18 - Governo Costa e Silva, Ditadura, Manifestações estudantis e Tropicalismo — Rádio Senado

18 - Governo Costa e Silva, Ditadura, Manifestações estudantis e Tropicalismo

Temas do programa:

General Costa e Silva, apoiado pela linha dura, é escolhido presidente; Surge a guerrilha urbana, cresce o movimento estudantil; O MDB assume a oposição institucional; Nasce o Tropicalismo; O estudante Edson Luiz é assassinado é assassinado em um restaurante; As manifestações de rua aumentam.

28/08/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 25/10/2023, 19h26
Duração de áudio: 57:05
57:0518 - Governo Costa e Silva, Ditadura, Manifestações estudantis e Tropicalismo
Parte 1 - Governo Costa e Silva e a Ditadura MIlitar
28:32

Transcrição Parte 1 - Governo Costa e Silva, Tropicalismo LOC: NESTA NOSSA VIAGEM PELO SECULO XX, ESTAMOS AGORA NOS ANOS DE 1967, E DE 68, EM PLENO GOVERNO DO MARECHAL ARTUR DA COSTA E SILVA. O PRIMEIRO PRESIDENTE MILITAR DEPOIS DO GOLPE DE 64, COMO VIMOS, O MARECHAL CASTELO BRANCO, TINHA SIDO ATROPELADO PELA LINHA DURA MILITAR, TEVE QUE ACEITAR COSTA E SILVA COMO SEU SUCESSOR. NO PODER, COSTA E SILVA QUIS FAZER O CAMINHO INVERSO, OU SEJA, REDEMOCRATIZAR O PAÍS. A OPOSIÇÃO NO REGIME MILITAR TINHA TRÊS RAMIFICAÇÕES DENTRO DO PAÍS: A PRIMEIRA, A OPOSIÇÃO INSTITUCIONAL, MUITO FRÁGIL, DENTRO DO MDB. A SEGUNDA, A TERRORISTA DE GERRILHA URBANA. E POR ÚLTIMO, O MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE GANHOU AS RUAS. OS PRINCIPAIS LÍDERES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL ERAM, VLADIMIR PALMEIRA E LUIS TRAVASSOS, ESTE MAIS RADICAL. VLADIMIR PALMEIRA DIZ QUE A PRINCIPAL INFLUÊNCIA DA CORRENTE DELE VINHA DOS ESTADOS UNIDOS, DAS GRANDES MARCHAS PARA OS DIREITOS CIVIS. LOC: EM 1967, VEIO O MOVIMENTO QUE ERA A NEGAÇÃO DA BOSSA NOVA, O TROPICALISMO. A BOSSA NOVA ERA ELITISTA, SE INSPIRAVA NO JAZZ, REJEITAVA BATUCADAS, GUITARRAS ELETRICAS, TINHA UM SOM CONSIDERADO LIMPO. A TROPICÁLIA AO CONTRÁRIO, BUSCAVA AS RAÍZES BRASILEIRAS, A GRANDE ZORRA NACIONAL, AS CONTRADIÇÕES, O CAOS, INCORPORAVA AS GUITARRAS ELETRICAS, A BATUCADA, AS BANANAS DE ABELARDO BARBOSA, O CHACRINHA, E NÃO TINHA VERGONHA DE ASSUMIR A CAFONICE NACIONAL, MAS EM UMA RELEITURA SOFISTICADA DE TUDO. UMA GRANDE SALADA TROPICAL. O NOME TROPICALISMO FOI DADO PELO ARTISTA PLASTICO ELIOTT SICCA. TEC: ALEGRIA ALEGRIA. LOC: O POETA E PUBLICITÁRIO LUIS CARLOS CAPINÃ, FEZ COM CAETANO VELOSO, SOY LOCO POR TI AMERICA, QUE FAZIA UMA MEIA VOLTA NO BRASIL. EM VEZ DE DAR AS COSTAS PARA A AMERICA LATINA E FICA DE FRENTE PARA A EUROPA COMO ERA A TRADIÇÃO AQUI, OS COMPOSITORES SITUAVAM O BRASIL NO CORAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. TEC: SOY LOCO POR TI AMÉRICA. LOC: OUTRO COMPOSITOR PIONEIRO DA BOSSA NOVA, TOM ZÉ, DISSE QUE A ESQUERDA ORTODOXA CAIU DE PAU SOBRE O TROPICALISMO. CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, CAPINÃ, ELE PRÓPRIO TOM ZÉ, ERAM APONTADOS COMO ALIENADOS E ANTI BRASILEIROS, PORQUE USAVAM GUITARRAS E NÃO FAZIAM ALUSÃO DIRETA À POLÍTICA, AO REGIME MILITAR. A INTOLERÂNCIA ERA GRANDE. TEC: “Todas as letras do Tropicalismo uma ou outra eles censuravam porque diziam assim: ‘esses caras são meio estranhos’. Mas eles não entendiam nada do que estava ali. Aliás, nem as esquerdas entendiam, porque diziam que nós éramos alienados, entreguistas, que nós não éramos compositores brasileiros. Naquele tempo se separou, tinha música brasileira e o Tropicalismo, o Tropicalismo não erra música brasileira. Não tinha amizade, não tinha relacionamento com as pessoas, não tinha nada. Fomos separados como postos em quarentena.” LOC: TOM ZÉ DIZ QUE O TROPICALISMO, AO CONTRÁRIO DO QUE SE IMAGINA DUROU MUITO POUCO: TEC: “Ele durou um ano e teve parece que oito dias, que os oito dias, eu contei aqui isso, pra fazer um negócio no caderno Dois do Estado de São Paulo. O Tropicalismo foi uma coisa rapidíssima, a gente está falando hoje numa coisa que não durou uma ano. (...) nós fizemos o enterro o Tropicalismo antes de ele completar uma ano de vida.” LOC: CAETANO VELOSO E GAL COSTA TINHAM SURGIDO A POUCO TEMPO COM A MÚSICA CORAÇÃO VAGABUNDO, CONSIDERADA ALIENADA. TEC: CORAÇÃO VAGABUNDO. LOC: TOM ZÉ CONTA AINDA QUE A TROPICÁLIA TEVE O APOIO DE INTELECTUAIS SOFISTICADOS, MAS NÃO FOI COMPREENDIDA PELA INTELECTUALIDADE DA ESQUERDA MAIS ORTODOXA. TEC: “Foi positiva no mais fino no mais grosso, como dizia aquele personagem de Edgard Allan Poe, lá da Casa de Ashren (?). Os poetas concretos, aprovaram, a alta intelectualidade aprovou a gente, o povão mesmo, o chamado lúpem (?), porque a classe estudantil, no princípio, as esquerdas, a classe média estudantil e tal, eles tinham os artistas deles que eram o Chico Buarque, o Vandré, o Edú Lobo, o Vinícius de Morais... e nós não, nós éramos uma espúria, colocada de fora, e tal. E você vê, eu citei aí artistas maravilhosos. Mas esses artistas foram separados de nós naquele tempo.” LOC: UMA DAS ADESÕES À BOSSA NOVA FOI DO DIRETOR TEATRAL CELSO MARTINEZ CORREA DO GRUPO OFICINA. ELE MONTOU O REI DA VELA, PEÇA COM MAIS DE TRINTA ANOS DE IDADE DE OSWALD DE ANDRADE. MAS DENTRO DO ESPÍRITO DO MOVIMENTO TROPICALISTA, CONTA SABATO MAGALDI. TEC: “Sem dúvida nenhuma, não é, porque a peça eu acho que já propiciava muito isso, porque o primeiro ato se passa no escritório de usura e Abelardo & Abelardo, dos dois agiotas. O segundo ato se passava numa ilha tropical, que é a ilha de Paquetá. E aí com toda aquela fantasia tropical e com todo a expansão sexual. E aí os filhos do Coronel Belarmino são: Heloísa de Lesbos, o próprio nome indica; outra, Joana vulgo (...?); tem um terceiro que e Totó Fruta do Conde. A gente pode ver por essa simples sugestão o que é que isso significa. E, finalmente, o Perdigoto, que era um bêbado e achacador e que queria, já naquela época, criar uma milícia rural para proteger o campo de qualquer possível revolução de esquerda.” LOC: A TROPICÁLIA DUROU POUCO, MAS REVELOU AO BRASIL ALGUNS GRANDES TALENTOS. UM DELES ERA O POETA E COMPOSITOR PIAUIENSE, TORQUATO NETO, QUE SE SUICIDOU MUITO JOVEM, ANTES DOS TRINTA ANOS EM 1972. TORQUATO ERA UM VERDADEIRO MULTIMÍDIA, TALENTO ENORME, MAS O FORTE DELE ERAM OS POEMAS E AS LETRAS DE MÚSICA. VAMOS OUVIR VIRAMUNDO, LETRA DE TORQUATO NETO E MUSICA DE GILBERTO GIL, COM TOQUINHO E MARIA BETHÂNIA. TEC: VIRAMUNDO. LOC: TODA A ESQUERDA BRASILEIRA E AS LIDERANÇAS ESTUDANTIS RECEBERAM O IMPACTO DE DOIS LIVROS PUBLICADOS EM 1967: “O COLAPSO DO POPULISMO NO BRASIL”, DE OTÁVIO IANNI, E “A REVOLUÇÃO BRASILEIRA”, DE CAIO PRADO JÚNIOR. OS DOIS CRITICARAM DURAMENTE O POPULISMO DE GETÚLIO VARGAS E DE JOÃO GOULART. LOC: PARA ELES, HAVIA FRACASSADO A ALIANÇA ENTRE O EMPRESARIADO NACIONAL E O PROLETÁRIADO, TÍPICA DO POPULISMO. A SAÍDA PARA ELES ERA O CAMINHO DO SOCIALISMO SEM ALIANÇAS COM O QUE CHAMAVAM DE “BURGUESIA NACIONAL”, O EMPRESÁRIADO BRASILEIRO. RENEGAVAM TAMBÉM O JOGO POLÍTICO INSTITUCIONAL, AS ALIANÇAS EVENTUAIS COM JK E JANGO. LOC: OU SEJA, A REVOLUÇÃO TERIA QUE VIR DA ELITE INTELECTUAL REVOLUCIONÁRIA. A NEGAÇÃO AO POPULISMO CHEGOU A CINEMA COM GLAUBER ROCHA, EM “TERRA EM TRANSE”, QUE INFLUENCIOU DEMAIS A PRODUÇÃO ARTÍSTICA PÓS-64. LOC: NO FIM DE TARDE DO DIA 28 DE MARÇO, 300 ESTUDANTES DE SEGUNDO GRAU ORGANIZARAM UM PROTESTO CONTRA O FIM DO RESTAURANTE ESTUDANTIL CALABOUÇO, QUE IRIA SER DERRUBADO PARA DAR LUGAR AO VIADUTO DA AVENIDA PERIMETRAL. A POLÍCIA MILITAR, COMO SEMPRE, VEIO CORRENDO. ERAM SEIS DA TARDE, E A NOITE JÁ TINHA CAÍDO SOBRE A CIDADE . LOC: NO TUMULTO, O ASPIRANTE-PM ALUÍSIO RAPOSO ACERTOU COM UM TIRO O CORAÇÃO DO ESTUDANTE EDISON LUÍS DE LIMA SOUTO, DE 18 ANOS. OUTRO MENINO TAMBÉM FOI FERIDO, MAS SOBREVIVEU. LOC: OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SE REAGRUPAR E LEVARAM O CORPO DE EDISON LUÍS, EM MARCHA ATÉ A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NA CINELÂNDIA, A CERCA DE UM QUILÔMETRO DALI. NAQUELA HORA, HAVIA UMA SESSÃO, LOGO INTERROMPIDA COM A NOTÍCIA DA CHEGADA DA PASSEATA COM O CADÁVER. LOC: O EX-SENADOR E ENTÃO DEPUTADO ESTADUAL JAMIL HADDAD, MÉDICO, FOI CHAMADO ÀS PRESSAS NO SAGUÃO DA ASSEMBLÉIA EM MEIO AO TUMULTO: TÉC: “Corri e verifiquei que um deles estava vivo, era um ataque catatônico e verifiquei que o outro era o estudante Edson Luís, vim a saber posteriormente, tinha sido atingido por um tiro de um comandante da polícia militar do movimento que foi considerado naquela época como o ‘Movimento Calabouço’, que era uma reação do estudante contra o fechamento do restaurante com refeições baratas para que fosse construído ali um viaduto. Imediatamente, os estudantes adentraram à Assembléia, falei com o presidente, que era o José Bonifácio, o governador era Negrão de Lima (?) e o secretário de saúde àquela época, Hildebrando Marinho, queria que o corpo do estudante fosse levado para o Instituto Médico Legal. Era humanamente impossível retirar o corpo do estudante naquele momento da Assembléia. Comunicamos esse fato ao governador e acabamos fazendo, os médicos legistas apareceram na Assembléia, e no serviço médico foi feita então a autópsia. Posteriormente, eu presidi a Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou que tinha sido o aspirante Aluísio que comandava o choque da Polícia Militar na primeira açamo externa comandava o choque que, apavorado, em vez de atirar para cima, atirou atingindo Edson Luís.” LOC: O VELÓRIO DO ESTUDANTE, DURANTE TODA A NOITE, FOI UM GRANDE ATO PÚBLICO, POR ONDE PASSOU PRATICAMENTE TODA A CLASSE ARTÍSTICA. AS PEÇAS DE TEATRO E SHOWS MUSICAIS FORAM CANCELADOS, PARA QUE TODOS FOSSEM À ASSEMBLÉIA. A GRANDE LUTA DOS ARTISTAS, DOS DEPUTADOS E DOS ESTUDANTES ERA PARA IMPEDIR A RETIRADA DO CORPO DALI. LOC: AS NEGOCIAÇÕES PARA QUE O CORTEJO, NO DIA SEGUINTE, PASSASSE EM FRENTE ‘A EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS E DO PALÁCIO GUANABARA FORAM INTENSAS. O GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA, DO MDB, FOI PRATICAMENTE OBRIGADO A INTERVIR JUNTO AO COMANDANTE DO PRIMEIRO EXÉRCITO. LOC: E O ENTERRO TRANSCORREU PACÍFICO, UM DOS ESPETÁCULOS MAIS IMPRESSIONANTES QUE O RIO DE JANEIRO JÁ VIU. O CORTEJO SAIU ÀS QUATRO E MEIA DA TARDE DA ASSEMBLÉIA, COM O CAIXÃO CARREGADO PELOS ESTUDANTES. LOC: FORAM QUASE TRÊS HORAS DE CAMINHADA PARA COBRIR OS SEIS QUILÔMETROS DO CENTRO DA CIDADE AO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, EM BOTAFOGO. AS RUAS DO CENTRO E A CINELÂNDIA FORAM OCUPADAS PELA MULTIDÃO. LOC: NO MEIO DO CAMINHO, A NOITE CAIU, MAS AS LUZES NÃO SE ACENDERAM. FALTOU ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE, E NUNCA SE SOUBE SE FOI SABOTAGEM. LOC: OS CARROS PARARAM NAS RUAS, COM OS FARÓIS ACESOS. QUEM ACOMPANHAVA O ENTERRO IMPROVISOU ARCHOTES COM JORNAIS. DOS EDIFÍCIOS, O POVO DO RIO DESCEU COM VELAS E LANTERNAS. CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS FORAM LEVADAS PELOS PROFESSORES. E O ENTERRO FOI AO SOM DO HINO NACIONAL E DA VALSA DO ADEUS. LOC: O DEPUTADO JAMIL HADDAD ACOMPANHOU A MARCHA QUE FOI AO ENTERRO DE EDSON LUIS DA CINELÂNDIA AO CEMITÉRIO S. JOÃO BATISTA. TEC: “É aquele problema do triste apoteótico, porque todos iam até à janela, alguns jogavam flores, havia cenas como pessoas chorando na rua. Foi, na realidade, uma coisa extremamente tocante, em termos humanitários, o enterro do Edson Luís.” LOC: NO PROGRAMA ESTA NOITE SE IMPROVISA DATV EXCELSIOR, SURGIU UMA RIVALIDADE: NO COMECINHO DA CARREIRA, CHICO BUARQUE E CAETANO VELOSO. O PROGRAMA CONVIDAVA VÁRIOS ARTISTAS PARA UMA COMPETIÇÃO TODO DOMINGO. O APRESENTADOR J. JUNIOR DIZIA UMA PALAVRA E OS COMPETIDORES TINHAM QUE APERTAR RÁPIDO O BOTÃO E LEMBRAR DE UMA CANÇÃO QUE INCLUISSE AQUELA PALAVRA-CHAVE. CHICO BUARQUE ERA DESTAQUE ABSOLUTO, COM UMA FANTÁSTICA MEMÓRIA VISUAL. CAETANO VELOSO VINHA LOGO A SEGUIR, ERAM DUAS FIGURAS INTEIRAMENTE DIFERENTES. CHICO, O TÍPICO RAPAZ DE CLASSE MÉDIA ALTA. OLHOS VERDES, CABELOS BEM APARADOS, BEM VESTIDO, SORRISO TÍMIDO E BEM ELEGANTE, CAETANO COM UM PENTEADO, OU MELHOR, SEM PENTEADO ALGUM, CABELO GRANDE, E COM UM VISUAL QUE PARA AQUELA ÉPOCA, ERA ESTRANHO E DESLEIXADO. LOGO, OS DOIS TINHAM DUAS TORCIDAS DIFERENTES TODO O DOMINGO, MAS O TALENTO DELES JÁ ERA ENORME. Parte 2 - Manifestações estudantis, ditadura TEC: MUSICA SUPERBACANA DE CAETANO. LOC: NAS SEMANAS SEGUINTES AO ENTERRO DE EDSON LUIS, SEGUIRAM-SE VÁRIAS PASSEATAS E MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS EM TOD O PAÍS. A POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO REPRIMIA E ERA RECEBIDA COM PEDRAS E BOLAS DE GUDE NO CHÃO PARA QUE OS CAVALOS CAÍSSEM. DO ALTO DOS EDIFÍCIOS, NO CENTRO DO RIO, OS TRABALHADORES EM ESCRITÓRIOS COMEÇARAM A ATIRAR TAMBÉM OBJETOS NOS POLICIAIS. LOC: UM ATO PÚBLICO FOI PROGRAMADO PARA O DIA PRIMEIRO DE ABRIL. SERIA UMA FORMA IRÔNICA DE COMEMORAR O QUARTO ANIVERSÁRIO DO REGIME MILITAR. E SE TRANSFORMOU EM VERDADEIRA BATALHA CAMPAL ENTRE ESTUDANTES E PMs. O ESTUDANTE DAVI SOUZA NEIVA MORREU COM UM TIRO NO PEITO, 26 CIVIS FORAM FERIDOS E 30 SOLDADOS ATINGIDOS POR CACOS DE VIDRO, PEDRADAS E BOLAS DE GUDE. LOC: A AGITAÇÃO ESTUDANTIL TOMOU CONTA DO PAÍS. EM TODAS AS CAPITAIS, HOUVE CHOQUES COM A POLÍCIA MILITAR. SÓ EM SÃO PAULO, ONDE A PM NÃO INTERVEIO, AS MANIFESTAÇÕES FORAM TRANQUILAS. PARA MISSA DE SÉTIMO DIA DE EDISON LUÍS, NA IGREJA DA CANDELÁRIA, NO CENTRO DO RIO, ESTAVA MONTADO OUTRO CENÁRIO DE GUERRA. LOC: SEGUNDO O JORNALISTA ZUENIR VENTURA, EM SEU LIVRO “1968, O ANO QUE NÃO TERMINOU”, OS PARAQUEDISTAS DO PÁRA-SAR, DA AERONÁUTICA, RECEBERAM ORDENS DE ATIRAR PARA MATAR, A BORDO DE HELICÓPTEROS, NAS PESSOAS QUE JOGASSEM OBJETOS SOBRE A POLÍCIA. LOC: O DIA FOI DE VERDADEIRAS BATALHAS CAMPAIS, COM A TROPA DE CHOQUE E A CAVALARIA ARREMETENDO CONTRA A MULTIDÃO NA CANDELÁRIA. TODOS ESSES FATOS LEVARAM A UMA PRESSÃO INTERNA PELO ENDURECIMENTO PROGRESSIVO DO GOVERNO. LOC: NO DIA SEGUINTE À MISSA, SAIU A PORTARIA 177, DO MINISTRO DA JUSTIÇA, GAMA E SILVA, QUE PROIBIA A FRENTE AMPLA DE LACERDA. E MAIS: QUALQUER JORNAL OU REVISTA QUE DIVULGASSE QUALQUER COISA SOBRE A FRENTE, SERIA APREENDIDA. FICAVAM PROIBIDOS COMÍCIOS, REUNIÕES OU QUALQUER COISA REFERENTE AO MOVIMENTO. LOC: O SENADOR JOSAPHAT MARINHO, À ÉPOCA, PREVIU QUE ERA O INÍCIO DE UMA ESCALADA RUMO À DITADURA FRANCA, SEM SOFISMAS INSTITUCIONAIS. LOC: EM MAIO HOUVE NA FRANÇA O AUGE DAS MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS, A CHAMADA “CHIENLIE”, CACHORRADA, COM BARRICADAS E ENFRENTAMENTOS. EM SÃO PAULO, OS TRABALHADORES EM OSASCO ORGANIZARAM UMA GRANDE E BEM SUCEDIDA GREVE. LOC: TAIGUARA PASSOU RAPIDAMENTE DE CANTOR ROMÂNTICO A CANTOR E COMPOSITOR DE PROTESTO, MAS ELE ERA BOM MESMO COMO ROMÂNTICO DE UNIVERSO NO TEU CORPO DE 68. TEC: ENTRA MÚSICA. LOC: EM 1968 MESMO, TAIGUARA CANTOU UMA MÚSICA DE ALBERTO LANDI, QUE VENCEU NO FESTIVAL DA MÚSICA ESTUDANTIL, CHEGAVA A SOAR ESTRANHO AQUELE ROMANTISMO TODO, NUM ANO DE TANTA RADICALIZAÇÃO POLÍTICA. A MÚSICA SE CHAMAVA HELENA, HELENA. TEC: HELENA, HELENA. LOC: NO DIA 21 DE JUNHO DE 68, HOUVE A CHAMADA “SEXTA-FEIRA SANGRENTA”. ESTUDANTES E POLÍCIA TRAVARAM UMA BATALHA CAMPAL DE MAIS DE DEZ HORAS PELAS RUAS DO RIO. DAS JANELAS, O POVO JOGAVA PEDRAS, TAMPAS DE PRIVADA, GARRAFAS, CINZEIROS, CADEIRAS E ATÉ MÁQUINAS DE ESCREVER. LOC: NO FIM DO DIA, O BALANÇO ERA O SEGUINTE: QUATRO MORTOS, INCLUSIVE O SOLDADO-PM NELSON DE BARROS, ATINGIDO NA CABEÇA POR UM TIJOLO, 23 CIVIS BALEADOS, 35 SOLDADOS FERIDOS POR PEDRADAS, 15 ESPANCADOS PELA POLÍCIA E SEIS INTOXICADOS COM GÁS LACRIMOGÊNEO. LOC: NO AUGE DA CONFUSÃO DURANTE O DIA, ATÉ A BIBLIOTECA NACIONAL FOI INVADIDA POR PMs A CAVALO. NUM DOPS À NOITE HAVIA MIL PESSOAS PRESAS. TINHA SIDO TUDO MUITO PIOR DO QUE EM PARIS. NESTA ÉPOCA, LECIONAVA EM NANTERRE UM PROFESSOR BRASILEIRO, DE 37 ANOS, CHAMADO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. LOC: NA QUARTA-FEIRA SEGUINTE, O DIA 26 DE JUNHO, FOI PROGRAMADA A PASSEATA QUE VIRIA A SE CHAMAR “PASSEATA DOS CEM MIL”. PARA EVITAR MORTES E VIOLÊNCIA, HOUVE DEMORADAS NEGOCIAÇÕES ENTRE ARTISTAS, INTELECTUAIS, A IGREJA. QUERIAM DO GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA QUE NÃO HOUVESSE REPRESSÃO POLICIAL, PORQUE O RESULTADO AÍ SERIA IMPREVISÍVEL. LOC: A PASSEATA DOS CEM MIL ACONTECEU SEM QUALQUER INCIDENTE, PELA AVENIDA RIO BRANCO. TEVE A PARTICIPAÇÃO DE 30 PADRES, A MAIORIA SEM BATINA E QUE LEVARIAM NELSON RODRIGUES A CRIAR A FIGURA SIMBÓLICA DO “PADRE DE PASSEATA, QUE DÁ AULAS DE MARXISMO E DE SEXO”. LOC: UMA COMPLICADA NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA GARANTIU QUE NÃO HAVERIA REPRESSÃO POLICIAL. DAS JANELAS DOS PRÉDIOS, EM VEZ DE TIJOLOS, MÁQUINAS DE ESCREVER, GRAMPEADORES E OBJETOS PESADOS, AS PESSOAS JOGARAM PAPEL PICADO. LOC: O SAMBA E OS GRANDES SAMBISTAS ESTAVAM MEIO POR BAIXO EM 68 POR QUESTÕES DE MERCADO, POR ISSO FOI UMA SURPRESA QUANDO MARTINHO DA VILA, UM EX-SARGENTO DO EXÉRCITO APARECEU COM O PEQUENO BURGUÊS, UMA MÚSICA QUE TINHA TUDO A VER COM A CRISE DO SISTEMA EDUCACIONAL. TEC: PEQUENO BURGUÊS. LOC: AS CHAMADAS MÚSICAS DE FESTIVAL, GERALMENTE PARECIAM FEITAS DE ENCOMENDA, ÀS PRESSAS, MAS ALGUMAS OBRAS PRIMAS NÃO VENCERAM FESTIVAIS, EMBORA TENHAM ENCANTADO TODO O MUNDO. POR EXEMPLO, DOMINGO NO PARQUE DE GILBERTO GIL. UMA NOTICIA POLICIAL COMUM, UM CRIME PASSIONAL, QUE VIROU UMA PEQUENA OBRA PRIMA. E QUE TAL A ROMÂNTICA EU E A BRISA DE JOHNNY ALF, COM A BELA INTERPRETAÇÃO DA PAULISTA MÁRCIA. TEC: DOMINGO NO PARQUE. LOC: A PASSEATA DOS CEM MIL, EM JUNHO, PAROU O RIO DE JANEIRO E DEIXOU O RESTO DO PAÍS EM SUSPENSE. MAS FOI PASSIFICA E PRATICAMENTE SEM INCIDENTES, MAS A MARCHA DA INSENSATEZ NO BRASIL DE 68, ESTAVA ACELERADA. NO PRÓXIMO PROGRAMA, O RADICALISMO DA DIREITA E DA ESQUERDA CHEGAM A UM PONTO INSUSTENTÁVEL. A LUTA ARMADA DA ESQUERDA SE ACELERA. A UnB INVADIDA E UM DISCURSO SEM IMPORTÂNCIA DE UM DEPUTADO, É O PRETEXTO PARA O ATO INSTITUCIONAL Nº5. O MAIS DURO INSTRUMENTO LEGISLATIVO DA HISTÓRIA. MAS ISSO FICA PARA O PRÓXIMO PROGRAMA. ******************************************************************************************************************************************************** TEMA General Costa e Silva, apoiado pela linha dura, é escolhido presidente; Surge a guerrilha urbana, cresce o movimento estudantil; O MDB assume a oposição institucional; Nasce o Tropicalismo; O estudante Edson Luiz é assassinado é assassinado em um restaurante; As manifestações de rua aumentam. **************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. **************************************************************************** ENTREVISTAS Tom Zé; Celso Martinez Correa; Jamil Haddad. **************************************************************************** MÚSICAS Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Soy Loco Por Ti América, de Capinã e Caetano Veloso; Coração Vagabundo, de Caetano Veloso; Viramundo, de Torquato Neto e Gilberto Gil, com Toquinho e Maria Bethânia; Superbacana, de Caetano Veloso; Helena, Helena, de Taiguara; Pequeno Burguês, de Martinho da Vila; Domingo no Parque, de Gilberto Gil.

Parte 2 - Manifestações estudantis e Tropicalismo
28:32

Transcrição
Parte 1 - Governo Costa e Silva, Tropicalismo LOC: NESTA NOSSA VIAGEM PELO SECULO XX, ESTAMOS AGORA NOS ANOS DE 1967, E DE 68, EM PLENO GOVERNO DO MARECHAL ARTUR DA COSTA E SILVA. O PRIMEIRO PRESIDENTE MILITAR DEPOIS DO GOLPE DE 64, COMO VIMOS, O MARECHAL CASTELO BRANCO, TINHA SIDO ATROPELADO PELA LINHA DURA MILITAR, TEVE QUE ACEITAR COSTA E SILVA COMO SEU SUCESSOR. NO PODER, COSTA E SILVA QUIS FAZER O CAMINHO INVERSO, OU SEJA, REDEMOCRATIZAR O PAÍS. A OPOSIÇÃO NO REGIME MILITAR TINHA TRÊS RAMIFICAÇÕES DENTRO DO PAÍS: A PRIMEIRA, A OPOSIÇÃO INSTITUCIONAL, MUITO FRÁGIL, DENTRO DO MDB. A SEGUNDA, A TERRORISTA DE GERRILHA URBANA. E POR ÚLTIMO, O MOVIMENTO ESTUDANTIL QUE GANHOU AS RUAS. OS PRINCIPAIS LÍDERES DO MOVIMENTO ESTUDANTIL ERAM, VLADIMIR PALMEIRA E LUIS TRAVASSOS, ESTE MAIS RADICAL. VLADIMIR PALMEIRA DIZ QUE A PRINCIPAL INFLUÊNCIA DA CORRENTE DELE VINHA DOS ESTADOS UNIDOS, DAS GRANDES MARCHAS PARA OS DIREITOS CIVIS. LOC: EM 1967, VEIO O MOVIMENTO QUE ERA A NEGAÇÃO DA BOSSA NOVA, O TROPICALISMO. A BOSSA NOVA ERA ELITISTA, SE INSPIRAVA NO JAZZ, REJEITAVA BATUCADAS, GUITARRAS ELETRICAS, TINHA UM SOM CONSIDERADO LIMPO. A TROPICÁLIA AO CONTRÁRIO, BUSCAVA AS RAÍZES BRASILEIRAS, A GRANDE ZORRA NACIONAL, AS CONTRADIÇÕES, O CAOS, INCORPORAVA AS GUITARRAS ELETRICAS, A BATUCADA, AS BANANAS DE ABELARDO BARBOSA, O CHACRINHA, E NÃO TINHA VERGONHA DE ASSUMIR A CAFONICE NACIONAL, MAS EM UMA RELEITURA SOFISTICADA DE TUDO. UMA GRANDE SALADA TROPICAL. O NOME TROPICALISMO FOI DADO PELO ARTISTA PLASTICO ELIOTT SICCA. TEC: ALEGRIA ALEGRIA. LOC: O POETA E PUBLICITÁRIO LUIS CARLOS CAPINÃ, FEZ COM CAETANO VELOSO, SOY LOCO POR TI AMERICA, QUE FAZIA UMA MEIA VOLTA NO BRASIL. EM VEZ DE DAR AS COSTAS PARA A AMERICA LATINA E FICA DE FRENTE PARA A EUROPA COMO ERA A TRADIÇÃO AQUI, OS COMPOSITORES SITUAVAM O BRASIL NO CORAÇÃO DA AMÉRICA LATINA. TEC: SOY LOCO POR TI AMÉRICA. LOC: OUTRO COMPOSITOR PIONEIRO DA BOSSA NOVA, TOM ZÉ, DISSE QUE A ESQUERDA ORTODOXA CAIU DE PAU SOBRE O TROPICALISMO. CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL, CAPINÃ, ELE PRÓPRIO TOM ZÉ, ERAM APONTADOS COMO ALIENADOS E ANTI BRASILEIROS, PORQUE USAVAM GUITARRAS E NÃO FAZIAM ALUSÃO DIRETA À POLÍTICA, AO REGIME MILITAR. A INTOLERÂNCIA ERA GRANDE. TEC: “Todas as letras do Tropicalismo uma ou outra eles censuravam porque diziam assim: ‘esses caras são meio estranhos’. Mas eles não entendiam nada do que estava ali. Aliás, nem as esquerdas entendiam, porque diziam que nós éramos alienados, entreguistas, que nós não éramos compositores brasileiros. Naquele tempo se separou, tinha música brasileira e o Tropicalismo, o Tropicalismo não erra música brasileira. Não tinha amizade, não tinha relacionamento com as pessoas, não tinha nada. Fomos separados como postos em quarentena.” LOC: TOM ZÉ DIZ QUE O TROPICALISMO, AO CONTRÁRIO DO QUE SE IMAGINA DUROU MUITO POUCO: TEC: “Ele durou um ano e teve parece que oito dias, que os oito dias, eu contei aqui isso, pra fazer um negócio no caderno Dois do Estado de São Paulo. O Tropicalismo foi uma coisa rapidíssima, a gente está falando hoje numa coisa que não durou uma ano. (...) nós fizemos o enterro o Tropicalismo antes de ele completar uma ano de vida.” LOC: CAETANO VELOSO E GAL COSTA TINHAM SURGIDO A POUCO TEMPO COM A MÚSICA CORAÇÃO VAGABUNDO, CONSIDERADA ALIENADA. TEC: CORAÇÃO VAGABUNDO. LOC: TOM ZÉ CONTA AINDA QUE A TROPICÁLIA TEVE O APOIO DE INTELECTUAIS SOFISTICADOS, MAS NÃO FOI COMPREENDIDA PELA INTELECTUALIDADE DA ESQUERDA MAIS ORTODOXA. TEC: “Foi positiva no mais fino no mais grosso, como dizia aquele personagem de Edgard Allan Poe, lá da Casa de Ashren (?). Os poetas concretos, aprovaram, a alta intelectualidade aprovou a gente, o povão mesmo, o chamado lúpem (?), porque a classe estudantil, no princípio, as esquerdas, a classe média estudantil e tal, eles tinham os artistas deles que eram o Chico Buarque, o Vandré, o Edú Lobo, o Vinícius de Morais... e nós não, nós éramos uma espúria, colocada de fora, e tal. E você vê, eu citei aí artistas maravilhosos. Mas esses artistas foram separados de nós naquele tempo.” LOC: UMA DAS ADESÕES À BOSSA NOVA FOI DO DIRETOR TEATRAL CELSO MARTINEZ CORREA DO GRUPO OFICINA. ELE MONTOU O REI DA VELA, PEÇA COM MAIS DE TRINTA ANOS DE IDADE DE OSWALD DE ANDRADE. MAS DENTRO DO ESPÍRITO DO MOVIMENTO TROPICALISTA, CONTA SABATO MAGALDI. TEC: “Sem dúvida nenhuma, não é, porque a peça eu acho que já propiciava muito isso, porque o primeiro ato se passa no escritório de usura e Abelardo & Abelardo, dos dois agiotas. O segundo ato se passava numa ilha tropical, que é a ilha de Paquetá. E aí com toda aquela fantasia tropical e com todo a expansão sexual. E aí os filhos do Coronel Belarmino são: Heloísa de Lesbos, o próprio nome indica; outra, Joana vulgo (...?); tem um terceiro que e Totó Fruta do Conde. A gente pode ver por essa simples sugestão o que é que isso significa. E, finalmente, o Perdigoto, que era um bêbado e achacador e que queria, já naquela época, criar uma milícia rural para proteger o campo de qualquer possível revolução de esquerda.” LOC: A TROPICÁLIA DUROU POUCO, MAS REVELOU AO BRASIL ALGUNS GRANDES TALENTOS. UM DELES ERA O POETA E COMPOSITOR PIAUIENSE, TORQUATO NETO, QUE SE SUICIDOU MUITO JOVEM, ANTES DOS TRINTA ANOS EM 1972. TORQUATO ERA UM VERDADEIRO MULTIMÍDIA, TALENTO ENORME, MAS O FORTE DELE ERAM OS POEMAS E AS LETRAS DE MÚSICA. VAMOS OUVIR VIRAMUNDO, LETRA DE TORQUATO NETO E MUSICA DE GILBERTO GIL, COM TOQUINHO E MARIA BETHÂNIA. TEC: VIRAMUNDO. LOC: TODA A ESQUERDA BRASILEIRA E AS LIDERANÇAS ESTUDANTIS RECEBERAM O IMPACTO DE DOIS LIVROS PUBLICADOS EM 1967: “O COLAPSO DO POPULISMO NO BRASIL”, DE OTÁVIO IANNI, E “A REVOLUÇÃO BRASILEIRA”, DE CAIO PRADO JÚNIOR. OS DOIS CRITICARAM DURAMENTE O POPULISMO DE GETÚLIO VARGAS E DE JOÃO GOULART. LOC: PARA ELES, HAVIA FRACASSADO A ALIANÇA ENTRE O EMPRESARIADO NACIONAL E O PROLETÁRIADO, TÍPICA DO POPULISMO. A SAÍDA PARA ELES ERA O CAMINHO DO SOCIALISMO SEM ALIANÇAS COM O QUE CHAMAVAM DE “BURGUESIA NACIONAL”, O EMPRESÁRIADO BRASILEIRO. RENEGAVAM TAMBÉM O JOGO POLÍTICO INSTITUCIONAL, AS ALIANÇAS EVENTUAIS COM JK E JANGO. LOC: OU SEJA, A REVOLUÇÃO TERIA QUE VIR DA ELITE INTELECTUAL REVOLUCIONÁRIA. A NEGAÇÃO AO POPULISMO CHEGOU A CINEMA COM GLAUBER ROCHA, EM “TERRA EM TRANSE”, QUE INFLUENCIOU DEMAIS A PRODUÇÃO ARTÍSTICA PÓS-64. LOC: NO FIM DE TARDE DO DIA 28 DE MARÇO, 300 ESTUDANTES DE SEGUNDO GRAU ORGANIZARAM UM PROTESTO CONTRA O FIM DO RESTAURANTE ESTUDANTIL CALABOUÇO, QUE IRIA SER DERRUBADO PARA DAR LUGAR AO VIADUTO DA AVENIDA PERIMETRAL. A POLÍCIA MILITAR, COMO SEMPRE, VEIO CORRENDO. ERAM SEIS DA TARDE, E A NOITE JÁ TINHA CAÍDO SOBRE A CIDADE . LOC: NO TUMULTO, O ASPIRANTE-PM ALUÍSIO RAPOSO ACERTOU COM UM TIRO O CORAÇÃO DO ESTUDANTE EDISON LUÍS DE LIMA SOUTO, DE 18 ANOS. OUTRO MENINO TAMBÉM FOI FERIDO, MAS SOBREVIVEU. LOC: OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM SE REAGRUPAR E LEVARAM O CORPO DE EDISON LUÍS, EM MARCHA ATÉ A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA NA CINELÂNDIA, A CERCA DE UM QUILÔMETRO DALI. NAQUELA HORA, HAVIA UMA SESSÃO, LOGO INTERROMPIDA COM A NOTÍCIA DA CHEGADA DA PASSEATA COM O CADÁVER. LOC: O EX-SENADOR E ENTÃO DEPUTADO ESTADUAL JAMIL HADDAD, MÉDICO, FOI CHAMADO ÀS PRESSAS NO SAGUÃO DA ASSEMBLÉIA EM MEIO AO TUMULTO: TÉC: “Corri e verifiquei que um deles estava vivo, era um ataque catatônico e verifiquei que o outro era o estudante Edson Luís, vim a saber posteriormente, tinha sido atingido por um tiro de um comandante da polícia militar do movimento que foi considerado naquela época como o ‘Movimento Calabouço’, que era uma reação do estudante contra o fechamento do restaurante com refeições baratas para que fosse construído ali um viaduto. Imediatamente, os estudantes adentraram à Assembléia, falei com o presidente, que era o José Bonifácio, o governador era Negrão de Lima (?) e o secretário de saúde àquela época, Hildebrando Marinho, queria que o corpo do estudante fosse levado para o Instituto Médico Legal. Era humanamente impossível retirar o corpo do estudante naquele momento da Assembléia. Comunicamos esse fato ao governador e acabamos fazendo, os médicos legistas apareceram na Assembléia, e no serviço médico foi feita então a autópsia. Posteriormente, eu presidi a Comissão Parlamentar de Inquérito que apurou que tinha sido o aspirante Aluísio que comandava o choque da Polícia Militar na primeira açamo externa comandava o choque que, apavorado, em vez de atirar para cima, atirou atingindo Edson Luís.” LOC: O VELÓRIO DO ESTUDANTE, DURANTE TODA A NOITE, FOI UM GRANDE ATO PÚBLICO, POR ONDE PASSOU PRATICAMENTE TODA A CLASSE ARTÍSTICA. AS PEÇAS DE TEATRO E SHOWS MUSICAIS FORAM CANCELADOS, PARA QUE TODOS FOSSEM À ASSEMBLÉIA. A GRANDE LUTA DOS ARTISTAS, DOS DEPUTADOS E DOS ESTUDANTES ERA PARA IMPEDIR A RETIRADA DO CORPO DALI. LOC: AS NEGOCIAÇÕES PARA QUE O CORTEJO, NO DIA SEGUINTE, PASSASSE EM FRENTE ‘A EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS E DO PALÁCIO GUANABARA FORAM INTENSAS. O GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA, DO MDB, FOI PRATICAMENTE OBRIGADO A INTERVIR JUNTO AO COMANDANTE DO PRIMEIRO EXÉRCITO. LOC: E O ENTERRO TRANSCORREU PACÍFICO, UM DOS ESPETÁCULOS MAIS IMPRESSIONANTES QUE O RIO DE JANEIRO JÁ VIU. O CORTEJO SAIU ÀS QUATRO E MEIA DA TARDE DA ASSEMBLÉIA, COM O CAIXÃO CARREGADO PELOS ESTUDANTES. LOC: FORAM QUASE TRÊS HORAS DE CAMINHADA PARA COBRIR OS SEIS QUILÔMETROS DO CENTRO DA CIDADE AO CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA, EM BOTAFOGO. AS RUAS DO CENTRO E A CINELÂNDIA FORAM OCUPADAS PELA MULTIDÃO. LOC: NO MEIO DO CAMINHO, A NOITE CAIU, MAS AS LUZES NÃO SE ACENDERAM. FALTOU ENERGIA ELÉTRICA NA CIDADE, E NUNCA SE SOUBE SE FOI SABOTAGEM. LOC: OS CARROS PARARAM NAS RUAS, COM OS FARÓIS ACESOS. QUEM ACOMPANHAVA O ENTERRO IMPROVISOU ARCHOTES COM JORNAIS. DOS EDIFÍCIOS, O POVO DO RIO DESCEU COM VELAS E LANTERNAS. CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS FORAM LEVADAS PELOS PROFESSORES. E O ENTERRO FOI AO SOM DO HINO NACIONAL E DA VALSA DO ADEUS. LOC: O DEPUTADO JAMIL HADDAD ACOMPANHOU A MARCHA QUE FOI AO ENTERRO DE EDSON LUIS DA CINELÂNDIA AO CEMITÉRIO S. JOÃO BATISTA. TEC: “É aquele problema do triste apoteótico, porque todos iam até à janela, alguns jogavam flores, havia cenas como pessoas chorando na rua. Foi, na realidade, uma coisa extremamente tocante, em termos humanitários, o enterro do Edson Luís.” LOC: NO PROGRAMA ESTA NOITE SE IMPROVISA DATV EXCELSIOR, SURGIU UMA RIVALIDADE: NO COMECINHO DA CARREIRA, CHICO BUARQUE E CAETANO VELOSO. O PROGRAMA CONVIDAVA VÁRIOS ARTISTAS PARA UMA COMPETIÇÃO TODO DOMINGO. O APRESENTADOR J. JUNIOR DIZIA UMA PALAVRA E OS COMPETIDORES TINHAM QUE APERTAR RÁPIDO O BOTÃO E LEMBRAR DE UMA CANÇÃO QUE INCLUISSE AQUELA PALAVRA-CHAVE. CHICO BUARQUE ERA DESTAQUE ABSOLUTO, COM UMA FANTÁSTICA MEMÓRIA VISUAL. CAETANO VELOSO VINHA LOGO A SEGUIR, ERAM DUAS FIGURAS INTEIRAMENTE DIFERENTES. CHICO, O TÍPICO RAPAZ DE CLASSE MÉDIA ALTA. OLHOS VERDES, CABELOS BEM APARADOS, BEM VESTIDO, SORRISO TÍMIDO E BEM ELEGANTE, CAETANO COM UM PENTEADO, OU MELHOR, SEM PENTEADO ALGUM, CABELO GRANDE, E COM UM VISUAL QUE PARA AQUELA ÉPOCA, ERA ESTRANHO E DESLEIXADO. LOGO, OS DOIS TINHAM DUAS TORCIDAS DIFERENTES TODO O DOMINGO, MAS O TALENTO DELES JÁ ERA ENORME. Parte 2 - Manifestações estudantis, ditadura TEC: MUSICA SUPERBACANA DE CAETANO. LOC: NAS SEMANAS SEGUINTES AO ENTERRO DE EDSON LUIS, SEGUIRAM-SE VÁRIAS PASSEATAS E MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS EM TOD O PAÍS. A POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO REPRIMIA E ERA RECEBIDA COM PEDRAS E BOLAS DE GUDE NO CHÃO PARA QUE OS CAVALOS CAÍSSEM. DO ALTO DOS EDIFÍCIOS, NO CENTRO DO RIO, OS TRABALHADORES EM ESCRITÓRIOS COMEÇARAM A ATIRAR TAMBÉM OBJETOS NOS POLICIAIS. LOC: UM ATO PÚBLICO FOI PROGRAMADO PARA O DIA PRIMEIRO DE ABRIL. SERIA UMA FORMA IRÔNICA DE COMEMORAR O QUARTO ANIVERSÁRIO DO REGIME MILITAR. E SE TRANSFORMOU EM VERDADEIRA BATALHA CAMPAL ENTRE ESTUDANTES E PMs. O ESTUDANTE DAVI SOUZA NEIVA MORREU COM UM TIRO NO PEITO, 26 CIVIS FORAM FERIDOS E 30 SOLDADOS ATINGIDOS POR CACOS DE VIDRO, PEDRADAS E BOLAS DE GUDE. LOC: A AGITAÇÃO ESTUDANTIL TOMOU CONTA DO PAÍS. EM TODAS AS CAPITAIS, HOUVE CHOQUES COM A POLÍCIA MILITAR. SÓ EM SÃO PAULO, ONDE A PM NÃO INTERVEIO, AS MANIFESTAÇÕES FORAM TRANQUILAS. PARA MISSA DE SÉTIMO DIA DE EDISON LUÍS, NA IGREJA DA CANDELÁRIA, NO CENTRO DO RIO, ESTAVA MONTADO OUTRO CENÁRIO DE GUERRA. LOC: SEGUNDO O JORNALISTA ZUENIR VENTURA, EM SEU LIVRO “1968, O ANO QUE NÃO TERMINOU”, OS PARAQUEDISTAS DO PÁRA-SAR, DA AERONÁUTICA, RECEBERAM ORDENS DE ATIRAR PARA MATAR, A BORDO DE HELICÓPTEROS, NAS PESSOAS QUE JOGASSEM OBJETOS SOBRE A POLÍCIA. LOC: O DIA FOI DE VERDADEIRAS BATALHAS CAMPAIS, COM A TROPA DE CHOQUE E A CAVALARIA ARREMETENDO CONTRA A MULTIDÃO NA CANDELÁRIA. TODOS ESSES FATOS LEVARAM A UMA PRESSÃO INTERNA PELO ENDURECIMENTO PROGRESSIVO DO GOVERNO. LOC: NO DIA SEGUINTE À MISSA, SAIU A PORTARIA 177, DO MINISTRO DA JUSTIÇA, GAMA E SILVA, QUE PROIBIA A FRENTE AMPLA DE LACERDA. E MAIS: QUALQUER JORNAL OU REVISTA QUE DIVULGASSE QUALQUER COISA SOBRE A FRENTE, SERIA APREENDIDA. FICAVAM PROIBIDOS COMÍCIOS, REUNIÕES OU QUALQUER COISA REFERENTE AO MOVIMENTO. LOC: O SENADOR JOSAPHAT MARINHO, À ÉPOCA, PREVIU QUE ERA O INÍCIO DE UMA ESCALADA RUMO À DITADURA FRANCA, SEM SOFISMAS INSTITUCIONAIS. LOC: EM MAIO HOUVE NA FRANÇA O AUGE DAS MANIFESTAÇÕES ESTUDANTIS, A CHAMADA “CHIENLIE”, CACHORRADA, COM BARRICADAS E ENFRENTAMENTOS. EM SÃO PAULO, OS TRABALHADORES EM OSASCO ORGANIZARAM UMA GRANDE E BEM SUCEDIDA GREVE. LOC: TAIGUARA PASSOU RAPIDAMENTE DE CANTOR ROMÂNTICO A CANTOR E COMPOSITOR DE PROTESTO, MAS ELE ERA BOM MESMO COMO ROMÂNTICO DE UNIVERSO NO TEU CORPO DE 68. TEC: ENTRA MÚSICA. LOC: EM 1968 MESMO, TAIGUARA CANTOU UMA MÚSICA DE ALBERTO LANDI, QUE VENCEU NO FESTIVAL DA MÚSICA ESTUDANTIL, CHEGAVA A SOAR ESTRANHO AQUELE ROMANTISMO TODO, NUM ANO DE TANTA RADICALIZAÇÃO POLÍTICA. A MÚSICA SE CHAMAVA HELENA, HELENA. TEC: HELENA, HELENA. LOC: NO DIA 21 DE JUNHO DE 68, HOUVE A CHAMADA “SEXTA-FEIRA SANGRENTA”. ESTUDANTES E POLÍCIA TRAVARAM UMA BATALHA CAMPAL DE MAIS DE DEZ HORAS PELAS RUAS DO RIO. DAS JANELAS, O POVO JOGAVA PEDRAS, TAMPAS DE PRIVADA, GARRAFAS, CINZEIROS, CADEIRAS E ATÉ MÁQUINAS DE ESCREVER. LOC: NO FIM DO DIA, O BALANÇO ERA O SEGUINTE: QUATRO MORTOS, INCLUSIVE O SOLDADO-PM NELSON DE BARROS, ATINGIDO NA CABEÇA POR UM TIJOLO, 23 CIVIS BALEADOS, 35 SOLDADOS FERIDOS POR PEDRADAS, 15 ESPANCADOS PELA POLÍCIA E SEIS INTOXICADOS COM GÁS LACRIMOGÊNEO. LOC: NO AUGE DA CONFUSÃO DURANTE O DIA, ATÉ A BIBLIOTECA NACIONAL FOI INVADIDA POR PMs A CAVALO. NUM DOPS À NOITE HAVIA MIL PESSOAS PRESAS. TINHA SIDO TUDO MUITO PIOR DO QUE EM PARIS. NESTA ÉPOCA, LECIONAVA EM NANTERRE UM PROFESSOR BRASILEIRO, DE 37 ANOS, CHAMADO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. LOC: NA QUARTA-FEIRA SEGUINTE, O DIA 26 DE JUNHO, FOI PROGRAMADA A PASSEATA QUE VIRIA A SE CHAMAR “PASSEATA DOS CEM MIL”. PARA EVITAR MORTES E VIOLÊNCIA, HOUVE DEMORADAS NEGOCIAÇÕES ENTRE ARTISTAS, INTELECTUAIS, A IGREJA. QUERIAM DO GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA QUE NÃO HOUVESSE REPRESSÃO POLICIAL, PORQUE O RESULTADO AÍ SERIA IMPREVISÍVEL. LOC: A PASSEATA DOS CEM MIL ACONTECEU SEM QUALQUER INCIDENTE, PELA AVENIDA RIO BRANCO. TEVE A PARTICIPAÇÃO DE 30 PADRES, A MAIORIA SEM BATINA E QUE LEVARIAM NELSON RODRIGUES A CRIAR A FIGURA SIMBÓLICA DO “PADRE DE PASSEATA, QUE DÁ AULAS DE MARXISMO E DE SEXO”. LOC: UMA COMPLICADA NEGOCIAÇÃO COM O GOVERNADOR NEGRÃO DE LIMA GARANTIU QUE NÃO HAVERIA REPRESSÃO POLICIAL. DAS JANELAS DOS PRÉDIOS, EM VEZ DE TIJOLOS, MÁQUINAS DE ESCREVER, GRAMPEADORES E OBJETOS PESADOS, AS PESSOAS JOGARAM PAPEL PICADO. LOC: O SAMBA E OS GRANDES SAMBISTAS ESTAVAM MEIO POR BAIXO EM 68 POR QUESTÕES DE MERCADO, POR ISSO FOI UMA SURPRESA QUANDO MARTINHO DA VILA, UM EX-SARGENTO DO EXÉRCITO APARECEU COM O PEQUENO BURGUÊS, UMA MÚSICA QUE TINHA TUDO A VER COM A CRISE DO SISTEMA EDUCACIONAL. TEC: PEQUENO BURGUÊS. LOC: AS CHAMADAS MÚSICAS DE FESTIVAL, GERALMENTE PARECIAM FEITAS DE ENCOMENDA, ÀS PRESSAS, MAS ALGUMAS OBRAS PRIMAS NÃO VENCERAM FESTIVAIS, EMBORA TENHAM ENCANTADO TODO O MUNDO. POR EXEMPLO, DOMINGO NO PARQUE DE GILBERTO GIL. UMA NOTICIA POLICIAL COMUM, UM CRIME PASSIONAL, QUE VIROU UMA PEQUENA OBRA PRIMA. E QUE TAL A ROMÂNTICA EU E A BRISA DE JOHNNY ALF, COM A BELA INTERPRETAÇÃO DA PAULISTA MÁRCIA. TEC: DOMINGO NO PARQUE. LOC: A PASSEATA DOS CEM MIL, EM JUNHO, PAROU O RIO DE JANEIRO E DEIXOU O RESTO DO PAÍS EM SUSPENSE. MAS FOI PASSIFICA E PRATICAMENTE SEM INCIDENTES, MAS A MARCHA DA INSENSATEZ NO BRASIL DE 68, ESTAVA ACELERADA. NO PRÓXIMO PROGRAMA, O RADICALISMO DA DIREITA E DA ESQUERDA CHEGAM A UM PONTO INSUSTENTÁVEL. A LUTA ARMADA DA ESQUERDA SE ACELERA. A UnB INVADIDA E UM DISCURSO SEM IMPORTÂNCIA DE UM DEPUTADO, É O PRETEXTO PARA O ATO INSTITUCIONAL Nº5. O MAIS DURO INSTRUMENTO LEGISLATIVO DA HISTÓRIA. MAS ISSO FICA PARA O PRÓXIMO PROGRAMA. ******************************************************************************************************************************************************** TEMA General Costa e Silva, apoiado pela linha dura, é escolhido presidente; Surge a guerrilha urbana, cresce o movimento estudantil; O MDB assume a oposição institucional; Nasce o Tropicalismo; O estudante Edson Luiz é assassinado é assassinado em um restaurante; As manifestações de rua aumentam. **************************************************************************** LOCUÇÃO Cezar Motta, Taís Vivaqua e João Marques. **************************************************************************** ENTREVISTAS Tom Zé; Celso Martinez Correa; Jamil Haddad. **************************************************************************** MÚSICAS Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Soy Loco Por Ti América, de Capinã e Caetano Veloso; Coração Vagabundo, de Caetano Veloso; Viramundo, de Torquato Neto e Gilberto Gil, com Toquinho e Maria Bethânia; Superbacana, de Caetano Veloso; Helena, Helena, de Taiguara; Pequeno Burguês, de Martinho da Vila; Domingo no Parque, de Gilberto Gil.

Ao vivo
00:0000:00