Comissões se reúnem para votar projetos sobre energia, finanças e saúde
A Comissão de Infraestrutura discute na terça-feira (24) o limite ao preço da energia de Itaipu (PL 1830/2025). Já a Comissão de Segurança Pública tem na pauta a disponibilização de sinalizador de emergência para mulheres em situação de risco (PL 670/2023). Na quarta-feira (26), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vota novas regras para o uso de dinheiro em espécie (PL 3951/2019) e a Comissão de Direitos Humanos (CDH) analisa o Estatuto dos Direitos do Paciente (PL 2242/2022).

Transcrição
Na terça-feira, a Comissão de Infraestrutura pode votar o projeto que impõe um limite ao preço pago pela energia de Itaipu, com impacto direto na conta de luz. Na Comissão de Educação, os senadores avaliam a ampliação da oferta de creches e pré-escolas também para a zona rural. A Comissão de Segurança Pública tem na pauta um sinalizador de emergência para mulheres em situação de risco. Na quarta-feira, a Comissão de Direitos Humanos, pode votar o Estatuto dos Direitos do Paciente, que cria regras nacionais para atendimento, como informação clara, consentimento e respeito às decisões sobre tratamentos de saúde. Na Comissão de Constituição e Justiça, destaque para a PEC que permite aos povos indígenas comercializarem livremente sua produção. A CCJ também pode aprovar novas regras para o uso de dinheiro em espécie no país, medida que endurece o combate à lavagem de dinheiro. Por sugestão do senador Oriovisto Guimarães, do PSDB do Paraná, também poderá ser proibido o uso de dinheiro em espécie em transações imobiliárias.
(senador Oriovisto Guimarães) "Eu quis com essa emenda diferenciar as transações imobiliárias porque, realmente, é na compra de imóveis, é a operação que mais se usa para esquentar dinheiro ilícito."
Na Comissão de Relações Exteriores, os senadores votam o acordo de auxílio jurídico mútuo entre Brasil e Austrália, voltado à cooperação em investigações criminais. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.

