6 - Instalação da CSN, criação do salário mínimo e o Brasil na Segunda Guerra Mundial
Temas do programa:
A Década de 30; A Constituição de 1934; O cangaço no Nordeste; A Intentona Comunista; A Constituição de 37; O Brasil na 2º Guerra Mundial.
Transcrição
Parte 1
Constituição de 1934, A década de 30, O cangaço no Nordeste
LOC: COM A ELEIÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE, GETÚLIO SE LIVROU DA TUTELA DOS TENENTES, E CONTINUOU A IMPOR SUAS IDÉIAS. A NOVIDADE NA CONSTITUINTE ERAM OS 40 DEPUTADOS CLASSISTAS, SEM VOTO, O QUE SE MOSTROU UM FRACASSO. ERAM MENOS LEGÍTIMOS E DESPREPARADOS DIANTE DOS OUTROS 214 ELEITOS.
LOC: SE A CONSTITUIÇÃO DE 1891 ERA COPIADA DA NORTE-AMERICANA, A CONSTITUIÇÃO DE 1934 SAIU COPIADA DA REPÚBLICA ALEMÃ DO WEIMAR, QUE VIGOROU ENTRE AS DUAS GRANDES GUERRAS. ERA UMA CONSTITUIÇÃO DETALHISTA, QUE PREVIA DIREITOS SOCIAIS, SEM ACABAR COM OS DIREITOS E GARANTIAS DA OUTRA, A DE 91.
LOC: EXEMPLO DE INSTRUMENTO SOCIAL: A CONSTITUIÇÃO DE 34 GARANTIA O DIREITO À PROPRIEDADE, DESDE QUE NÃO FOSSE CONTRA O INTERESSE SOCIAL OU COLETIVO. FOI UMA CARTA QUE INTRODUZIU TAMBÉM O DIREITO DO ESTADO PARA INTERVIR NA ECONOMIA, MONOPOLIZANDO SETORES ESTRATÉGICOS.
LOC: ERA O DEDO DE GETÚLIO VARGAS, QUE COMEÇOU ALI A CRIAR A BUROCRACIA FEDERAL BRASILEIRA, A TECNOCRACIA NACIONAL, QUE VIRIA A CONQUISTAR MAIS E MAIS PODER AO LONGO DOS ANOS.
LOC: A CARTA DE 34 TINHA A JORNADA DE TRABALHO DE OITO HORAS, O DESCANSO SEMANAL REMUNERADO, A INDENIZAÇÃO AO EMPREGADO DEMITIDO SEM JUSTA-CAUSA, A PROTEÇÃO À GESTANTE. ERA O ESTADO SOCIAL CRIADO NO BRASIL. MAS AO MESMO TEMPO, VINHAM JUNTO VÁRIOS SINAIS QUE INDICAVAM O GOLPE DE 37, QUE INSTITUIU O ESTADO NOVO, UMA DITADURA QUE DUROU ATÉ 1945.
LOC: GETÚLIO PROCUROU MODERNIZAR A CIDADE, INDUSTRIALIZAR O PAÍS, E PARA ISSO SE COMPÔS COM A VELHA OLIGARQUIA RURAL. REFORMA AGRÁRIA, NEM PENSAR. TANTO QUE CRIOU DOIS PARTIDOS: UM PRA A CIDADE, O PTB, PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO, QUE BUSCAVA AFASTAR O POVO DA SEDUÇÃO DO COMUNISMO, E UM OUTRO PARTIDO PARA OS CORONÉIS RURAIS, O PSD, PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO.
LOC: GETÚLIO ANISTIOU DÍVIDAS DE FAZENDEIROS FALIDOS, EMPRESTOU MAIS DINHEIRO A ELES, DEVOLVEU FAZENDAS DE CAFÉ HIPOTECADAS JUNTO AO BANCO DO BRASIL. POR ISSO GANHOU DAS ESQUERDAS UM ACRÉSCIMO AO SEU APELIDO: "PAI DOS POBRES... E MÃE DOS RICOS". ALÉM DA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, GETÚLIO CRIOU OS INSTITUTOS DE APOSENTADORIA E PENSÕES DOS MARÍTIMOS, DOS COMERCIÁRIOS, DOS BANCÁRIOS, DOS INDUSTRIÁRIOS. ESSES INSTITUTOS FINANCIAVAM CASA PRÓPRIA E PRESTAVAM ASSISTÊNCIA MÉDICA AOS ASSOCIADOS.
TÉC: Música "Muié Rendeira"
LOC: AS DÉCADAS DE 20 E 30 FORAM O APOGEU DO CANGAÇO, QUE VINHA DESDE O COMEÇO DO SÉCULO. ERA O BANDITISMO DO SERTÃO NORDESTINO, MAS COM ORIGENS NA PROFUNDA CRISE SOCIAL DA REGIÃO.
LOC: ESTA MÚSICA, DO FOLCLORE POPULAR, CANTADA POR VOLTA SECA VIROU UM SÍMBOLO DO CANGAÇO ESTILIZADO PELO CINEMA. MAS A COISA ERA SÉRIA. O CANGAÇO ERA O RESULTADO DO LATIFÚNDIO E DA SECA NO NORDESTE, QUE DEIXAVA MILHARES DE DESEMPREGADOS E SEM-TERRA. PARA OS MISERÁVEIS, SÓ HAVIA DUAS MANEIRAS DE SOBREVIVER:
LOC: MIGRAR PRO SUL, OU ENTRAR PRO CANGAÇO, PRA UM DOS BANDOS QUE VAGAVAM PELO SERTÃO INVADINDO FAZENDAS, ROUBANDO E MATANDO PRA COMER. O PRÓPRIO LAMPIÃO ERA UM DESSES COITADOS. VIRGULINO FERREIRA DA SILVA ERA FILHO DE PEQUENOS AGRICULTORES EM SERRA TALHADA, PERNAMBUCO.
TÉC: Música "Lamento De Exu", Em Bg Durante Todo O Texto, Subindo E Separando Alguns Locs.
LOC: A FAMÍLIA DELE FOI TODA MORTA PELOS PODEROSOS LOCAIS, OS SATURNINOS E OS NOGUEIRAS. VIRGULINO E SEUS IRMÃOS ANTÔNIO, EZEQUIEL E LIVINO TIVERAM QUE FUGIR PRA ALAGOAS E SE JUNTAR AO BANDO DE SEBASTIÃO PEREIRA, O SINHÔ, O MAIS FAMOSO CANGACEIRO DA ÉPOCA.
ISTO FOI EM 1918.
LOC: MAS LOGO, VIRGULINO, COM O APELIDO DE LAMPIÃO, ASSUMIU O COMANDO DO BANDO E ESPALHOU O TERROR NO NORDESTE POR 20 ANOS. ATACOU FAZENDAS, VILAS, E ATÉ CIDADES COMO MOSSORÓ, A SEGUNDA MAIOR DO RIO GRANDE DO NORTE E PERTO DO LITORAL, SOUSA, NA PARAÍBA, E LIMOEIRO, NO CEARÁ.
LOC: PEQUENOS BANDOS, DE VEZ EM QUANDO, SE JUNTAVAM AO DE LAMPIÃO, COMO O DE CORISCO, O DIABO LOURO, E MASSILON. OS BANDOS TINHAM TAMANHOS VARIÁVEIS, RECEBIAM ADESÕES E TINHAM DESERÇÕES. LAMPIÃO, POR EXEMPLO, SAIU UMA VEZ DE JUAZEIRO, NO CEARÁ, COM 22 HOMENS E CHEGOU A PERNAMBUCO COM MAIS DE CEM. NO ANO SEGUINTE, QUANDO ATACOU MOSSORÓ, TINHA 53.
LOC: ATÉ AS MULHERES DO BANDO ERAM FAMOSAS, COMO MARIA BONITA, MULHER DE LAMPIÃO, DADÁ, MULHER DE CORISCO, SEBASTIANA, MULHER DE MOITA BRAVA, ENEDINA E OUTRAS.
LOC: LAMPIÃO E OUTROS BANDOS TINHAM ATÉ ACORDOS COM ALGUNS DONOS DE FAZENDA: NÃO INCOMODAVAM NINGUÉM ALI, DESDE QUE DESSEM A TODO O BANDO ABRIGO, ROUPAS, COMIDA E ARMAS. EM 1925, EM JUAZEIRO, OS CORONÉIS LOCAIS DERAM A LAMPIÃO ARMAS E COMIDA, PARA QUE ATACASSE A COLUNA PRESTES, QUE IA PASSAR POR ALI.
LOC: LAMPIÃO ACEITOU, MAS VIU DE LONGE A COLUNA PASSAR, SEM CUMPRIR SUA PARTE NO TRATO. DEPOIS, EXPLICOU, MAIS OU MENOS O SEGUINTE, CLARO QUE COM OUTRAS PALAVRAS: "CANGAÇO É UM MEIO DE VIDA. NÓS NÃO SOMOS SOLDADOS E ESTA GUERRA AÍ NÃO É NOSSA".
TÉC: Sobe O Som De "Lamento De Exu".
LOC: O BANDO DE LAMPIÃO FOI CERCADO E DIZIMADO EM ANGICOS, SERTÃO DE ALAGOAS, EM 1938, DEPOIS DE 20 ANOS DE ATIVIDADE. ERA O FIM DO "GOVERNADOR DO SERTÃO", DO "REI DO CANGAÇO", QUE FOI DECAPITADO COM A MULHER, MARIA BONITA. O CANGAÇO FOI ROMANTIZADO EM MÚSICAS E FILMES POR DUAS OU TRÊS
DÉCADAS DEPOIS DISSO.
LOC: EM 1935, VEIO O LEVANTE COMUNISTA, CHAMADO PELOS MILITARES ATÉ HOJE DE "INTENTONA". EM ABRIL DE 35, O EX-TENENTE LUÍS CARLOS PRESTES VEIO DESDE MOSCOU COM A MULHER ALEMÃ, OLGA BENÁRIO, PRA LIDERAR A REVOLUÇÃO COMUNISTA NO BRASIL.
TÉC: O Bg Pode Ser Richard Wagner, Disco Emprestado Pela Marisa. Até O Fim Do Texto.
LOC: COMO ASSESSORES DE PRESTES, O GOVERNO SOVIÉTICO IMPÔS O ALEMÃO ARTHUR EWERT, EX-DEPUTADO, QUE VEIO COM O CODINOME DE HARRY BERGER E PASSAPORTE NORTE-AMERICANO, E A MULHER DELE, ELISE, E MAIS O ARGENTINO RODOLFO GHIOLDI. MAS PRESTES TRABALHAVA COM INFORMAÇÕES E DADOS ERRADOS.
LOC: EM JULHO DE 35, FORMOU-SE A ALIANÇA NACIONAL LIBERTADORA, SOB A LIDERANÇA DE LUÍS CARLOS PRESTES E MIGUEL COSTA, E SETORES DEMOCRÁTICOS E NACIONALISTAS. A FRENTE DENUNCIAVA QUE O GOVERNO VARGAS CADA VEZ MAIS SE CHEGAVA PARA OS LADOS DO INTEGRALISMO, DA EXTREMA-DIREITA.
LOC: LOGO, LOGO, A ALIANÇA FOI CONSIDERADA ILEGAL, PELO MEDO QUE INSPIRAVA. ERA A PRIMEIRA VEZ QUE SETORES LIBERAIS SE UNIAM AOS COMUNISTAS, AOS NACIONALISTAS, AOS SINDICATOS. E JÁ HAVIA TAMBÉM O QUADRO INTERNACIONAL, DE FASCISTAS E NAZISTAS CONTRA COMUNISTAS.
LOC: COM A PERSEGUIÇÃO DO GOVERNO CONTRA A ALIANÇA, OS COMUNISTAS RESOLVERAM, ENTÃO, DESENCADEAR A REVOLUÇÃO. PRESTES ACREDITOU NA AVALIAÇÃO DO SECRETÁRIO- GERAL DO PARTIDO, ANTÔNIO MACIEL BONFIM, CODINOME "MIRANDA", NETO DO ANTÔNIO CONSELHEIRO DE CANUDOS. ELE GARANTIU QUE A REVOLUÇÃO ESTAVA MADURA, HAVIA APOIO EM QUASE TODOS OS ESTADOS, E QUE OS OPERÁRIOS IRIAM ADERIR.
LOC: NÃO ACONTECEU NADA DISSO. O MOVIMENTO FOI DEFLAGRADO ANTES DA HORA PELOS MILITARES DE NATAL, NO RIO GRANDE DO NORTE, NO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 1935. NO COMANDO, UM SARGENTO E UM CABO. O PRÓPRIO GOVERNADOR RAFAEL FERNANDES FOI POSTO PRA CORRER.
LOC: FORAM QUATRO DIAS DE UMA ESPÉCIE DE MISTURA DE GOVERNO REVOLUCIONÁRIO COMUNISTA E CARNAVAL. O POVO ADERIU, INVADIU OS QUARTÉIS, ROUBOU AS FARDAS. POR DECRETO REVOLUCIONÁRIO, O TRANSPORTE PÚBLICO PASSOU A SER GRÁTIS.
LOC: OS COFRES DOS BANCOS FORAM ARROMBADOS E O DINHEIRO DISTRIBUÍDO À POPULAÇÃO; UMA FESTA. MAS QUATRO DIAS DEPOIS, O EXÉRCITO CHEGOU, PRENDEU TODO MUNDO E ACABOU COM A COMUNA DE NATAL. EM RECIFE, O LEVANTE DUROU 24 HORAS E TAMBÉM FOI SUFOCADO.
LOC: NO RIO, PRESTES, OLGA, RODOLFO GHIOLDI E ARTHUR EWERT FORAM PEGOS DE SURPRESA PELO LEVANTE EM NATAL. MAS NÃO O GOVERNO E O COMANDANTE DO PRIMEIRO EXÉRCITO, GENERAL EURICO GASPAR DUTRA. ELES JÁ TINHAM INFORMAÇÕES DE TRAIDORES INFILTRADOS ENTRE O PESSOAL DE PRESTES.
LOC: O LEVANTE COMUNISTA NO RIO COMEÇOU ÀS TRÊS DA MANHÃ DO DIA 27 DE NOVEMBRO DE 35. FICOU RESTRITA AO TERCEIRO REGIMENTO DE INFANTARIA, NA PRAIA VERMELHA, E À ESCOLA DE AVIAÇÃO MILITAR. DUTRA CERCOU A PRAIA VERMELHA E À UMA DA TARDE JÁ TINHA TUDO SOB CONTROLE, COM A PRISÃO DO CAPITÃO AGILDO BARATA, TIO DO COMEDIANTE AGILDO RIBEIRO.
LOC: OS TRAIDORES ERAM O CASAL ALEMÃO QUE VEIO JUNTO COM ARTHUR EWERT E A MULHER, E QUE SERVIAM DE MOTORISTAS DE PRESTES. ERAM, NA VERDADE, AGENTES DA GESTAPO, A POLÍCIA DE HITLER, E SEGUIAM OS PASSOS DOS CONTERRÂNEOS OLGA, ARTHUR EWERT E ELISE. O EMBAIXADOR BRASILEIRO EM BERLIM, MONIZ ARAGÃO, TINHA ÓTIMAS RELAÇÕES COM O TERCEIRO REICH...
TÉC: sobe o som do bg, com WAGNER.
LOC: ESMAGADO O LEVANTE, ERA A HORA DA CAÇA A LUÍS CARLOS PRESTES. ATÉ A CIA PARTICIPOU. OS PODEROSOS DO GOVERNO GETÚLIO PASSARAM A SER OS GENERAIS DUTRA E GÓIS MONTEIRO, E MAIS O CHEFE DE POLÍCIA FILINTO MULLER, QUE TINHA ACESSO A TODAS AS REUNIÕES MINISTERIAIS. FILINTO TINHA UMA DIFERENÇA PESSOAL COM PRESTES: FORA EXPULSO DA COLUNA PRESTES, EM 1926, ACUSADO DE COVARDIA E ROUBO.
LOC: LUÍS CARLOS PRESTES E OLGA BENÁRIO FORAM PRESOS EM UMA CASA DA RUA HONÓRIO, NO MÉIER, EM FEVEREIRO DE 1936, ÀS VÉSPERAS DO CARNAVAL. UM CARNAVAL TRISTE, COM MUITA CHUVA E REPRIMIDO PELA POLÍCIA POLÍTICA DE FILINTO MULLER. BAILES, SÓ ATÉ ÀS DEZ DA NOITE. BATALHAS DE CONFETE NAS RUAS, SÓ COM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA E POLICIAMENTO RIGOROSO.
LOC: NO RÁDIO, SUCESSOS COMO "ADÃO, MEU QUERIDO ADÃO", CANTADA POR CARMEM MIRANDA, A "MARCHINHA DO GRANDE GALO", DE LAMARTINE BABO, E "É BOM PARAR", DE NOEL ROSA, CANTADA POR FRANCISCO ALVES
LOC: BEATRIZ BANDEIRA RYFF FOI UMA DAS MILITANTES DO PARTIDO COMUNISTA PRESAS EM 35. OS LIVROS "MEMÓRIA DO CÁRCERE", DE GRACILIANO RAMOS, E "OLGA", DE FERNANDO MORAIS, INFORMAM QUE ELA FOI COMPANHEIRA DE PRISÃO DA MULHER DE PRESTES. MAS, HOJE, ELA GARANTE QUE NÃO CHEGOU A ENCONTRAR-SE COM OLGA BENÁRIO NA PRISÃO:
Técnica: entrevista com Beatriz: “lamentavelmente, não fiquei detida tempo suficiente para conhecer Olga Benário. (?) foi libertada no dia 2 (?) de maio e a Olga só entrou na sala quatro na segunda quinzena de maio, quando eu já não estava mais lá, portanto. Fica bem claro isso. Havia pessoas interessantíssimas na mesma sala que eu, cuja convivência era enriquecedora. Por exemplo, Nise da Silveira, que é uma figura extraordinária, Maria Werneck de Castro, Eugênia Álvaro Moreira, Rosa Meirelles; uma bancária que era também muito interessante que era a Francisca Moura.
LOC: O SENADOR ROBERTO FREIRE QUE CHEGOU A SER SECRETÁRIO-GERAL DO ANTIGO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO, HOJE PPS, RECONHECE QUE O LEVANTE COMUNISTA DE 35 FOI UM ERRO, MAS ELE PRÓPRIO CONSIDERA QUE O PARTIDO COMUNISTA SIMBOLIZA A PRÓPRIA LUTA PELOS DIREITOS SOCIAIS NO BRASIL:
Técnica: Roberto Freire: “Tem que contar isso, como contou ferreira Gullar. Nada melhor do que um poeta. Ferreira Gullar, quando o Partido Comunista Brasileiro fez 60 anos, exatamente 1982, ele publicou um poema em que ele dizia que eram poucos os que se reuniram pra fundar, em 1922. Exatamente 9. E ele diz que tiveram dificuldades, inclusive, em cantar “Internacional”; tiveram que catar bem baixinho para que os vizinhos não denunciassem à polícia. E, alguns daqueles delegados de alguns estados brasileiros não conseguiram chegar. Forma presos. Conseguiram chegar 9. E fundaram, lá o PCB, em Niterói. E depois de 60 anos Ferreira Gullar termina dizendo o seguinte: “Faz 60 anos que isso aconteceu. O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil, mas quem contar a história do nosso povo e seus heróis, tem que falar dele, ou estará mentindo.” Isso é interessante pra dizer que nós cometemos muitos erros, e é verdade. Agora, ninguém pode contar a história da luta do povo brasileira, luta que hoje ainda está inconclusa. Luta pela reforma agrária, pela justiça social, por uma sociedade maior dignidade, de menos excluídos, como hoje fala a igreja brasileira, não vai deixar de contar a história desses brasileiros que são tão patriotas como qualquer outro. E que alguns deram até suas vidas.
LOC: DEPOIS DISSO, HOUVE A ASCENSÃO DO NAZI-FASCISMO DE HITLER, MUSSOLINI E FRANCO NA EUROPA, QUE DEU NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, E A ESCALADA DA DIREITA NO BRASIL.
Técnica: (alemão)
LOC: A VERSÃO CABOCLA DO NAZI-FASCISMO ERAM OS INTEGRALISTAS DE PLÍNIO SALGADO, QUE TENTARAM UM GOLPE EM 1937. FOI INSTITUÍDA UMA "LEI DE SEGURANÇA NACIONAL", A PRIMEIRA DELAS AQUI NO BRASIL, E QUE DEU BASE PARA A PRISÃO DE TODO MUNDO QUE FOSSE SUSPEITO DO CRIME DE "ESQUERDISMO".
LOC: ERAM DEZESSETE MIL PRESOS POLÍTICOS. INCLUSIVE INTELECTUAIS COMO GRACILIANO RAMOS, HERMES LIMA, PATRÍCIA GALVÃO, A PAGU, E PERSONAGENS DA CULTURA POPULAR, COMO MÁRIO LAGO. O PARTIDO COMUNISTA MANDOU EXECUTAR OS SUSPEITOS DE TRAIÇÃO, COMO A MULHER DO EX-SECRETÁRIO GERAL ANTÔNIO MACIEL BONFIM, ELZA FERNANDES, OU ELVIRA COLÔNIO.
LOC: MAS HÁ QUEM GARANTA QUE ELVIRA NÃO TRAIU OS COLEGAS DO PARTIDO COMUNISTA, SERA APENAS UMA MOÇA DE 21 ANOS, INGÊNUA E ANALFABETA, VÍTIMA DE UM ERRO DE AVALIAÇÃO DE UM TRIBUNAL SECRETO SECTÁRIO, APAVORADO E ACUADO PELA CLANDESTINIDADE.
LOC: 1935 FOI TAMBÉM O ANO DA CRIAÇÃO DA RÁDIO NACIONAL, QUE VIRIA A SER DEPOIS, NOS ANOS 40 E 50, A HOLLYWOOD BRASILEIRA, UMA ESPÉCIE DE TEVÊ GLOBO ANTES DA ERA DA TELEVISÃO.
LOC: ESTE PREFIXO QUE NÓS VAMOS OUVIR ERA USADO NA ABERTURA E NO ENCERRAMENTO DAS TRANSMISSÕES, E QUANDO A RÁDIO VOLTAVA AO AR, DEPOIS DE ALGUM PROBLEMA TÉCNICO:
TÉC: Prefixo Da Rádio Nacional, Com "Luar Do Sertão".
LOC: VIERAM ANOS DE CHUMBO. GETÚLIO VARGAS, SOB PRESSÃO DOS GENERAIS GÓIS MONTEIRO E EURICO GASPAR DUTRA, E SOB INSPIRAÇÃO NAZI-FASCISTA, INSTALOU EM 1937 A DITADURA DO "ESTADO NOVO". A BASE CONSTITUCIONAL FOI DADA PELO MINISTRO DA JUSTIÇA, O MINEIRO FRANCISCO CAMPOS, O "CHICO CIÊNCIA", O PRIMEIRO DOS JURISTAS ESPECIALIZADOS EM ATOS INSTITUCIONAIS, CHAMADOS: OS LEGISLADORES DAS DITADURAS.
LOC: OS GOVERNADORES DOS ESTADOS FORAM SEDUZIDOS POR NEGRÃO DE LIMA PARA APOIAR O GOLPE. ELE PERCORREU TODOS OS ESTADOS NUM HIDROAVIÃO. OS PRETEXTOS PARA O AUTO-GOLPE FORAM O LEVANTE DOS INTEGRALISTAS E O PLANO COHEN, UMA GRANDE FARSA.
LOC: O PLANO COHEN ERA O SEGUINTE: O ENTÃO CAPITÃO OLÍMPIO MOURÃO FILHO, DEVIDAMENTE ORIENTADO, FORJOU UM PLANO DE TOMADA DE PODER PELO COMUNISMO INTERNACIONAL, UMA ESPÉCIE DE "INTENTONA DOIS, A MISSÃO".
LOC: FOI O PRETEXTO FINAL PARA O GOLPE DO ESTADO NOVO, EM 1937. PARA OS LIBERAIS E AS OLIGARQUIAS, GETÚLIO ARGUMENTOU QUE HAVIA A AMEAÇA COMUNISTA DA NOVA INTENTONA. PARA A ESQUERDA E TAMBÉM PARA OS LIBERAIS, GETÚLIO DISSE QUE OS INTEGRALISTAS AMEAÇAVAM TOMAR O PODER. OS IDEÓLOGOS DO ESTADO NOVO FORAM FRANCISCO CAMPOS, O "CHICO CIÊNCIA", CHEFE DO DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E PROPAGANDA, O DIP, LOURIVAL FONTES, E AZEVEDO AMARAL. VAMOS OUVIR VARGAS ANUNCIANDO O ESTADO NOVO:
TÉC: Getúlio Vargas: (?)
LOC: MUITOS INTELECTUAIS ADERIRAM. OS JURISTAS PONTES DE MIRANDA, AGAMENON MAGALHÃES, OLIVEIRA VIANNA, MACEDO SOARES, GENOLINO AMADO E OSWALDO ARANHA, ENTRE OUTROS. PARA GOVERNAR OS ESTADOS, GETÚLIO NOMEOU INTERVENTORES COMO SEU GENRO AMARAL PEIXOTO NO RIO, SEU CONCUNHADO BENEDITO VALADARES EM MINAS GERAIS, PEDRO LUDOVICO EM GOIÁS, CORDEIRO DE FARIAS NO RIO GRANDE DO SUL E ADEMAR DE BARROS EM SÃO PAULO.
LOC: A CENSURA ERA RIGOROSA. AS MÚSICAS, AS PEÇAS DE TEATRO, OS LIVROS, TINHAM QUE SER CONSTRUTIVOS, POSITIVOS, ENALTECER O TRABALHO, O PAÍS. HEITOR VILLA-LOBOS ADERIU AO REGIME E TRATOU DE CONVENCER OS COMPOSITORES A SER PATRIOTAS.
LOC: POR EXEMPLO, UM SAMBA DE ATAULFO ALVES E WILSON BATISTA QUE ENALTECIA A MALANDRAGEM TEVE A LETRA MODIFICADA. DIZIA "O BONDE SÃO JANUÁRIO, LEVA MAIS UM OTÁRIO, SOU EU QUE VOU TRABALHAR". MAS ACABOU FICANDO ASSIM:
Técnica: música Bonde São Genuário
LOC: SURGIRAM OS SAMBAS EXALTAÇÃO, COMO "GLÓRIAS AO BRASIL", DE ZÉ PRETINHO E ANTÔNIO GILBERTO, GRAVADO POR NUNO ROLAN:
TÉC: Glórias ao Brasil – samba exaltação
LOC: E EM PLENA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, GETÚLIO VARGAS NAMOROU OS DOIS LADOS: OS ALIADOS E O EIXO NAZI-FASCISTA, PROCURANDO TIRAR O MELHOR PROVEITO POSSÍVEL DA GUERRA. NO BRASIL, DITADURA E REPRESSÃO.
LOC: GETÚLIO DENUNCIAVA OS AGENTES DA DESORDEM:
TÉC: Getúlio Vargas “embora deixados ao abandono, os nossos trabalhadores souberam resistir às influências dos semeadores de ódio, a serviço de velhas e novas ambições de poderio político consagrados em envenenar o sentimento brasileiro de fraternidade, com o exorcismo das lutas de classes. O ambiente nacional tem reagido sabiamente contra esses agentes de perturbação e desordem. A propaganda insidiosa e dissolvente apenas impressionou os pobres de espírito e serviu para agitar os mal-intencionados .
LOC: MAS VAMOS VOLTAR A FALAR DE MÚSICA. A DÉCADA DE 30 FOI PRINCIPALMENTE A DÉCADA DE NOEL ROSA. VAMOS ENTÃO OUVIR MAIS NOEL. TRÊS APITOS TEM O LIRISMO DOS ROMANCES SUBURBANOS DO RIO. FOI COMPOSTA PRA UMA OPERÁRIA DE UMA FÁBRICA DE TECIDOS DO ENGENHO NOVO, QUE O COMPOSITOR TENTAVA CONQUISTAR.
Técnica: música Três Apitos, de Noel Rosa.
Parte 2
Parte 2 - A Intentona Comunista, Constituição de 1937, 2ª Guerra Mundial
LOC: NOS ANOS 30 SURGIU TAMBÉM UM COMPOSITOR MUITO POUCO LEMBRADO, MAS SEM DÚVIDA MUITO TALENTOSO: O BAIANO ASSIS VALENTE. POUCA GENTE SE LEMBRA DO NOME, MAS CERTAMENTE CONHECEM AS MÚSICAS, QUE FIZERAM SUCESSO PRIMEIRO COM CARMEM MIRANDA, POR EXEMPLO: “MEU MORENO FEZ BOBAGEM, VESTIU UMA CAMISA LISTADA E SAIU POR AÍ”, E VÁRIAS OUTRAS, INCLUSIVE AS MAIS CONHECIDAS CANÇÕES JUNINAS, COMO ANOITECEU. VAMOS OUVIR UMA OUTRA QUE FAZ SUCESSO ATÉ HOJE, BRASIL PANDEIRO DE ASSIS VALENTE:
Técnica: música “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente.
LOC: OS ANOS 30 TAMBÉM REVELARAM AO BRASIL O TALENTO BAIANO E PREGUIÇOSO DE DORIVAL CAYMMI. SEU PRIMEIRO SUCESSO FOI DE 1939, TAMBÉM NA VOZ DE CARMEM MIRANDA: O QUE É QUE A BAIANA TEM. VAMOS
OUVIR COM O PRÓPRIO CAYMMI:
Técnica: O que é que a baiana tem? De Caymmi, com ele.
LOC: O HINO NÃO OFICIAL DO RIO DE JANEIRO, FOI COMPOSTO EM 1935, A MÚSICA É A CARA DA CIDADE ATÉ HOJE. O AUTOR É ANDRÉ FILHO. NÃO É PRECISO NEM DIZER O NOME, TODO MUNDO SABE. VAMOS OUVIR COM A ORQUESTRA DE RADAMÉS ???
Técnica: Cidade Maravilhosa, de André Filho.
LOC: CARMEM MIRANDA FOI A CANTORA QUE MAIS LANÇOU COMPOSITORES NOS ANOS 30. ELA VIAJOU PARA OS ESTADOS UNIDOS EM 39, AOS 30 ANOS DE IDADE DEPOIS DE 9 ANOS DE SUCESSO AQUI E SÓ VOLTOU MORTA, QUASE 20 ANOS DEPOIS. ANTES DE PARTIR, JÁ COMO ESTRELA, LANÇOU UMA MÚSICA DO MOTORISTA DELA, QUE ALIÁS É UM SUJEITO DE TALENTO. O NOME DELE ERA SINVAL SILVA, E O PRIMEIRO SUCESSO FOI: ADEUS BATUCADA.
Técnica: música Adeus Batucada
LOC: ARI BARROSO COMPÔS EM 39 UMA MÚSICA QUE ATÉ HOJE É IDENTIFICADA EM TODO O MUNDO COMO BRASILEIRA E PARA UNS É QUASE UM HINO NACIONAL NÃO OFICIAL: AQUARELA DO BRASIL. JÁ FOI TEMA MUSICAL ATÉ DE FILMES INGLESES COMO BRASIL O FILME DE TERRY GUILLER (?) QUE DISSE TER ESCOLHIDO ESTE NOME PARA O FILME SÓ PORQUE ADORAVA A MÚSICA E QUERIA USÁ-LA. VAMOS OUVI-LA NOVA EM FOLHA COM TIM MAIA:
Técnica: entra Aquarela do Brasil, com Tim Maia.
LOC: O WILSON BATISTA QUE NÓS MOSTRAMOS A POUCO DUELANDO COM NOEL ROSA LEVAVA VIDA DE MALANDRO, NA LAPA, MAS AOS POUCOS CONSEGUIA SOLIDIFICAR UMA CARREIRA DE COMPOSITOR. VAMOS OUVIR UM PERFIL DELE PELO SAMBISTA E HISTORIADOR NEY LOPES:
TÉC: Ney Lopes: “Wilson Batista vem de Campos para o Rio de Janeiro pra trabalhar num meio absolutamente hostil. A psicologia do migrante, a gente sabe que ela pode levar a extremos. Desde o sucesso absoluto até o fracasso total. E ele se usou de um talento, de uma forma de própria pra sobreviver no meio da selva, e acabou se dando bem. Então, ele é tipificado aí como um grande malandro carioca, embora tendo nascido em Campos. O Paulinho da Viola tem um samba que diz: “lá vem o Chico”, e num momento diz: “dizem que fuma uma erva do norte”. Talvez se tenha tido a primeira referência à maconha na Música Popular Brasileira. A letra do Wilson Batista. E isso vem desde “O Bonde de São Januário”, passando por “Acertei no Milhar”, um grande ícone do samba de breque, que chega até a um samba canção ambientado na Espanha, gravado pelo Nelson Gonçalves, chama-se “Dolores Sierra”, que conta um história de prostituição no cais. Eu não sei se o Wilson Batista foi à Espanha, ou se ele viajou na imaginação. Mas é um samba-canção muito bonito (canta um trechinho). Conta a história de uma prostituta espanhola que vive à beira do cais, e encerra o samba magistralmente, diz assim: “o navio apitou, paguei a despesa e a história se encerra; adeus Barcelona, adeus, adeus Dolores Sierra.”
LOC: NOEL ROSA MORREU EM 4 DE MAIO DE 1937, AOS 26 ANOS, DE TUBERCULOSE, ASSIM COMO SINHÔ. A DÉCADA DE 30 FOI A DO APARECIMENTO DE GENTE COMO ARY BARROSO, CARMEM MIRANDA, CARTOLA, MÁRIO LAGO, BRAGUINHA, LAMARTINE BABO, ISMAEL SILVA, WILSON BATISTA, ASSIS VALENTE. NÓS VAMOS FALAR DE TODOS ELES NA PRÓXIMA DÉCADA.
LOC: HOUVE TAMBÉM A REAFIRMAÇÃO DO TALENTO DE PIXINGUINHA. EM 1937, COM O PAÍS EM CRISE E ASSUSTADO COM A DITADURA DO ESTADO NOVO, CARINHOSO, COMPOSTA DEZ ANOS ANTES, GANHOU LETRA DE JOÃO DE BARRO, O BRAGUINHA. E, NA VOZ DE UM JOVEM TROCADOR DE ÔNIBUS QUE SURGIA PARA O ESTRELATO CHAMADO ORLANDO SILVA, FICOU ASSIM:
TÉC: Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barros, com Orlando Silva.
LOC: TIVEMOS ENTÃO CARINHOSO DE PIXINGUINHA E JOÃO DE BARROS E ORLANDO SILVA QUE LOGO, LOGO SERIA CHAMADO DE O CANTOR DAS MULTIDÕES. PARA O TRABALHADOR URBANO, VEIO A CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, UM CONJUNTO DE DIREITOS INSPIRADO NAS LEIS FASCISTAS DE MUSSOLINI, A CHAMADA "CARTA DEL LAVORO", OU CARTA DO TRABALHO. ERA A CLT, QUE VIGORA ATÉ HOJE.
LOC: A CRIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, AS VANTAGENS QUE GETÚLIO CONSEGUIU PARA O BRASIL COM A SEGUNDA GUERRA, OS SOLDADOS BRASILEIROS ENTRANDO NO CONFLITO MUNDIAL E A USINA SIDERÚRGICA DE VOLTA REDONDA FICAM PARA A PRÓXIMA DÉCADA, DE 40 A 50, E PARA O PRÓXIMO PROGRAMA. QUE VAI MOSTRAR TAMBÉM A ASCENSÃO DA RÁDIO NACIONAL, A QUEDA DO SAMBA E A INVASÃO DO AMERICANISMO E UMA NOVA CONSTITUIÇÃO, A DE 46.
SÉCULO 20 É UM PROGRAMA DA RÁDIO SENADO FM. ENCERRAMENTO
*******************************************************************************************************************************
TEMA
A Década de 30; A Constituição de 1934; O cangaço no Nordeste; A Intentona Comunista; A Constituição de 37; O Brasil na 2º Guerra Mundial.
*****************************************************************************************************************
LOCUÇÃO
Cézar Motta, Taís Viváqua e João Marques.
******************************************************************************************************************
ENTREVISTAS
Beatriz Bandeira Ryff; prefixo Rádio Nacional, com Luar do Sertão;
Roberto Freire; Getúlio Vargas; Ney Lopes
*********************************************************************************************************************
MÚSICAS
Muié Rendeira, folclore popular; Glórias ao Brasil, de Zé Pretinho e Antônio Gilberto, com Nuno Rolan; Bonde São Januário, de Ataulfo Alves e Wilson Batista; Glórias ao Brasil, de Zé Pretinho e Antônio Gilberto; Três Apitos, de Noel Rosa; Brasil Pandeiro, de Assis Valente; O Que é Que a Baiana Tem?, de Dorival Caymmi, com ele; Cidade Maravilhosa, de André Filho, com a Orquestra de Radamés; Adeus Batucada, de Sinval Silva, com Carmem Miranda; Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, com Tim Maia; Dolores Sierra, de Wilson Batista, com Nélson Gonçalves; Carinhoso, de Pinxinguinha e Braguinha, com Orlando Silva.