Rio Grande do Sul pode receber Rota Turística Judaica
A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta terça-feira (9) o projeto (PL 4319/2024) que cria a Rota Turística Judaica no Rio Grande do Sul. Pelo texto, o percurso será entre os municípios de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango. O objetivo é fortalecer o crescimento econômico local e valorizar a cultura e história da imigração judaica no local.

Transcrição
O projeto aprovado na Comissão de Desenvolvimento Regional determina a criação da Rota Turística Judaica entre os municípios gaúchos de Quatro Irmãos, Jacutinga e Erebango. De autoria do senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, o objetivo da proposta é desenvolver o potencial turístico e regional, fortalecendo o crescimento econômico, além de valorizar os atrativos naturais, culturais e históricos da imigração.
Entre os séculos XIX e XX, famílias judias imigraram para o Rio Grande do Sul, fugindo da pobreza e da perseguição étnica e religiosa. Jorge Seif explicou que a região mostra a influência judaica nas construções históricas e nos estabelecimentos de comidas típicas do Oriente Médio. O senador ainda disse que o fortalecimento do turismo no local representa novas possibilidades para os municípios, além daqueles contemplados pela rota.
E também abre novas oportunidades para o Alto Uruguai Gaúcho e para municípios vizinhos. É uma iniciativa que honra o passado, celebra a diversidade e impulsiona o futuro do turismo no nosso país. Ficamos muito felizes com a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, e seguimos trabalhando pelo desenvolvimento do turismo e pela valorização das nossas raízes.
Pelo texto, os programas oficiais de turismo deverão apoiar a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos naturais, culturais e históricos da Rota Turística Judaica. O texto pode seguir para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

