Cultura

Rogério Carvalho propõe manutenção do auxílio emergencial para setor cultural

01:44Rogério Carvalho propõe manutenção do auxílio emergencial para setor cultural

Transcrição LOC: O LÍDER DO PT, SENADOR ROGÉRIO CARVALHO, QUER ESTENDER ATÉ O FINAL DO ANO O PAGAMENTO DO AUXÍLIO EMERGECIAL PARA O SETOR CULTURAL. LOC: TRABALHADORES DA CULTURA FICARAM DE FORA DA RENOVAÇÃO DO NOVO BENEFÍCIO APRESENTADA PELO GOVERNO FEDERAL. REPORTAGEM JOSÉ ODEVEZA. TÉC: O objetivo do Projeto de Lei 4500 de 2020, proposto pelo senador Rogério Carvalho, do PT de Sergipe, é alterar a Lei Aldir Blanc – aprovada pelo Congresso Nacional em junho deste ano - para garantir que os trabalhadores e trabalhadoras da cultura sejam contemplados com o Auxílio Emergencial Residual trazido pela Medida Provisória n.⁰ 1.000, de 2020. A medida editada pelo presidente Jair Bolsonaro estabelece novas regras para o auxílio emergencial pago pelo governo para minimizar os impactos da pandemia a profissionais autônomos e desempregados. Segundo Rogério Carvalho, a proposta dele corrige um possível erro que excluiu o setor cultural da continuidade do benefício. (Rogério Carvalho). Jair Bolsonaro nunca quis ´pagar o auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura. Foi preciso a Câmara e o Senado aprovarem uma Lei que concedeu aos trabalhadores da cultura uma auxílio emergencial. O prazo de pagamento está se encerrando e nesta nova medida provisória não prevê o pagamento para os profissionais da cultura e além disso este novo auxílio emergencial será de 300 reais, que não paga nem uma cesta básica. Por isso, apresentei um projeto de Lei para garantir a continuidade do pagamento do auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura. O auxílio emergencial para o setor da cultura tem garantido para pessoas físicas três parcelas do benefício no valor de 600 reais. E para espaços culturais parcelas definidas pelos estados e municípios que variam de 3 a 10 mil reais mensais. O setor da cultura é um dos mais atingidos pela crise instaurada pela pandemia da covid-19. Sob supervisão de Maurício de Santi da Rádio Senado, José Odeveza.

Projeto de Lei 4500/2020 pretende garantir a continuidade do pagamento do auxílio emergencial a profissionais da cultura. O autor da medida, senador Rogério Carvalho (PT-SE), destaca que setor ficou de fora da reestruturação do auxílio emergencial proposto pelo presidente Jair Bolsonaro por meio da Medida Provisória nº 1000/2020.  A reportagem é de José Odeveza.

TÓPICOS:
Auxílio emergencial  Bolsonaro  Congresso Nacional  covid-19  Cultura  Estados  Medida Provisória  Municípios  pandemia  Pandemia da covid-19  PT  Senador Rogério Carvalho  Sergipe 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo