONSTRUIR AS ESTRADAS PARA QUE OS CARROS PUDESSEM TRAFEGAR: TEC: SONORA JK FALANDO DA META DE AUTOMOVEIS E ESTRADAS. LOC: ENTRETANTO, A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA EXIGIU UM ALTO PRECO PARA SE INSTALAR NO BRASIL: O ENCERRAMENTO DAS ESTRADAS DE FERRO, ALEM DE ISENCÕES DE IMPOSTOS E DOACÕES DE TERRENOS PARA SUAS FABRICAS. LOC: ASSIM, EM MARCO DE 1957, JK SANCIONOU A LEI 3.115, QUE REUNIA 18 EMPRESAS DE ESTRADAS DE FERRO EM UMA UNICA EMPRESA, A REDE FERROVIARIA FEDERAL. EM UMA UNICA PENADA, ERAM EXTINTAS 18 ESTRADAS DE FERRO, EMPRESAS TRADICIONAIS E PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA, COMO A MADEIRA-MAMORE, A CENTRAL DO BRASIL, A BAHIA-MINAS, A SANTOS JUNDIAI E VARIAS OUTRAS QUE FORAM UNIFICADAS EM UMA UNICA EMPRESA, QUE OFICIALMENTE, CENTRALIZARIA SUA ADMINISTRACÃO. TEC: LOC: COM A CRIACÃO DA REDE FERROVIARIA FEDERAL, O NUMERO DE EMPREGADOS DA EMPRESA CHEGOU A 150 MIL PESSOAS, ENTRE FERROVIARIOS E ADMINISTRADORES. LOC: ATE AO FINAL DA EXISTENCIA DA EMPRESA, FORAM CRIADAS 12 SUPERINTENDENCIAS REGIONAIS, CADA UMA COM SEUS CONSELHOS ADMINISTRATIVOS, SEUS CARGOS DE CONFIANCA E NOMEACÕES SEM CONCURSO PUBLICO. TEC: LOC: ASSIM, OCORREU UM DOS PIORES FENOMENOS DA ADMINISTRACÃO PUBLICA: O CABIDE DE EMPREGOS. VARIOS APADRINHADOS POLITICOS ERAM NOMEADOS PARA A NOVA REDE FERROVIARIA FEDERAL INCHANDO SUA ESTRUTURA E CAUSANDO UM CONSTANTE AUMENTO DE SEUS CUSTOS OPERACIONAIS. LOC: NO MOMENTO DA CRIACÃO DA R-F-F-S-A, SEU DEFICIT OPERACIONAL ERA DE 219 MILHÕES DE DOLARES, SENDO QUE A EMPRESA VALIA 1 BILHÃO E 100 MILHÕES DE DOLARES. NO FINAL DA DECADA DE 1950, O DEFICIT OPERACIONAL DA REDE FERROVIARIA FEDERAL PASSOU A CONSUMIR 10% DO ORCAMENTO DA UNIÃO FEDERAL. TEC: LOC: O TRANSPORTE DE CARGAS ERA A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DA R-F-F-S-A. EM 1957, PARA UM PAIS DE 61 MILHÕES DE HABITANTES, 26 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA E 54 MILHÕES DE PASSAGEIROS FORAM TRANSPORTADOS. O FRETE FERROVIARIO, EMBORA FOSSE BARATO, SUBSIDIAVA PARTE DO PRECO DAS PASSAGENS DOS PASSAGEIROS. LOC: TODA ESSA CONTA DE PRECO DAS PASSAGENS E CUSTO DE MANUTENCÃO DA REDE FERROVIARIA FEDERAL ENTROU NA DISCUSSÃO DAS CHAMADAS REFORMAS DE BASE. TEC: LOC: ERAM AS REFORMAS QUE TERIAM DE SER REALIZADAS NA BASE DA ECONOMIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PARA O BRASIL SE MODERNIZAR. SO QUE AS REFORMAS DE BASE PASSARAM A INCORPORAR QUESTÕES COMO REFORMA AGRARIA, NACIONALIZACÃO DE EMPRESA ESTRANGEIRAS. LOC: EM 1964, O PAIS ESTAVA DIVIDIDO. DE UM LADO AS FORCAS PRO-REFORMAS DE BASE, QUE UNIAM LIDERES DO P-T-B, O PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO COMO O GOVERNADOR GAUCHO LEONEL BRIZOLA E O PRESIDENTE JOÃO GOULART E ATE MESMO O SECRETARIO GERAL DO P-C-B, O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, LUIS CARLOS PRESTES. OUVINDO HOJE O DISCURSO DE JOÃO GOULART, SE OBSERVA QUE NÃO HAVIA NADA DE EXCEPCIONAL: TEC: DISCURSO DE JANGO PELAS REFORMAS DE BASE LOC: DO OUTRO LADO OS GOVERNADORES DO RIO DE JANEIRO, CARLOS LACERDA E DE MINAS GERAIS, MAGALHÃES PINTO, AMBOS DA U-D-N, A UNIAO DEMOCRATICA NACIONAL, ACUSAVAM O PRESIDENTE JOÃO GOULART DE QUERER IMPLANTAR UMA DITADURA SINDICALISTA-COMUNISTA. E PASSARAM A CONSPIRAR PARA A DERRUBADA DO PRESIDENTE, EM CONJUNTO COM OS MILITARES. O DISCURSO DO GOVERNADOR CARLOS LACERDA, NO DIA DO GOLPE, AFIRMAVA HAVER UM ATAQUE COMUNISTA EM EXECUCÃO CONTRA ELE NO RIO DE JANEIRO: TEC: DISCURSO DE CARLOS LACERDA NO PALACIO GUANABARA NA NOITE DO GOLPE LOC: A PARTIR DE MARCO DE 1964, COM O GOLPE MILITAR, A REDE FERROVIARIA FEDERAL, ASSIM COMO TODAS AS EMPRESAS ESTATAIS SOFRERAM INTERVENCÃO E SUAS DIRETORIAS FORAM SUBSTITUIDAS. E AS PREOCUPACÕES SOCIAIS DA IMPORTÂNCIA DAS ESTRADAS DE FERRO FORAM CHAMADAS DE COISA DE COMUNISTA. LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, QUE TEVE DE SE EXILAR DURANTE A DITADURA MILITAR, LEMBRA DO FECHAMENTO DE UMA SERIE DE RAMAIS QUE ATENDIAM AS PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR. TEC: SONORA CAPIBERIBE PARTE 1.MP3 `CAPIBERIBE 1? - T: 0?15??: No periodo da ditadura havia uma imposicÃo do Fundo Monetario em reduzir os investimentos das estatais e abandonar as empresas principalmente as empresas de transporte ferroviario. Tanto e que no regime militar foram erradicados 5 mil kilometros de linhas. LOC: LOGICAMENTE A ECONOMIA DESSAS CIDADES ENTROU EM CRISE, POIS O TREM ERA O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE. LOC: E COMO PARTE DO INCENTIVO A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, AS LINHAS DE LONGA E MEDIA DISTANCIA PARA PASSAGEIROS FORAM SENDO DESATIVADAS UMA A UMA. EM 1976 FORAM ENCERRADAS AS LINHAS DE PASSAGEIROS ENTRE RIO E BELO HORIZONTE E SÃO PAULO E BELO HORIZONTE, AS FAMOSAS VERA CRUZ E SANTA CRUZ. TEC: LOC: AO SE COMPARAREM OS NUMEROS DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS PELA REDE FERROVIARIA FEDERAL EM 1964, O ANO DO GOLPE MILITAR E 1970, ANO DA COPA DO TRICAMPEONATO E AUGE DO GOVERNO MILITAR, O RESULTADO E GRITANTE: LOC: EM 1964 O BRASIL TINHA 80 MILHÕES DE HABITANTE E 63 MILHÕES DE PASSAGEIROS HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS POR TRENS. EM 1970, O BRASIL TINHA 90 MILHÕES DE HABITANTES E APENAS 33 MILHÕES DE PASSAGEIROS HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS POR TRENS. UMA QUEDA DE QUASE METADE. TEC: LOC: ENQUANTO ISSO, A FROTA BRASILEIRA DE AUTOMOVEIS AUMENTAVA E COMECAVA A GERAR SUAS CONSEQUENCIAS: SE EM 1964 HAVIA 1 MILHÃO DE AUTOMOVEIS E 781 PESSOAS MORRERAM EM ACIDENTES, EM 1980 JA HAVIA 10 MILHÕES E 700 MIL AUTOMOVEIS E 20 MIL PESSOAS MORRERIAM EM ACIDENTES. TEC: SONS DE ACIDENTES DE AUTOMOVEIS LOC: MAS A ECONOMIA CRESCIA EM TAXAS DE 4, 5 E 6% AO ANO E NA IMPRENSA AS DISCUSSÕES SOBRE ERROS NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO ERAM CENSURADOS. ERA A FASE DO MILAGRE ECONOMICO BRASILEIRO, EM QUE O BRASIL SERIA UMA ILHA DE TRANQUILIDADE EM MEIO AO CENARIO TURBULENTO INTERNACIONAL. LOC: ENTRETANTO, EM 1973, OS ARABES E OS ISRAELENSES ENTRARAM EM GUERRA, A GUERRA DO YOM KIPPUR. OS ARABES ESPERAVAM GANHAR A GUERRA E COMO PERDERAM, INICIARAM UM BOICOTE DE SEU PETROLEO AOS PAISES OCIDENTAIS. O PRECO DO BARRIL DE PETROLEO, QUE CUSTAVA 3 DOLARES, PULOU PARA 12 DOLARES, UM AUMENTO DE 400 POR CENTO. TEC: SONS DE GUERRA: CANHÕES, BOMBAS, METRALHADORAS... LOC: O PAIS SOFREU UM ENORME CHOQUE ECONÔMICO COM O AUMENTO DO PRECO DO PETROLEO, ENCERRANDO A FASE DO MILAGRE ECONÔMICO DOS GOVERNOS MILITARES. COMO O BRASIL TINHA ABANDONADO O MODELO DE TRANSPORTE FERROVIARIO PELO AUTOMOVEL, SERIA UM BOM MOMENTO PARA RETOMAR O TRANSPORTE POR TRENS E IMPLANTAR OS METROS. LOC: ENTRETANTO, A MUDANCA DO MODELO ECONÔMICO CENTRADO NO CARRO COLOCARIA EM RISCO A IMAGEM DE SUCESSO DOS GOVERNOS MILITARES. A ECONOMIA COMECAVA A PESAR NO HUMOR DAS CLASSES MEDIA E BAIXA. TEC: LOC: APOSTANDO NA IMPORTÂNCIA DO PETROLEO, OS MILITARES INDICAM O PRESIDENTE DA PETROBRAS, GENERAL ERNESTO GEISEL, PARA A PRESIDENCIA DO BRASIL. A PETROBRAS GANHOU ENORME PRESTIGIO NESSE PERIODO. JA A REDE FERROVIARIA FEDERAL PASSARA A TER CONGELADOS TODOS SEUS PROGRAMAS DE INVESTIMENTOS. LOC: O DISCURSO DE GEISEL EM 1975, PELA PRIMEIRA VEZ FALA EM QUESTÕES SOCIAIS E ECONOMICAS, MAS CONTUNA A AFIRMAR QUE O BRASIL ERA UM LOCAL TRANQUILO NO MEIO DA CRISE INTERNACIONAL: TEC: DISCURSO GEISEL `GEISEL? - T: 0?38??: Brasileiros, desde as primeiras horas de meu governo, tenho salientado, reiteradas vezes, a primazia que deve ser atribuida a solucÃo dos problemas de natureza social, melhorando-se as condicÕes de vida do povo brasileiro, tanto nas cidades como nos campos. A nacÃo deve ser forte economicamente e apesar das dificuldades que o mundo atravessa, o Brasil tem enfrentado e ha de superar em sua marca para o desenvolvimento economico e social. LOC: O BRASIL HAVIA CAIDO NA CILADA DA DEPENDENCIA DO PETROLEO. SUA BALANCA COMERCIAL ENTRAVA EM DECLINIO E PARA TENTAR REVERTER A QUEDA, TODO ESFORCO FOI CONCENTRADO NA EXPORTACÃO. E AS ESTRADAS DE FERRO PASSARAM A SER USADAS PRATICAMENTE PARA CARGAS, EM TRECHOS MUITO ESPECIFICOS, SEM ATENDER A PASSAGEIROS. LOC: ASSIM, AS FERROVIAS CONCENTRARAM-SE EM LEVAR MINERIO DE FERRO, PRODUTOS SIDERURGICOS, GRÃOS, CARVÃO MINERAL, PETROLEO E SEUS DERIVADOS, COMO GASOLINA E DIESEL. O LEMA DOS GOVERNOS MILITARES ERA ?EXPORTAR E O QUE IMPORTA? E PASSAGEIROS NÃO ERAM PRIORIDADE. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR

2ª parte
13:48

Transcrição TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: O FINAL DOS ANOS 70 E O INICIO DOS ANOS 80 MOSTROU UM BRASIL ENVOLTO EM CRISES ECONOMICAS, COM FRANCO DECLINO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR TRENS, SUBSTITUIDOS POR CARROS E ONIBUS. TEC: LOC: PARA DAR UMA IDEIA, SE EM 1970 HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS 33 MILHÕES DE PASSAGEIROS POR TRENS, EM 1980 O NUMERO HAVIA CAIDO PARA 13 MILHÕES DE PASSAGEIROS. O VOLUME DE CARGA HAVIA AUMENTADO, PRINCIPALMENTE COM O TRANSPORTE DE MINERIO DE FERRO. EM 1980, MAIS DE 70 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA HAVIAM SIDO TRANSPORTADAS PELAS ESTRADAS DE FERRO. TEC: TREM DE CARGA PASSANDO LOC: A SITUACÃO COMECAVA A SER DESEPERADORA. O NOVO GENERAL PRESIDENTE, JOÃO FIGUEIREDO, NOMEOU PARA A PRESIDENCIA DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE ELIEZER BATISTA, O EX-MINISTRO DO PLANEJAMENTO DO PRESIDENTE JOÃO GOULART E PAI DO EMPRESARIO EIKE BATISTA. LOC: A MISSÃO DE ELIEZER ERA TOCAR O PROJETO DA FERROVIA CARAJAS, QUE LIGARIA A MEGA RESERVA DE FERRO DA SERRA DOS CARAJAS AO PORTO DE SÃO LUIS, NO MARANHÃO. ELIEZER BATISTA CONTA A CONVERSA COM O PRESIDENTE FIGUEIREDO: TEC: SONORA DE ELIEZER BATISTA `ELIEZER 1? - T: 0???: O presidente mandou me chamar, voce esqueca isso do passado, o pais precisa de voce. Mete a utopia na cabeca, o sonho debaixo do braco, sai pelo mundo e levanta os recursos de financiamento para o projeto Carajas.. LOC: ELIEZER BATISTA, HOJE COM 90 ANOS, CONTA A LOGISTICA QUE FOI MONTADA, EM QUE OS TRENS DE MINERIO LEVASSEM POR 892 KILOMETROS A CARGA AOS MEGA-NAVIOS, QUE TRANSPORTARIAM O MINERIO BRUTO AO ORIENTE A MAIS DE 5 MIL KILOMETROS E TROUXESSEM PETROLEO PARA A FROTA DE AUTOMOVEIS QUE NÃO PARAVA DE CRESCER: TEC: SONORA DE ELIEZER BATISTA `ELIEZER 2? - T: 0?23??: NÃo era questÃo de mineracÃo, nem a questÃo da ferrovia, que ja estava pronta. Era uma questÃo de logistica pra voce levar economicamente minerio de ferro que e um produto de baixissimo valor ao JapÃo era com navios de 100 mil toneladas. E o retorno tinha de ser com petroleo do golfo para que o negocio fosse economico. LOC: POUCO ANTES DE ESTOURAR A CRISE ECON?MICA DE 1973, O GOVERNO BRASILEIRO LANCOU A CONSTRUCÃO DA FERROVIA DO ACO, UMA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARIA BELO HORIZONTE, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. TRANSPORTARIA MINERIO DE FERRO DE MINAS PARA O RIO, SÃO PAULO E PARA OS PORTOS DESTINADOS A EXPORTACÃO. ALEM DISSO, PODERIA TRANSPORTAR PASSAGEIROS. TEC: LOC: SEU CUSTO ERA ALTISSIMO PARA A EPOCA: 1 BILHÃO E 100 MILHÕES DE DOLARES. MAS SEU PROJETO ERA MONUMENTAL: MAIS DE 100 TUNEIS ATRAVESSANDO AS SERRAS DO MAR E MANTIQUEIRA, TENDO UM DOS TUNEIS 8 MIL E 700 METROS DE EXTENSÃO. E TUDO ISSO PARA SER CONSTRUIDO EM MIL DIAS. LOC: SO QUE A CRISE DO PETROLEO ACABOU COM O MILAGRE BRASILEIRO. A FERROVIA DO ACO LEVOU 19 ANOS PARA SER TERMINADA E ABANDONOU-SE O PROJETO DE LIGACÃO DE BELO HORIZONTE A SÃO PAULO. TEC: LOC: COMO PARTE DE SEU EQUIPAMENTO PARA ELETRIFICACÃO JA HAVIA SIDO COMPRADO, VARIAS DE SUAS SUBESTACÕES E SUA REDE AEREA FORAM REAPROVEITADAS NO METR? DE RECIFE E NAS LINHAS SUBURBANAS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. TEC: SOM DE TRENS DE METRO, COMO A CAMPANHIA DE FECHAR A PORTA. LOC: A DECADA DE 1980 ASSISTIU A EXPANSÃO DAS DOUTRINAS NEO-LIBERAIS, EM QUE O ESTADO DEVIA PRIVATIZAR O MAXIMO POSSIVEL DE SUAS ATIVIDADES, SE RESTRINGINDO AO MINIMO DE ATUACÃO. ERA O TATCHERISMO. LOC: O GOVERNO DO PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO ASSINA VARIOS ACORDOS COM O FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL, QUE PARA EMPRESTAR DOLARES PARA O BRASIL, EXIGE A SUSPENSÃO DE DIVERSOS INVESTIMENTOS ESTATAIS E ENTRE ELES, AS FERROVIAS. TEC: LOC: DURANTE O GOVERNO JOSE SARNEY, HOUVE O LANCAMENTO DE OUTRA MEGA-OBRA FERROVIARIA: A FERROVIA NORTE-SUL, QUE LIGARIA O PARA AO DISTRITO FEDERAL E DEPOIS, SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL. SERIAM QUASE 4 MIL E 500 KILÔMETROS DE EXTENSÃO. LOC: SERIA UMA FERROVIA COM DUAS VIAS E DUAS BITOLAS: A VIA SUL-NORTE TERIA BITOLA DE 1 METRO E A VIA NORTE-SUL TERIA BITOLA DE 1 METRO E 60 CENTIMETROS. ENTRETANTO, COM A CRISE ECONÔMICA, APENAS UM TRECHO DE 720 KILOMETROS FOI CONCLUIDO, LIGANDO ACAILÂNDIA NO MARANHÃO A PALMAS, EM TOCANTINS. OS OUTROS TRECHOS, QUE CHEGARÃO ATE ESTRELA D'OESTE EM SÃO PAULO, ESTÃO EM ESTAGIOS DIVERSOS DE OBRAS E A EMPRESA VALEC, QUE E A ATUAL ADMINISTRADORA DA OBRA, EVITA MENCIONAR UMA DATA PARA A SUA CONCLUSÃO. TEC: LOC: ENTRE 1990 E 1998, O MODELO NEO-LIBERAL DE ESTADO MINIMO ERA O PENSAMENTO DOMINANTE NOS GOVERNOS DE FERNANDO COLLOR DE MELLO E DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. ASSIM, A REDE FERROVIARIA FEDERAL FOI COLOCADA NO PROGRAMA NACIONAL DE DESESTATIZACÃO EM 1990 E EM 1996, 1997 E 1998 FOI DIVIDIDA EM SEIS REDES E LEILOADA. TEC: LEILÃO, LEILOEIRO ? gravado com Thiago! LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPA, FAZ FORTES CRITICAS A POLITICA DE PRIVATIZACÃO DAS FERROVIAS. `RANDOLFE? - T: 0?11??: Essas politicas de privatizacÃo e de reducÃo do estado tem se mostrado fracassadas em nosso pais. As ferrovias e todas as politicas de privatizacÃo nÃo deram certo no Brasil. NÃo somente as ferrovias. LOC: ADOTANDO UM MODELO PRIVADO, AS CONCESSIONARIAS SUSPENDERAM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E ENCERRARAM AS ATIVIDADES ONDE NÃO HAVIA LUCRO. QUASE 20 MIL KILOMETROS DE LINHAS FORAM DESATIVADOS E CENTENAS DE VAGÕES DE PASSAGEIROS FORAM ESTACIONADOS LOC: O EX-PRESIDENTE DA FERROESTE, PROFESSOR SAMUEL GOMES, DESCREVE CRITICAMENTE ESSE PERIODO: `SAMUEL? - T: 0?30??: Houve a destruicÃo da malha ferroviaria brasileira de 28 mil kilometros que estava em operacÃo, com diferentes niveis de operacÃo mas havia um sistema ferroviario nacional, uma rede ferroviaria nacional e a privatizacÃo criou malhas regionais, vendeu essas malhas. Depois foram sendo recompradas e hoje fundamentalmente tem duas ou tres empresas. E hoje vai ter duas, a ALL, que foi adquirida pela RUMO e pela COSAN, que e da Shell. E a outra voce tem a Vale. fundamentalmente. LOC: E INTERESSANTE CONTAR QUE AS FERROVIAS ESTÃO VOLTANDO ATRAVES DA CONSTRUCÃO DE NOVAS LINHAS DE METRÔ E DE VEICULOS LEVES SOBRE TRILHOS, OS NOVOS BONDES. TEC: SOM DE PORTAS DE METROS FECHANDO, COM A CAMPANHIA LOC: O AUMENTO DO NUMERO DE AUTOMOVEIS NAS CIDADES CAUSOU O PARALIZACÃO DO TRÂNSITO NAS RUAS E A POPULACÃO PASSOU A COBRAR A CONSTRUCÃO DOS METRÔS QUE HAVIAM SIDO PLANEJADOS NOS ANOS 1970, 1980 E 2000: LOC: GRADATIVA E LENTAMENTE, NOVOS METROS ERAM INAUGURADOS E EXPANDIDOS: SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, RECIFE, TERESINA, FORTALEZA E BRASILIA. TEC: SOM DE PORTAS DE METROS FECHANDO, COM A CAMPANHIA LOC: OUTRAS CAPITAIS E CIDADES TAMBEM INICIAM AS OBRAS DE SEUS METROS: SALVADOR, CUIABA, SANTOS E O CARIRI CEARENSE. TEC: SONS DE OBRAS LOC: ENTRETANTO, ENQUANTO OS PAISES DESENVOLVIDOS INVESTEM PESADO EM TRENS E PORTOS, O BRASIL E O CENTESIMO PAIS EM QUALIDADE DE FERROVIAS, ATRAS DE TODOS OS OUTROS PAISES EM DESENVOLVIMENTO QUE COMPOEM O BLOCO DOS ` BRICS?. LOC: A AFRICA DO SUL ESTA EM QUADRAGESIMO SEXTO LUGAR; A RUSSIA, ESTA EM TRIGESIMO; A INDIA, ESTA EM VIGESIMO SETIMO E DA CHINA ESTA EM VIGESIMO SEGUNDO LUGAR. LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE RELATA A QUEDA DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR TRENS NOS ULTIMOS ANOS: `CAPIBERIBE 2? - T: 0?41??: Em 1957, foram transportados 54 milhÕes e 551 mil passageiros. Agora, 1964, esse numero cresceu para 63 milhÕes, 836 mil. 1964 e o ano do golpe militar, o ano da ditadura. Vejam o que aconteceu 6 anos depois: 1970 esse numero caiu para 33 milhÕes 831 mil passageiros. E em 1980 foram 13 milhÕes e 799 mil. E o ano passado, para 1 milhÃo de passageiros. Acabou o sistema de transporte ferroviario no pais. LOC: HA UM ESTUDO DO B-N-D-E-S EM QUE APONTA 22 REGIÕES EM TODO O BRASIL ONDE PEQUENAS E MEDIAS LINHAS DE ESTRADAS DE FERRO PARA PASSAGEIROS PODEM SER IMPLANTADAS. O PROPRIO BNDES PODE FINANCIAR ESSE PROJETO. LOC: ATE CURITIBA, A CIDADE QUE PRIMEIRO IMPLANTOU CORREDORES DE ONIBUS, BUSCA CONSTRUIR SEU METRÔ. TEC: LOC: EM 2013, A MEGA SAFRA DE SOJA BRASILEIRA PERDEU VARIOS CONTRATOS DE EXPORTACÃO, POR SER TRANSPORTADA EM CAMINHÕES ATE O PORTO DE SANTOS, ONDE UM CONGESTIONAMENTO DE 12 KILOMETROS DE CAMINHÕES E 60 NAVIOS TRAVOU A EXPORTACÃO. TEC: BUZINAS DE CAMINHÃO E ENGARRAFAMENTO LOC: AS CIDADES NÃO AGUENTAM MAIS AUTOMOVEIS E A ECONOMIA NÃO PODE DEPENDER TANTO DO PETROLEO, QUE DESEQUILIBRA AS CONTAS DA BALANCA COMERCIAL BRASILEIRA. LOC: A PROFESSORA MARIA ROSA RAVELLI DE ABREU, DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, DEFENDE A RETOMADA DAS FERROVIAS E METROS COMO A GRANDE CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL BRASILEIRO NO SECULO 21: `ROSA 4? - T: 0?15??: Um pais como o Brasil nÃo pode ter 75 milhÕes de automoveis, 45 mil mortos em acidentes de automoveis e apenas 10 ou 12 metros para uma populacÃo de 200 milhÕes de habitantes. Todos os paises desenvolvidos tem ferrovias e metros, menos o Brasil. Isso tem de mudar para o Brasil crescer com sustentabilidade nesse seculo LOC: ESSE PROGRAMA FOI ELABORADO PARA MARCAR OS 160 DO INICIO DA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO NO BRASIL, IMPLANTADA POR IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA, O BARÃO DE MAUA. UM BRASILEIRO QUE MUITO A FRENTE DE SEU TEMPO, ACREDITAVA NO TRABALHO COMO O FATOR DE PROGRESSO DA SOCIEDADE. LOC: ALEM DELE, DEZENAS DE EMPREENDEDORES, FERROVIARIOS E METROVIARIOS, QUE TRABALHARAM E TRABALHAM PARA QUE O BRASIL POSSA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO E VOLTAR AOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO DO SECULO 21. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: VOCE ACABOU DE OUVIR A REPORTAGEM ESPECIAL ?160 ANOS DAS FERROVIAS ? SURGIMENTO, APOGEU, DECLINIO E RETOMADA?, SEGUNDA PARTE. LOC: AGRADECEMOS A TV ZERO, CARLOS POUSA E VICTOR LOPES PELA CESSÃO DO AUDIO DA ENTREVISTA COM ELIEZER BATISTA. LOC: REPORTAGEM E REDACÃO: CARLOS PENNA BRESCIANINI. LOC: LOCUCÃO: RAQUEL TEIXEIRA LOC: EDICÃO: JEFFERSON DALMORO. LOC: TRABALHOS TECNICOS: ANDRE MENEZES LOC: A RADIO SENADO TEM DIRECÃO DE IVAN GODOY E A SECRETARIA DE COMUNICACÃO DO SENADO E DIRIGIDA POR DAVI EMERICH -TEC: VINHETA REPORTAGEM ESPECIAL ? ENCERRAMENTO (?Voce acompanhou Reportagem Especial ? jornalismo, cultura e realidade. Uma producÃo Radio Senado?)

Transcrição
1ª parte
REPORTAGEM ESPECIAL TEC: VINHETA REPORTAGEM ESPECIAL ABERTURA TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: NA PRIMEIRA PARTE DA REPORTAGEM ESPECIAL “160 ANOS DAS FERROVIAS” SURGIMENTO, APOGEU, DECLINIO E RETOMADA?, CONTAMOS COMO A PARTIR DE 1854 O VISCONDE DE MAUA IMPLANTOU AS PRIMEIRAS FERROVIAS E BONDES NO BRASIL. ATE 1957, O BRASIL CHEGOU A TER MAIS DE 39 MIL KILOMETROS DE ESTRADAS DE FERRO, 49 EMPRESAS FERROVIARIAS E MAIS DE 195 MIL FERROVIARIOS TRABALHANDO EM DIVERSAS FUNCÕES, COMO MAQUINISTAS, CHEFES DE ESTAÇÃO, MECÂNICOS E ENGENHEIROS, SO PARA CITAR OS MAIS COMUNS. LOC: NESTA SEGUNDA E ULTIMA PARTE VAMOS CONTAR COMO O BRASIL PERDEU SUAS FERROVIAS E O QUE ESTA SENDO FEITO PARA VOLTARMOS A SER UM PAIS CONTINENTAL INTERLIGADO POR ESTRADAS DE FERRO. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: EM 1955 FOI ELEITO JUSCELINO KUBISTCHECK, QUE PROMETEU CINCO GRANDES METAS PARA MODERNIZAR O PAIS. UMA DELAS ERA IMPLANTAR NO BRASIL A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA E CONSTRUIR AS ESTRADAS PARA QUE OS CARROS PUDESSEM TRAFEGAR: TEC: SONORA JK FALANDO DA META DE AUTOMOVEIS E ESTRADAS. LOC: ENTRETANTO, A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA EXIGIU UM ALTO PRECO PARA SE INSTALAR NO BRASIL: O ENCERRAMENTO DAS ESTRADAS DE FERRO, ALEM DE ISENCÕES DE IMPOSTOS E DOACÕES DE TERRENOS PARA SUAS FABRICAS. LOC: ASSIM, EM MARCO DE 1957, JK SANCIONOU A LEI 3.115, QUE REUNIA 18 EMPRESAS DE ESTRADAS DE FERRO EM UMA UNICA EMPRESA, A REDE FERROVIARIA FEDERAL. EM UMA UNICA PENADA, ERAM EXTINTAS 18 ESTRADAS DE FERRO, EMPRESAS TRADICIONAIS E PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA, COMO A MADEIRA-MAMORE, A CENTRAL DO BRASIL, A BAHIA-MINAS, A SANTOS JUNDIAI E VARIAS OUTRAS QUE FORAM UNIFICADAS EM UMA UNICA EMPRESA, QUE OFICIALMENTE, CENTRALIZARIA SUA ADMINISTRACÃO. TEC: LOC: COM A CRIACÃO DA REDE FERROVIARIA FEDERAL, O NUMERO DE EMPREGADOS DA EMPRESA CHEGOU A 150 MIL PESSOAS, ENTRE FERROVIARIOS E ADMINISTRADORES. LOC: ATE AO FINAL DA EXISTENCIA DA EMPRESA, FORAM CRIADAS 12 SUPERINTENDENCIAS REGIONAIS, CADA UMA COM SEUS CONSELHOS ADMINISTRATIVOS, SEUS CARGOS DE CONFIANCA E NOMEACÕES SEM CONCURSO PUBLICO. TEC: LOC: ASSIM, OCORREU UM DOS PIORES FENOMENOS DA ADMINISTRACÃO PUBLICA: O CABIDE DE EMPREGOS. VARIOS APADRINHADOS POLITICOS ERAM NOMEADOS PARA A NOVA REDE FERROVIARIA FEDERAL INCHANDO SUA ESTRUTURA E CAUSANDO UM CONSTANTE AUMENTO DE SEUS CUSTOS OPERACIONAIS. LOC: NO MOMENTO DA CRIACÃO DA R-F-F-S-A, SEU DEFICIT OPERACIONAL ERA DE 219 MILHÕES DE DOLARES, SENDO QUE A EMPRESA VALIA 1 BILHÃO E 100 MILHÕES DE DOLARES. NO FINAL DA DECADA DE 1950, O DEFICIT OPERACIONAL DA REDE FERROVIARIA FEDERAL PASSOU A CONSUMIR 10% DO ORCAMENTO DA UNIÃO FEDERAL. TEC: LOC: O TRANSPORTE DE CARGAS ERA A PRINCIPAL FONTE DE RENDA DA R-F-F-S-A. EM 1957, PARA UM PAIS DE 61 MILHÕES DE HABITANTES, 26 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA E 54 MILHÕES DE PASSAGEIROS FORAM TRANSPORTADOS. O FRETE FERROVIARIO, EMBORA FOSSE BARATO, SUBSIDIAVA PARTE DO PRECO DAS PASSAGENS DOS PASSAGEIROS. LOC: TODA ESSA CONTA DE PRECO DAS PASSAGENS E CUSTO DE MANUTENCÃO DA REDE FERROVIARIA FEDERAL ENTROU NA DISCUSSÃO DAS CHAMADAS REFORMAS DE BASE. TEC: LOC: ERAM AS REFORMAS QUE TERIAM DE SER REALIZADAS NA BASE DA ECONOMIA E DA SOCIEDADE BRASILEIRA, PARA O BRASIL SE MODERNIZAR. SO QUE AS REFORMAS DE BASE PASSARAM A INCORPORAR QUESTÕES COMO REFORMA AGRARIA, NACIONALIZACÃO DE EMPRESA ESTRANGEIRAS. LOC: EM 1964, O PAIS ESTAVA DIVIDIDO. DE UM LADO AS FORCAS PRO-REFORMAS DE BASE, QUE UNIAM LIDERES DO P-T-B, O PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO COMO O GOVERNADOR GAUCHO LEONEL BRIZOLA E O PRESIDENTE JOÃO GOULART E ATE MESMO O SECRETARIO GERAL DO P-C-B, O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, LUIS CARLOS PRESTES. OUVINDO HOJE O DISCURSO DE JOÃO GOULART, SE OBSERVA QUE NÃO HAVIA NADA DE EXCEPCIONAL: TEC: DISCURSO DE JANGO PELAS REFORMAS DE BASE LOC: DO OUTRO LADO OS GOVERNADORES DO RIO DE JANEIRO, CARLOS LACERDA E DE MINAS GERAIS, MAGALHÃES PINTO, AMBOS DA U-D-N, A UNIAO DEMOCRATICA NACIONAL, ACUSAVAM O PRESIDENTE JOÃO GOULART DE QUERER IMPLANTAR UMA DITADURA SINDICALISTA-COMUNISTA. E PASSARAM A CONSPIRAR PARA A DERRUBADA DO PRESIDENTE, EM CONJUNTO COM OS MILITARES. O DISCURSO DO GOVERNADOR CARLOS LACERDA, NO DIA DO GOLPE, AFIRMAVA HAVER UM ATAQUE COMUNISTA EM EXECUCÃO CONTRA ELE NO RIO DE JANEIRO: TEC: DISCURSO DE CARLOS LACERDA NO PALACIO GUANABARA NA NOITE DO GOLPE LOC: A PARTIR DE MARCO DE 1964, COM O GOLPE MILITAR, A REDE FERROVIARIA FEDERAL, ASSIM COMO TODAS AS EMPRESAS ESTATAIS SOFRERAM INTERVENCÃO E SUAS DIRETORIAS FORAM SUBSTITUIDAS. E AS PREOCUPACÕES SOCIAIS DA IMPORTÂNCIA DAS ESTRADAS DE FERRO FORAM CHAMADAS DE COISA DE COMUNISTA. LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE, QUE TEVE DE SE EXILAR DURANTE A DITADURA MILITAR, LEMBRA DO FECHAMENTO DE UMA SERIE DE RAMAIS QUE ATENDIAM AS PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR. TEC: SONORA CAPIBERIBE PARTE 1.MP3 `CAPIBERIBE 1? - T: 0?15??: No periodo da ditadura havia uma imposicÃo do Fundo Monetario em reduzir os investimentos das estatais e abandonar as empresas principalmente as empresas de transporte ferroviario. Tanto e que no regime militar foram erradicados 5 mil kilometros de linhas. LOC: LOGICAMENTE A ECONOMIA DESSAS CIDADES ENTROU EM CRISE, POIS O TREM ERA O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE. LOC: E COMO PARTE DO INCENTIVO A INDUSTRIA AUTOMOBILISTICA, AS LINHAS DE LONGA E MEDIA DISTANCIA PARA PASSAGEIROS FORAM SENDO DESATIVADAS UMA A UMA. EM 1976 FORAM ENCERRADAS AS LINHAS DE PASSAGEIROS ENTRE RIO E BELO HORIZONTE E SÃO PAULO E BELO HORIZONTE, AS FAMOSAS VERA CRUZ E SANTA CRUZ. TEC: LOC: AO SE COMPARAREM OS NUMEROS DE PASSAGEIROS TRANSPORTADOS PELA REDE FERROVIARIA FEDERAL EM 1964, O ANO DO GOLPE MILITAR E 1970, ANO DA COPA DO TRICAMPEONATO E AUGE DO GOVERNO MILITAR, O RESULTADO E GRITANTE: LOC: EM 1964 O BRASIL TINHA 80 MILHÕES DE HABITANTE E 63 MILHÕES DE PASSAGEIROS HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS POR TRENS. EM 1970, O BRASIL TINHA 90 MILHÕES DE HABITANTES E APENAS 33 MILHÕES DE PASSAGEIROS HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS POR TRENS. UMA QUEDA DE QUASE METADE. TEC: LOC: ENQUANTO ISSO, A FROTA BRASILEIRA DE AUTOMOVEIS AUMENTAVA E COMECAVA A GERAR SUAS CONSEQUENCIAS: SE EM 1964 HAVIA 1 MILHÃO DE AUTOMOVEIS E 781 PESSOAS MORRERAM EM ACIDENTES, EM 1980 JA HAVIA 10 MILHÕES E 700 MIL AUTOMOVEIS E 20 MIL PESSOAS MORRERIAM EM ACIDENTES. TEC: SONS DE ACIDENTES DE AUTOMOVEIS LOC: MAS A ECONOMIA CRESCIA EM TAXAS DE 4, 5 E 6% AO ANO E NA IMPRENSA AS DISCUSSÕES SOBRE ERROS NO MODELO DE DESENVOLVIMENTO ERAM CENSURADOS. ERA A FASE DO MILAGRE ECONOMICO BRASILEIRO, EM QUE O BRASIL SERIA UMA ILHA DE TRANQUILIDADE EM MEIO AO CENARIO TURBULENTO INTERNACIONAL. LOC: ENTRETANTO, EM 1973, OS ARABES E OS ISRAELENSES ENTRARAM EM GUERRA, A GUERRA DO YOM KIPPUR. OS ARABES ESPERAVAM GANHAR A GUERRA E COMO PERDERAM, INICIARAM UM BOICOTE DE SEU PETROLEO AOS PAISES OCIDENTAIS. O PRECO DO BARRIL DE PETROLEO, QUE CUSTAVA 3 DOLARES, PULOU PARA 12 DOLARES, UM AUMENTO DE 400 POR CENTO. TEC: SONS DE GUERRA: CANHÕES, BOMBAS, METRALHADORAS... LOC: O PAIS SOFREU UM ENORME CHOQUE ECONÔMICO COM O AUMENTO DO PRECO DO PETROLEO, ENCERRANDO A FASE DO MILAGRE ECONÔMICO DOS GOVERNOS MILITARES. COMO O BRASIL TINHA ABANDONADO O MODELO DE TRANSPORTE FERROVIARIO PELO AUTOMOVEL, SERIA UM BOM MOMENTO PARA RETOMAR O TRANSPORTE POR TRENS E IMPLANTAR OS METROS. LOC: ENTRETANTO, A MUDANCA DO MODELO ECONÔMICO CENTRADO NO CARRO COLOCARIA EM RISCO A IMAGEM DE SUCESSO DOS GOVERNOS MILITARES. A ECONOMIA COMECAVA A PESAR NO HUMOR DAS CLASSES MEDIA E BAIXA. TEC: LOC: APOSTANDO NA IMPORTÂNCIA DO PETROLEO, OS MILITARES INDICAM O PRESIDENTE DA PETROBRAS, GENERAL ERNESTO GEISEL, PARA A PRESIDENCIA DO BRASIL. A PETROBRAS GANHOU ENORME PRESTIGIO NESSE PERIODO. JA A REDE FERROVIARIA FEDERAL PASSARA A TER CONGELADOS TODOS SEUS PROGRAMAS DE INVESTIMENTOS. LOC: O DISCURSO DE GEISEL EM 1975, PELA PRIMEIRA VEZ FALA EM QUESTÕES SOCIAIS E ECONOMICAS, MAS CONTUNA A AFIRMAR QUE O BRASIL ERA UM LOCAL TRANQUILO NO MEIO DA CRISE INTERNACIONAL: TEC: DISCURSO GEISEL `GEISEL? - T: 0?38??: Brasileiros, desde as primeiras horas de meu governo, tenho salientado, reiteradas vezes, a primazia que deve ser atribuida a solucÃo dos problemas de natureza social, melhorando-se as condicÕes de vida do povo brasileiro, tanto nas cidades como nos campos. A nacÃo deve ser forte economicamente e apesar das dificuldades que o mundo atravessa, o Brasil tem enfrentado e ha de superar em sua marca para o desenvolvimento economico e social. LOC: O BRASIL HAVIA CAIDO NA CILADA DA DEPENDENCIA DO PETROLEO. SUA BALANCA COMERCIAL ENTRAVA EM DECLINIO E PARA TENTAR REVERTER A QUEDA, TODO ESFORCO FOI CONCENTRADO NA EXPORTACÃO. E AS ESTRADAS DE FERRO PASSARAM A SER USADAS PRATICAMENTE PARA CARGAS, EM TRECHOS MUITO ESPECIFICOS, SEM ATENDER A PASSAGEIROS. LOC: ASSIM, AS FERROVIAS CONCENTRARAM-SE EM LEVAR MINERIO DE FERRO, PRODUTOS SIDERURGICOS, GRÃOS, CARVÃO MINERAL, PETROLEO E SEUS DERIVADOS, COMO GASOLINA E DIESEL. O LEMA DOS GOVERNOS MILITARES ERA ?EXPORTAR E O QUE IMPORTA? E PASSAGEIROS NÃO ERAM PRIORIDADE. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR

2ª parte
TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: O FINAL DOS ANOS 70 E O INICIO DOS ANOS 80 MOSTROU UM BRASIL ENVOLTO EM CRISES ECONOMICAS, COM FRANCO DECLINO DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR TRENS, SUBSTITUIDOS POR CARROS E ONIBUS. TEC: LOC: PARA DAR UMA IDEIA, SE EM 1970 HAVIAM SIDO TRANSPORTADOS 33 MILHÕES DE PASSAGEIROS POR TRENS, EM 1980 O NUMERO HAVIA CAIDO PARA 13 MILHÕES DE PASSAGEIROS. O VOLUME DE CARGA HAVIA AUMENTADO, PRINCIPALMENTE COM O TRANSPORTE DE MINERIO DE FERRO. EM 1980, MAIS DE 70 MILHÕES DE TONELADAS DE CARGA HAVIAM SIDO TRANSPORTADAS PELAS ESTRADAS DE FERRO. TEC: TREM DE CARGA PASSANDO LOC: A SITUACÃO COMECAVA A SER DESEPERADORA. O NOVO GENERAL PRESIDENTE, JOÃO FIGUEIREDO, NOMEOU PARA A PRESIDENCIA DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE ELIEZER BATISTA, O EX-MINISTRO DO PLANEJAMENTO DO PRESIDENTE JOÃO GOULART E PAI DO EMPRESARIO EIKE BATISTA. LOC: A MISSÃO DE ELIEZER ERA TOCAR O PROJETO DA FERROVIA CARAJAS, QUE LIGARIA A MEGA RESERVA DE FERRO DA SERRA DOS CARAJAS AO PORTO DE SÃO LUIS, NO MARANHÃO. ELIEZER BATISTA CONTA A CONVERSA COM O PRESIDENTE FIGUEIREDO: TEC: SONORA DE ELIEZER BATISTA `ELIEZER 1? - T: 0???: O presidente mandou me chamar, voce esqueca isso do passado, o pais precisa de voce. Mete a utopia na cabeca, o sonho debaixo do braco, sai pelo mundo e levanta os recursos de financiamento para o projeto Carajas.. LOC: ELIEZER BATISTA, HOJE COM 90 ANOS, CONTA A LOGISTICA QUE FOI MONTADA, EM QUE OS TRENS DE MINERIO LEVASSEM POR 892 KILOMETROS A CARGA AOS MEGA-NAVIOS, QUE TRANSPORTARIAM O MINERIO BRUTO AO ORIENTE A MAIS DE 5 MIL KILOMETROS E TROUXESSEM PETROLEO PARA A FROTA DE AUTOMOVEIS QUE NÃO PARAVA DE CRESCER: TEC: SONORA DE ELIEZER BATISTA `ELIEZER 2? - T: 0?23??: NÃo era questÃo de mineracÃo, nem a questÃo da ferrovia, que ja estava pronta. Era uma questÃo de logistica pra voce levar economicamente minerio de ferro que e um produto de baixissimo valor ao JapÃo era com navios de 100 mil toneladas. E o retorno tinha de ser com petroleo do golfo para que o negocio fosse economico. LOC: POUCO ANTES DE ESTOURAR A CRISE ECON?MICA DE 1973, O GOVERNO BRASILEIRO LANCOU A CONSTRUCÃO DA FERROVIA DO ACO, UMA ESTRADA DE FERRO QUE LIGARIA BELO HORIZONTE, RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. TRANSPORTARIA MINERIO DE FERRO DE MINAS PARA O RIO, SÃO PAULO E PARA OS PORTOS DESTINADOS A EXPORTACÃO. ALEM DISSO, PODERIA TRANSPORTAR PASSAGEIROS. TEC: LOC: SEU CUSTO ERA ALTISSIMO PARA A EPOCA: 1 BILHÃO E 100 MILHÕES DE DOLARES. MAS SEU PROJETO ERA MONUMENTAL: MAIS DE 100 TUNEIS ATRAVESSANDO AS SERRAS DO MAR E MANTIQUEIRA, TENDO UM DOS TUNEIS 8 MIL E 700 METROS DE EXTENSÃO. E TUDO ISSO PARA SER CONSTRUIDO EM MIL DIAS. LOC: SO QUE A CRISE DO PETROLEO ACABOU COM O MILAGRE BRASILEIRO. A FERROVIA DO ACO LEVOU 19 ANOS PARA SER TERMINADA E ABANDONOU-SE O PROJETO DE LIGACÃO DE BELO HORIZONTE A SÃO PAULO. TEC: LOC: COMO PARTE DE SEU EQUIPAMENTO PARA ELETRIFICACÃO JA HAVIA SIDO COMPRADO, VARIAS DE SUAS SUBESTACÕES E SUA REDE AEREA FORAM REAPROVEITADAS NO METR? DE RECIFE E NAS LINHAS SUBURBANAS DO RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO. TEC: SOM DE TRENS DE METRO, COMO A CAMPANHIA DE FECHAR A PORTA. LOC: A DECADA DE 1980 ASSISTIU A EXPANSÃO DAS DOUTRINAS NEO-LIBERAIS, EM QUE O ESTADO DEVIA PRIVATIZAR O MAXIMO POSSIVEL DE SUAS ATIVIDADES, SE RESTRINGINDO AO MINIMO DE ATUACÃO. ERA O TATCHERISMO. LOC: O GOVERNO DO PRESIDENTE JOÃO FIGUEIREDO ASSINA VARIOS ACORDOS COM O FUNDO MONETARIO INTERNACIONAL, QUE PARA EMPRESTAR DOLARES PARA O BRASIL, EXIGE A SUSPENSÃO DE DIVERSOS INVESTIMENTOS ESTATAIS E ENTRE ELES, AS FERROVIAS. TEC: LOC: DURANTE O GOVERNO JOSE SARNEY, HOUVE O LANCAMENTO DE OUTRA MEGA-OBRA FERROVIARIA: A FERROVIA NORTE-SUL, QUE LIGARIA O PARA AO DISTRITO FEDERAL E DEPOIS, SÃO PAULO E MATO GROSSO DO SUL. SERIAM QUASE 4 MIL E 500 KILÔMETROS DE EXTENSÃO. LOC: SERIA UMA FERROVIA COM DUAS VIAS E DUAS BITOLAS: A VIA SUL-NORTE TERIA BITOLA DE 1 METRO E A VIA NORTE-SUL TERIA BITOLA DE 1 METRO E 60 CENTIMETROS. ENTRETANTO, COM A CRISE ECONÔMICA, APENAS UM TRECHO DE 720 KILOMETROS FOI CONCLUIDO, LIGANDO ACAILÂNDIA NO MARANHÃO A PALMAS, EM TOCANTINS. OS OUTROS TRECHOS, QUE CHEGARÃO ATE ESTRELA D'OESTE EM SÃO PAULO, ESTÃO EM ESTAGIOS DIVERSOS DE OBRAS E A EMPRESA VALEC, QUE E A ATUAL ADMINISTRADORA DA OBRA, EVITA MENCIONAR UMA DATA PARA A SUA CONCLUSÃO. TEC: LOC: ENTRE 1990 E 1998, O MODELO NEO-LIBERAL DE ESTADO MINIMO ERA O PENSAMENTO DOMINANTE NOS GOVERNOS DE FERNANDO COLLOR DE MELLO E DE FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. ASSIM, A REDE FERROVIARIA FEDERAL FOI COLOCADA NO PROGRAMA NACIONAL DE DESESTATIZACÃO EM 1990 E EM 1996, 1997 E 1998 FOI DIVIDIDA EM SEIS REDES E LEILOADA. TEC: LEILÃO, LEILOEIRO ? gravado com Thiago! LOC: O SENADOR RANDOLFE RODRIGUES, DO PSOL DO AMAPA, FAZ FORTES CRITICAS A POLITICA DE PRIVATIZACÃO DAS FERROVIAS. `RANDOLFE? - T: 0?11??: Essas politicas de privatizacÃo e de reducÃo do estado tem se mostrado fracassadas em nosso pais. As ferrovias e todas as politicas de privatizacÃo nÃo deram certo no Brasil. NÃo somente as ferrovias. LOC: ADOTANDO UM MODELO PRIVADO, AS CONCESSIONARIAS SUSPENDERAM O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E ENCERRARAM AS ATIVIDADES ONDE NÃO HAVIA LUCRO. QUASE 20 MIL KILOMETROS DE LINHAS FORAM DESATIVADOS E CENTENAS DE VAGÕES DE PASSAGEIROS FORAM ESTACIONADOS LOC: O EX-PRESIDENTE DA FERROESTE, PROFESSOR SAMUEL GOMES, DESCREVE CRITICAMENTE ESSE PERIODO: `SAMUEL? - T: 0?30??: Houve a destruicÃo da malha ferroviaria brasileira de 28 mil kilometros que estava em operacÃo, com diferentes niveis de operacÃo mas havia um sistema ferroviario nacional, uma rede ferroviaria nacional e a privatizacÃo criou malhas regionais, vendeu essas malhas. Depois foram sendo recompradas e hoje fundamentalmente tem duas ou tres empresas. E hoje vai ter duas, a ALL, que foi adquirida pela RUMO e pela COSAN, que e da Shell. E a outra voce tem a Vale. fundamentalmente. LOC: E INTERESSANTE CONTAR QUE AS FERROVIAS ESTÃO VOLTANDO ATRAVES DA CONSTRUCÃO DE NOVAS LINHAS DE METRÔ E DE VEICULOS LEVES SOBRE TRILHOS, OS NOVOS BONDES. TEC: SOM DE PORTAS DE METROS FECHANDO, COM A CAMPANHIA LOC: O AUMENTO DO NUMERO DE AUTOMOVEIS NAS CIDADES CAUSOU O PARALIZACÃO DO TRÂNSITO NAS RUAS E A POPULACÃO PASSOU A COBRAR A CONSTRUCÃO DOS METRÔS QUE HAVIAM SIDO PLANEJADOS NOS ANOS 1970, 1980 E 2000: LOC: GRADATIVA E LENTAMENTE, NOVOS METROS ERAM INAUGURADOS E EXPANDIDOS: SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, BELO HORIZONTE, PORTO ALEGRE, RECIFE, TERESINA, FORTALEZA E BRASILIA. TEC: SOM DE PORTAS DE METROS FECHANDO, COM A CAMPANHIA LOC: OUTRAS CAPITAIS E CIDADES TAMBEM INICIAM AS OBRAS DE SEUS METROS: SALVADOR, CUIABA, SANTOS E O CARIRI CEARENSE. TEC: SONS DE OBRAS LOC: ENTRETANTO, ENQUANTO OS PAISES DESENVOLVIDOS INVESTEM PESADO EM TRENS E PORTOS, O BRASIL E O CENTESIMO PAIS EM QUALIDADE DE FERROVIAS, ATRAS DE TODOS OS OUTROS PAISES EM DESENVOLVIMENTO QUE COMPOEM O BLOCO DOS ` BRICS?. LOC: A AFRICA DO SUL ESTA EM QUADRAGESIMO SEXTO LUGAR; A RUSSIA, ESTA EM TRIGESIMO; A INDIA, ESTA EM VIGESIMO SETIMO E DA CHINA ESTA EM VIGESIMO SEGUNDO LUGAR. LOC: O SENADOR JOÃO CAPIBERIBE RELATA A QUEDA DO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS POR TRENS NOS ULTIMOS ANOS: `CAPIBERIBE 2? - T: 0?41??: Em 1957, foram transportados 54 milhÕes e 551 mil passageiros. Agora, 1964, esse numero cresceu para 63 milhÕes, 836 mil. 1964 e o ano do golpe militar, o ano da ditadura. Vejam o que aconteceu 6 anos depois: 1970 esse numero caiu para 33 milhÕes 831 mil passageiros. E em 1980 foram 13 milhÕes e 799 mil. E o ano passado, para 1 milhÃo de passageiros. Acabou o sistema de transporte ferroviario no pais. LOC: HA UM ESTUDO DO B-N-D-E-S EM QUE APONTA 22 REGIÕES EM TODO O BRASIL ONDE PEQUENAS E MEDIAS LINHAS DE ESTRADAS DE FERRO PARA PASSAGEIROS PODEM SER IMPLANTADAS. O PROPRIO BNDES PODE FINANCIAR ESSE PROJETO. LOC: ATE CURITIBA, A CIDADE QUE PRIMEIRO IMPLANTOU CORREDORES DE ONIBUS, BUSCA CONSTRUIR SEU METRÔ. TEC: LOC: EM 2013, A MEGA SAFRA DE SOJA BRASILEIRA PERDEU VARIOS CONTRATOS DE EXPORTACÃO, POR SER TRANSPORTADA EM CAMINHÕES ATE O PORTO DE SANTOS, ONDE UM CONGESTIONAMENTO DE 12 KILOMETROS DE CAMINHÕES E 60 NAVIOS TRAVOU A EXPORTACÃO. TEC: BUZINAS DE CAMINHÃO E ENGARRAFAMENTO LOC: AS CIDADES NÃO AGUENTAM MAIS AUTOMOVEIS E A ECONOMIA NÃO PODE DEPENDER TANTO DO PETROLEO, QUE DESEQUILIBRA AS CONTAS DA BALANCA COMERCIAL BRASILEIRA. LOC: A PROFESSORA MARIA ROSA RAVELLI DE ABREU, DA UNIVERSIDADE DE BRASILIA, DEFENDE A RETOMADA DAS FERROVIAS E METROS COMO A GRANDE CHAVE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL BRASILEIRO NO SECULO 21: `ROSA 4? - T: 0?15??: Um pais como o Brasil nÃo pode ter 75 milhÕes de automoveis, 45 mil mortos em acidentes de automoveis e apenas 10 ou 12 metros para uma populacÃo de 200 milhÕes de habitantes. Todos os paises desenvolvidos tem ferrovias e metros, menos o Brasil. Isso tem de mudar para o Brasil crescer com sustentabilidade nesse seculo LOC: ESSE PROGRAMA FOI ELABORADO PARA MARCAR OS 160 DO INICIO DA PRIMEIRA ESTRADA DE FERRO NO BRASIL, IMPLANTADA POR IRINEU EVANGELISTA DE SOUZA, O BARÃO DE MAUA. UM BRASILEIRO QUE MUITO A FRENTE DE SEU TEMPO, ACREDITAVA NO TRABALHO COMO O FATOR DE PROGRESSO DA SOCIEDADE. LOC: ALEM DELE, DEZENAS DE EMPREENDEDORES, FERROVIARIOS E METROVIARIOS, QUE TRABALHARAM E TRABALHAM PARA QUE O BRASIL POSSA RECUPERAR O TEMPO PERDIDO E VOLTAR AOS TRILHOS DO DESENVOLVIMENTO DO SECULO 21. TEC: MARIA FUMACA, DE KLEYTON E KLEDIR LOC: VOCE ACABOU DE OUVIR A REPORTAGEM ESPECIAL ?160 ANOS DAS FERROVIAS ? SURGIMENTO, APOGEU, DECLINIO E RETOMADA?, SEGUNDA PARTE. LOC: AGRADECEMOS A TV ZERO, CARLOS POUSA E VICTOR LOPES PELA CESSÃO DO AUDIO DA ENTREVISTA COM ELIEZER BATISTA. LOC: REPORTAGEM E REDACÃO: CARLOS PENNA BRESCIANINI. LOC: LOCUCÃO: RAQUEL TEIXEIRA LOC: EDICÃO: JEFFERSON DALMORO. LOC: TRABALHOS TECNICOS: ANDRE MENEZES LOC: A RADIO SENADO TEM DIRECÃO DE IVAN GODOY E A SECRETARIA DE COMUNICACÃO DO SENADO E DIRIGIDA POR DAVI EMERICH -TEC: VINHETA REPORTAGEM ESPECIAL ? ENCERRAMENTO (?Voce acompanhou Reportagem Especial ? jornalismo, cultura e realidade. Uma producÃo Radio Senado?)

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