CE aprova projeto que estabelece valorização dos profissionais como diretriz da educação básica — Rádio Senado
Educação

CE aprova projeto que estabelece valorização dos profissionais como diretriz da educação básica

A educação básica pública deve se pautar por diretrizes de valorização dos profissionais incluindo: planos de carreira, formação continuada e boas condições de trabalho. Esse é o objetivo de projeto (PLC 88/2018) aprovado pela Comissão de Educação do Senado O senador Nelsinho Trad (PSD – MS), relator do projeto, aceitou uma sugestão da então senadora Fátima Bezerra que vincula o piso da carreira de professor ao vencimento inicial dos profissionais. A reportagem é de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Ouça o áudio com mais informações.

25/06/2019, 13h45 - ATUALIZADO EM 25/06/2019, 14h23
Duração de áudio: 01:24
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 16 itens. Entre eles, o PLC 88/2018, que prevê medidas de valorização dos profissionais que atuam no ensino básico.

Vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR) à mesa.

Bancada:
senador Marcos do Val (Cidadania-ES);
senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: PLANO DE CARREIRA, FORMAÇÃO CONTINUADA E BOAS CONDIÇÕES DE TRABALHO. LOC: ESSAS DEVEM SER DIRETRIZES PARA PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DE ACORDO COM PROJETO APROVADO PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A educação básica pública deve se pautar por diretrizes de valorização dos profissionais. Esse é um dos objetivos de proposta da deputada Professora Dorinha Seabra, aprovada pela Comissão de Educação. São três os itens que devem ser observados para essa valorização: planos de carreira, formação continuada e boas condições de trabalho. O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, relator do projeto, aceitou uma sugestão da então senadora Fátima Bezerra que vincula o piso da carreira de professor ao vencimento inicial dos profissionais: (Nelsinho Trad) Já que existe o piso aprovado em lei, tem que ser estabelecido as normas inerentes a essa aprovação. E foi isso que a gente quis. Ressaltar, respeitando os entes federados, que a valorização profissional ela deve ser a tônica para se buscar uma educação de qualidade. (Repórter) O senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, apontou que não serão apenas os professores beneficiados pela proposta: (Flávio Arns) Valorização dos profissionais da educação e quando a gente fala profissionais são os professores, pedagogos, e demais profissionais que atuam dentro da escola. Importantíssimo ter seu secretário, bibliotecário, pessoal de apoio. (Repórter) O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça. Projetos: PLC 88/2018

Ao vivo
00:0000:00