Proposta

Aposentados com mais de 60 anos poderão ficar isentos de Imposto de Renda

01:09Aposentados com mais de 60 anos poderão ficar isentos de Imposto de Renda

Transcrição LOC: APOSENTADOS E PENSIONISTAS COM MAIS DE 60 ANOS PODERÃO FICAR ISENTOS DO IMPOSTO DE RENDA. LOC: APROVADO PELA COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, O PROJETO SEGUE PARA A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS. REPORTAGEM DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) De autoria do senador Jorge Kajuru, do Cidadania de Goiás, o projeto reduz de 65 para 60 anos a idade que o aposentado ou pensionista passa a ter isenção do Imposto de Renda. A proposta também aumenta a faixa dos rendimentos sem a cobrança do tributo, que passará dos mil, novecentos e três reais e noventa e oito centavos para o teto do Regime Geral da Previdência Social: cinco mil, oitocentos e trinta e nove reais e quarenta e cinco centavos. O relator, senador Paulo Paim, do PT gaúcho, destacou que o projeto é importante para melhorar o poder aquisitivo desses brasileiros. (Paulo Paim) “É necessário recuperar o poder aquisitivo dos beneficiários, daqueles que contribuíram durante toda a sua vida laboral com valores acima do salário mínimo de contribuição. Seja do regime próprio ou do Regime Geral, terão direito a esse benefício; todos aqueles aposentados e pensionistas, dos dois regimes, que não ganhem acima do teto do Regime Geral da Previdência”. (Repórter) O projeto segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos.

Aposentados e pensionistas com mais de 60 anos e que recebam menos do que o teto do Regime Geral da Previdência Social (R$ 5.839,45) poderão ficar isentos do Imposto de Renda. É o que prevê o projeto de lei (PL 4.198/2019) do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Segundo o relator, senador Paulo Paim (PT-RS), o aumento da isenção vai recuperar o poder aquisitivo desses brasileiros. O projeto segue para análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado, Iara Faria Borges.

 

TÓPICOS:
Aposentados  Cidadania  Comissão de Assuntos Econômicos  Comissão de Assuntos Sociais  Goiás  Imposto de Renda  Pensionistas  Previdência  PT  Salário Mínimo  Senador Jorge Kajuru  Senador Paulo Paim  CAE  CAS  Rio Grande do Sul 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo