Nelsinho Trad debate acordo Mercosul-União Europeia com embaixadora do bloco europeu no Brasil — Rádio Senado
Acordo Internacional

Nelsinho Trad debate acordo Mercosul-União Europeia com embaixadora do bloco europeu no Brasil

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi tema de reunião entre o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e a embaixadora do bloco europeu no brasil, Marian Schuegraf.
Eles discutiram o impasse em relação ao questionamento judicial do texto por parte do Parlamento Europeu e os próximos passos para a implementação do acordo.

22/01/2026, 15h11 - atualizado em 22/01/2026, 15h35
Duração de áudio: 02:41
Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Transcrição
Depois de se reunir, nesta quinta-feira, com Marian Schuegraf, embaixadora da União Europeia no Brasil, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, afirmou que a decisão do Parlamento Europeu de encaminhar para avaliação do Tribunal de Justiça da União Europeia os termos do acordo firmado com o Mercosul no último fim de semana não vai impedir que o Congresso Nacional inicie a análise do texto. Esses contratempos, logicamente, vão precisar ser equacionados. Porém, não impede de cada um que está envolvido nesse processo e que não tenha essa divergência, que possa fazer a sua tramitação da forma mais célere possível, que é o que nós vamos buscar. Ao destacar o avanço das negociações entre os dois blocos e afirmar que a relação entre os diversos atores no plano internacional deve ser pautada pela cooperação internacional e pelo multilateralismo, Marian Schuegraf elogiou a decisão do Congresso Nacional de dar celeridade na análise do acordo. Espero que vai incentivar os procedimentos do lado europeu também e se unem aqui com os outros países do Mercosul ainda melhor e um papel e uma decisão que me parece liderar nesse processo e fico muito feliz dessa ambição do lado brasileiro. Segundo Nelsinho Trad, depois que o texto for encaminhado pelo Executivo para o Congresso Nacional, caberá à delegação brasileira do Parlamento do Mercosul fazer a primeira análise da matéria. Depois disso, o acordo será discutido e votado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, separadamente, e encaminhado para ratificação. Eu conversei com os dois presidentes. O presidente Hugo vai reunir os líderes no final desse mês, foi o que ele me disse, e vai tratar esse assunto com a maior celeridade possível. A mesma coisa o presidente Davi Alcolumbre, diante da importância que ele representa não só para o Brasil, como para o Mercosul e também para os países da Europa. Depois de entrar em vigor, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia vai criar a maior área de livre comércio do mundo e trará um incremento de R$ 7 bilhões nas exportações nacionais, de acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

Ao vivo
00:0000:00