Senado termina biênio 2024-2025 com 78 ações de equidade de raça e gênero realizadas
O Senado finalizou o biênio com 78 das 79 ações do Plano de Equidade de Gênero e Raça 2024-2025 cumpridas. De acordo com a coordenadora do Comitê de Equidade, Stella Vaz, a 79ª iniciativa - um curso de letramento racial - será lançado no ano que vem porque teve seu escopo ampliado. Em 2025, o Comitê completou dez anos e, entre outras ações de comemoração, publicou um livro que reúne as iniciativas desta primeira década de existência.

Transcrição
Criado pela Diretoria-Geral do Senado para promover ações de igualdade e diversidade, o Comitê de Equidade de Gênero e Raça completou dez anos.
A abertura das comemorações foi no Cine Brasília, com o documentário "Quando Elas Se Movimentam", de Suzanna Lira, produção da TV Senado.
Outra iniciativa foi o filme em 3D exibido a visitantes do Congresso Nacional, "O sonho de Abdias", de Filipe Gontijo, sobre Abdias do Nascimento, o primeiro senador negro a ter um mandato em 1991.
Em julho, mês da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, uma das ações do Comitê foi a exposição Ongusu, com obras da artista Renata Reis.
Com o tema do combate à violência doméstica, destaque para a campanha de conscientização que contou com o apoio de servidoras do Senado e que foi veiculada em rede nacional; além de uma variada programação entre novembro e dezembro, nos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.
O livro "Equidade de Raça no Senado", lançado no fim de novembro, reúne e sistematiza as iniciativas do Comitê ao longo de sua primeira década.
A coordenadora do Comitê de Equidade, Stella Vaz, destaca, ainda, as oficinas legislativas promovidas juntamente com o Programa E-Cidadania.
(Stella Vaz) "Foi um trabalho muito bonito e importante para possibilitar a vinda de estudantes de escolas públicas de Brasília para conhecer o Senado, conhecer o processo legislativo e, também, tiveram a oportunidade de apresentar sugestões legislativas na temática da diversidade, tendo a oportunidade de entregar alguma dessas sugestões diretamente a parlamentares da Casa."
Stella Vaz explica que 78 das 79 ações previstas no Plano de Equidade do Senado Federal foram cumpridas no último biênio.
E a última, um curso de letramento, já está bem adiantada.
(Stella Vaz) "Entre as suas 79 iniciativas, acabamos o plano com 78 delas concluídas, apenas uma das iniciativas nós resolvemos ampliar o escopo, que é um curso de letramento sobre diversidade para lideranças em formato EAD e que vai ser disponibilizado para toda a sociedade, representando um ganho institucional e social muito importante."
Três seminários do Comitê de Equidade de Gênero e Raça também marcaram o ano.
O primeiro sobre a coleção Escritoras do Brasil, que reúne doze obras de literatura.
O segundo trata do protagonismo feminino na redemocratização do país no marco dos 40 anos do fim da ditadura militar.
E o terceiro destaca a atuação política das mulheres, em parceria com o Parlaméricas, instituição que promove a diplomacia parlamentar no continente americano. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

