Lei cria o Dia Nacional do Motociclista Profissional
Foi sancionada a Lei 15.248/2025, que cria o Dia Nacional do Motociclista Profissional, a ser celebrado em 29 de julho. A data reconhece a importância da categoria, destacada durante a pandemia, e busca promover políticas de valorização e segurança. O autor do projeto, senador Zequinha Marinho (Podemos–PA), lembrou que o trabalho dos motociclistas é essencial em todo o país.

Transcrição
Foi sancionada a Lei que cria o Dia Nacional do Motociclista Profissional, que será comemorado anualmente em 29 de julho, o mesmo dia em que foi sancionada, em 2009, a regulamentação das profissões de motoboy, mototaxista, motofretista e motovigia.
O autor da proposta, senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, lembrou que a categoria enfrentou grandes desafios e ganhou destaque pela importância do serviço prestado à população, especialmente no período da pandemia.
(senador Zequinha Marinho) “Antes era uma profissão assim meio invisível que não se dava tanta importância mas no momento crítico da pandemia esse profissional entrou né pra história prestando um serviço enquanto a gente estava recolhido eles estavam levando alimentos estavam levando soluções, enfim, fazendo a ída e a volta de tanta coisa.”
Além de homenagear os profissionais, a data também pretende reforçar o debate sobre segurança, condições de trabalho e qualificação.
A senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, destacou que políticas públicas podem ajudar a valorizar ainda mais a categoria.
(senadora Professora Dorinha Seabra) “Com certeza as leis de trânsito a organização da cidade quem sabe linhas de financiamento e qualificação porque eles prestam excelente serviço né em todo o país nas grandes e pequenas cidades.”
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, há mais de 40 milhões de pessoas habilitadas para motos no Brasil.
Esse número corresponde a aproximadamente 20% da população brasileira. Com supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Henrique Nascimento.

