CPMI do INSS ouve contador e pode convocar Jorge Messias
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS ouve nesta quinta-feira (27) o contador Mauro Palombo, responsável por empresas investigadas por descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas. A comissão ainda pode votar a convocação do ministro da Advocacia Geral União (AGU), Jorge Messias. Segundo o presidente, a oitiva possibilitaria o esclarecimento de denúncias sobre a atuação do órgão em relação aos descontos de aposentados.

Transcrição
A CPMI do INSS ouve nesta quinta-feira o contador Mauro Palombo. Palombo é o contador responsável por diversas empresas investigadas pela Polícia Federal e pela CPMI que estão envolvidas com os descontos feitos nos salários de aposentados e pensionistas do INSS. Na parte deliberativa, os parlamentares da CPMI podem pedir a convocação do ministro da AGU, Jorge Messias, como explica o presidente do colegiado, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais.
(senador Carlos Viana) "Eu pautei a convocação do Advogado Geral da União, ministro Jorge Messias, está indicado ao Supremo Tribunal Federal. O senhor Jorge Messias terá todo o direito, se for aprovado o requerimento, de poder falar sobre as denúncias que surgiram de que a AGU não teria tomado providências quando descoberto que o Sindinape, o sindicato em que o irmão do presidente Lula é vice-presidente e a CONTAG descontando irregularmente de aposentados, elas não teriam sido impedidas. Há explicações a dar sobre isso aos parlamentares e pode esclarecer esse assunto."
Também estão pautados requerimentos de convocação de Marcelo Oliveira Panella, ex-chefe de Gabinete do ex-Ministro da Previdência Social Carlos Lupi; Ronald Balbe, Secretário Federal de Controle Interno da CGU; e de Adroaldo da Cunha Portal, Secretário Executivo do Ministério da Previdência Social. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

