Senado aprova projeto que prevê o crime de feminicídio — Rádio Senado

Senado aprova projeto que prevê o crime de feminicídio

LOC: O SENADO APROVOU O PROJETO QUE PREVÊ O CRIME DE FEMINICÍDIO, QUE É O HOMÍCIDIO PRATICADO CONTRA MULHERES MOTIVADO POR QUESTÕES DE GÊNERO. 

LOC: A PROPOSTA É UMA RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO QUE INVESTIGOU A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. AGORA, MATÉRIA SERÁ EXAMINADA PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES: 

(Repórter) O projeto de lei modifica o Código Penal e institui o crime de feminicídio. Esse crime é uma forma qualificada de homicídio praticado contra mulheres e a pena é de doze a trinta anos de reclusão. O projeto aprovado pelos senadores não elimina punições por outros crimes, como o estupro. A relatora da proposta, senadora Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná, ressaltou a importância da aprovação da matéria para proteger as mulheres brasileiras. A senadora citou recentes declarações do deputado Jair Bolsonaro, que, segundo ela, incitou à prática de estupro, e a afirmação de um assassino de 40 pessoas, quase todas mulheres, de que não se arrepende e cometeria os mesmos crimes. 

(Gleisi Hoffmann) “Como podemos ficar impassíveis diante de tanta barbárie. Como pode o Congresso Nacional, depois de presenciar um de seus membros banalizar o crime de estupro contra mulheres, da tribuna da Câmara dos Deputados, silenciar sobre o assunto. Por isso a importância da aprovação desse projeto, até como uma resposta concreta desse parlamento a essa situação de barbárie que atinge as mulheres brasileiras”. 

(Repórter) A proposta ainda será examinada pela Câmara dos Deputados, antes de ser enviada à sanção.
17/12/2014, 07h38 - ATUALIZADO EM 17/12/2014, 07h38
Duração de áudio: 01:14
Ao vivo
00:0000:00