Proposta

Segue para a CAE projeto que isenta do IR pessoas com mais de 75 anos

01:20Segue para a CAE projeto que isenta do IR pessoas com mais de 75 anos

Transcrição LOC: AS PESSOAS COM MAIS DE 75 ANOS QUE GANHAM ATÉ 23.357 REAIS PODEM DEIXAR DE PAGAR O IMPOSTO DE RENDA. LOC: É O QUE ESTABELECE UM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS QUE DEVE SER ANALISADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS DO SENADO. REPÓRTER GEORGE CARDIM. (Repórter) O relatório do senador Romário, do Podemos do Rio de Janeiro, isenta do Imposto de Renda as pessoas com mais de 75 anos que recebam rendimentos, como aposentadoria, pensão ou aluguel, que não ultrapassem quatro vezes o teto dos benefícios pagos pelo INSS, hoje em 5 mil e oitocentos reais. Romário considerou excessiva e injusta a proposta original que acabava com a cobrança do imposto para as pessoas nesta faixa etária e incluiu no texto um limite de faturamento mensal que corresponde a 23.357 reais. O senador disse que o objetivo é garantir melhores condições de vida para as pessoas na terceira idade. (Romário) “Para ajudar a enfrentar as despesas próprias da terceira idade e em decorrência favorecendo uma velhice mais tranquila. Apesar disso, consideramos excessiva a isenção total dos rendimentos integrais dos maiores de 75 anos que podem provocar fortes efeitos concentradores de renda. Esse seria o caso, por exemplo, de pessoas que não recebem mas possuem elevado patrimônio mobiliário ou imobiliário” (Repórter) O projeto deve ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

O relatório do senador Romário (PODE-RJ) propõe a isenção do Imposto de Renda para as pessoas com mais de 75 anos que recebam rendimentos, como aposentadoria, pensão ou aluguel, que não ultrapassem quatro vezes o teto dos benefícios pagos pelo INSS, hoje em R$ 5,8 mil (PL 582/2019). Romário considerou excessiva a proposta original do senador Álvaro Dias (PODE – PR) que acabava com a cobrança do IR para as pessoas nesta faixa etária e incluiu no texto um limite de faturamento mensal que corresponde a R$ 23.357 mil. Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o projeto deve ser analisado agora pela Comissão de Assuntos Econômico do Senado (CAE).

TÓPICOS:
Aposentadoria  Comissão de Assuntos Econômicos  Comissão de Assuntos Sociais  Imposto de Renda  INSS  Podemos  Rio de Janeiro  Senador Romário  CAE  IR  Senador Álvaro Dias  Paraná 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo