Oficina Legislativa aproxima comunidade escolar do trabalho dos parlamentares
O Senado conta com uma ferramenta para aproximar as comunidades escolar e universitária do trabalho dos parlamentares. Com a volta às aulas, professores dos ensinos fundamental, médio e superior poderão se cadastrar no Portal e-Cidadania para utilizar o material da Oficina Legislativa em atividades que estimulam a proposição de ideias legislativas por estudantes.

Transcrição
O Senado conta com uma ferramenta para aproximar as comunidades escolar e universitária do trabalho dos parlamentares. Conhecida como Oficina Legislativa, essa iniciativa tem como objetivo apresentar aos estudantes conhecimentos sobre política, funcionamento dos três poderes e processo de elaboração de leis. Além disso, busca incentivar a apresentação de ideias legislativas para aprimorar as leis do país ou criar novas normas relacionadas a questões do dia-a-dia, inclusive profissionais, no caso de alunos do ensino superior.
A Oficina Legislativa faz parte do programa ECidadania e se divide em dois formatos. Um é voltado para os ensinos fundamental e médio. O outro, para o ensino superior. Em ambos, o material e o roteiro sugeridos aos professores preveem a discussão das questões em sala de aula, a formulação de ideias legislativas para resolver os pontos levantados e o cadastro de ideias aprovadas pelos estudantes no portal ECidadania.
Alisson Bruno, coordenador do programa ECidadania, citou números de 2025 que mostram o alcance dessa ferramenta.
(Alisson Bruno) "Nós tivemos aí mais 700 ideias registradas por estudantes do Brasil inteiro e foram só no ano passado mais de 250 professores cadastrados. Nós temos hoje quase 2 mil professores cadastrados nesse projeto, professores de todos os níveis e de todos os estados do país".
Os professores de todo o Brasil que quiserem utilizar o material da Oficina Legislativa em sala de aula podem se cadastrar no Portal Ecidadania, em senado.leg.br/ecidadania. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

