Democracia

Seminário virtual aponta importância da liberdade de imprensa

02:15Seminário virtual aponta importância da liberdade de imprensa

Transcrição LOC: SEMINÁRIO ON LINE APONTA IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA LOC: EVENTO PROMOVIDO PELO INTERLEGIS CONTOU COM JORNALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: O Brasil comemora neste domingo, 7 de junho, o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Em alusão a essa data, o Interlegis promoveu o seminário on line Imprensa e Democracia: A Liberdade de Informar. Jornalistas de vários países participaram do evento, que abordou temas como as notícias falsas e a postura hostil de alguns governos perante o trabalho da imprensa. Na abertura, o senador Lasier Martins, do Podemos do Rio Grande do Sul, lembrou que enfrentou a censura quando atuava como radialista na Rádio Guaíba, em Porto Alegre, e destacou que a liberdade de imprensa é garantia prevista na Constituição. (Lasier) Felizmente vivemos agora em tempos democráticos. A democracia se sustenta sob o alicerce da liberdade de pensamento, de criação, de expressão e de informação. Isso está bem explícito no artigo 220 da Constituição brasileira. (Rep) Já o jornalista chinês Chang Ping afirmou que a censura do Partido Comunista é uma realidade em seu país. (Chinês) A censura na China é sistêmica, é usada pelo governo e vai além de restrições do que nós vemos e do que podemos ler e fazer. Isso vale para todos os aspectos da vida diária na China. Até uma criança no jardim de infância sabe que você não pode vir falar nada contra o partido. (Rep): Para a jornalista venezuelana Luz Mely Reyes, a falta de liberdade no país vizinho teve uma data certa para começar. (Venezuela) Essa não é nenhuma coincidência. No caso da Venezuela, os ataques contra a imprensa pode ser vista com uma data específica, com a chegada do presidente Chavez, onde nós começamos a ver a declaração da imprensa como um inimigo qualificado. Representantes da Turquia, da Argentina e de Hong Kong também participaram do seminário, mediado pelo editor de política do site Metrópoles, Guilherme Waltenberg. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

O Brasil comemora no domingo (7) o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Em alusão à data, o Interlegis promoveu o seminário on line Imprensa e Democracia: A Liberdade de Informar. Jornalistas de vários países participaram do evento, que abordou temas como as notícias falsas e a postura hostil de alguns governos perante o trabalho da imprensa. As informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Argentina  China  Constituição  Democracia  Imprensa  Infância  Interlegis  Podemos  Política  Rio Grande do Sul  Senador Lasier Martins  Trabalho  Venezuela 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo