Weintraub afirma que erros na correção do ENEM foram corrigidos antes da abertura do SISU — Rádio Senado
Audiência Pública

Weintraub afirma que erros na correção do ENEM foram corrigidos antes da abertura do SISU

O ministro da educação, Abraham Weintraub, afirmou que os erros nos gabaritos de provas do ENEM de 2019 foram corrigidos antes da abertura do SISU e não prejudicaram a disputa de vagas pelos estudantes nas universidades públicas. Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), houve quebra da impessoalidade pelo ministro durante a resolução dos erros. Weintraub ainda afirmou que problemas que ocorreram no SISU só aconteceram nos primeiros dias por uma mudança na plataforma de acesso ao sistema, que agora é totalmente em nuvem. Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

11/02/2020, 16h04 - ATUALIZADO EM 11/02/2020, 16h04
Duração de áudio: 02:03
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza audiência pública interativa com a participação do ministro de Estado da Educação, a fim de prestar informações sobre os problemas com a correção e atribuição de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para que a comissão tome conhecimento das políticas públicas e programas a serem implementados no âmbito de atuação de seu ministério.\r\rEm pronunciamento, ministro de Estado da Educação, Abraham Weintraub.\r\rFoto: Geraldo Magela/Agência Senado
Geraldo Magela

Transcrição
LOC: MINISTRO DA EDUCAÇÃO APONTA QUE ERROS EM QUASE SEIS MIL CORREÇÕES DE PROVAS DO ENEM 2019 FORAM CORRIGIDOS ANTES DA ABERTURA DO SISU. LOC: ABRAHAM WEINTRAUB AINDA AFIRMOU NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO QUE GOVERNO FEDERAL ENVIARÁ PARA O CONGRESSO NOVA PEC SOBRE O FUNDEB. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (TÉC): O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que as quase seis mil provas do ENEM de 2019 com falhas na sua correção foram conferidas antes da abertura do SISU, sistema no qual os estudantes disputam vagas em universidades públicas com as notas do Exame. (Weintraub): Às vezes, a máquina da impressora, da gráfica contratada, ela engasga. Existe um deslocamento entre o livro de provas e o gabarito em questão. Isso aconteceu com 5974 pessoas. Mas na prática, tirando os treineiros, foram 5100 pessoas. Então, estamos falando do universo de 5100 pessoas que levaram um susto. Eles viram uma nota mais baixa do que de fato era nota deles. Mas antes de abrir o SISU, isso já estava corrigido inclusive. (Repórter): O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, criticou o ministro por agir de forma impessoal ao tratar no Twitter o caso de uma candidata específica. (Contarato): Talvez a forma de atuação de vossa excelência na empresa privada fosse uma, aqui no estado ela tem que ser impessoal. Doa a quem doer! Então, violou sim. Será que todos os candidatos prejudicados tiveram acesso direto ao presidente do INEP? (Repórter): Sobre os problemas nos primeiros dias do SISU, o ministro afirmou que a alta demanda e a mudança do sistema para uma plataforma baseada em nuvens e não mais em mídias físicas provocaram os problemas iniciais: (Weintraub) As quatro milhões de pessoas que fizeram o Enem quantas querem acessar o Sisu no primeiro dia? Quatro milhões! O sistema vai sendo sobrecarregado existe uma lentidão e ao contrário do passado que a gente não teria margem para mudar as placas a gente joga na nuvem e esse processo de expansão na nuvem nas primeiras vezes os primeiros ajustes, o sistema tem que sair fora do ar, para adaptar o SISU ao software da Microsoft que é adaptação no Microsoft (Repórter): Weintraub ainda anunciou o envio ainda neste ano de uma PEC pelo governo federal sobre a prorrogação do Fundeb, que banca a Educação Básica no País. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00