Presidente da CPMI do INSS busca STF para garantir depoimento de Daniel Vorcaro
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), vai se reunir hoje às 15h com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, para tratar da convocação do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, investigado por fraudes em empréstimos consignados. Segundo Viana, a CPMI apura 250 mil empréstimos consignados sem autorização de aposentados e pensionistas. O depoimento de Vorcaro está previsto para esta quinta-feira. No mesmo dia, também será ouvido o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Transcrição
O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, vai se encontrar na tarde desta terça-feira com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
O parlamentar deve tratar da convocação do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, investigado pelo STF por fraudes na instituição bancária.
Carlos Viana afirma que o encontro pode mostrar que os Poderes estão alinhados na busca de esclarecer o escândalo envolvendo o Master.
(senador Carlos Viana) "Uma reunião com o ministro Toffoli, vou conversar com ele, em momento algum como forma de afronto ou tentar invadir as investigações que estão lá com ele, mas ... poderes que estão juntos para dar respostas ao povo brasileiro. Essa é a minha intenção. Primeiro um diálogo, né, uma boa convivência".
Carlos Viana destacou que, no caso da CPMI, o foco da investigação contra Vorcaro são os empréstimos consignados.
(senador Carlos Viana) "Por que nós estamos convocando Daniel Vorcaro? A CPMI do INSS, ela tem uma delimitação de responsabilidade de autoridade muito clara, os descontos irregulares nas contas dos nossos aposentados. O Banco Master tinha 250 mil contratos consignados de empréstimos, os quais eles não conseguiram comprovar a origem, ou seja, nós não sabíamos se os 250 mil que estavam sendo descontados tinham sido autorizados ou não. Olha o absurdo que é isso".
A reunião da CPMI para ouvir Daniel Vorcaro está marcada para a manhã desta quinta-feira.
No mesmo dia, os deputados e senadores devem ouvir o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

