Sessão Especial comemora o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino — Rádio Senado
Dia Nacional do Quadrilheiro

Sessão Especial comemora o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino

O Dia Nacional do Quadrilheiro Junino foi comemorado em sessão especial do Senado. A data, que é oficialmente celebrada no dia 27 de junho, prestigia o trabalho de quem se expressa por meio da música, da dança e da fala nas tradicionais festas juninas. A sessão que foi requisitada pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), recebeu representantes de quadrilhas juninas de Brasília.
12/07/2019, 19h16 - ATUALIZADO EM 12/07/2019, 19h21
Duração de áudio: 01:39
Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino.\r\rMesa:\rgerente de cultura da Administração Regional de Brazlândia, Duarte Totó;\rpresidente da Liga Independente de Quadrilhas do Distrito Federal e Entorno (Linq-DFe), Bruno Anderson;\rpresidente e requerente desta sessão, senador Izalci (PSDB-DF);\rpresidente nacional da Confederação Brasileira de Entidades Juninas, Hamilton Teixeira dos Santos “Tatu”.\r\rFoto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: O DIA NACIONAL DO QUADRILHEIRO JUNINO FOI COMEMORADO EM SESSÃO ESPECIAL DO SENADO. LOC: O QUADRILHEIRO JUNINO É TODO PROFISSIONAL QUE SE MANIFESTA ARTISTICAMENTE EM FESTAS JUNINAS. REPORTAGEM LÍVIA TORRES: TÉC: No dia 27 de junho é celebrado o Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. A data, instituída por lei sancionada em 2011, enaltece o trabalho de pessoas que se expressam nas festas juninas por meio da música, da dança e da fala. Em sessão especial do Senado, requisitada pelo senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, o trabalho de quadrilheiros de todo o Brasil foi homenageado. O senador falou que além das comemorações com comidas, vestimentas e danças típicas, as festas juninas movimentam a economia e geram empregos. (Izalci Lucas): “Somente nas festas de Caruarú, Campina Grande, Mossoró, Aracaju e Santo Antônio de Jesus são mais de 7 milhões de pessoas que participam. Se pensarmos em termos de Brasil, esse número chega a 30 milhões de pessoas. Gera-se emprego e renda...” (Repórter): O representante da quadrilha Triscou Queimou do Distrito Federal, Luciano Cosmo, se emocionou ao falar das dificuldades que os quadrilheiros enfrentam pela falta de recursos: (Luciano Cosmo ): “É difícil fazer quadrilha junina, sem recurso. A gente faz com muito amor, tem mais amor do que dinheiro. E assim a gente viaja o Brasil inteiro, às vezes tira do bolso. E tenta fazer o melhor, representar essa nossa cultura, nosso estado, essa nossa cultura, com muita pesquisa, com muito amor. Isso é quadrilha junina.” (Repórter): Representantes de quadrilhas do DF foram homenageados recebendo um certificado de honra ao mérito por seus trabalhos. Sob supervisão de Maurício de Santi, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00