Pais devem ser informados sobre importância do teste do pezinho
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou projeto que obriga profissionais de saúde a informar os pais, durante a gestação e após o parto, sobre a importância do teste do pezinho e sobre a existência de sua versão ampliada (PL 4202/2020). A proposta, do deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES), teve relatório favorável da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Transcrição
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU PROPOSTA QUE OBRIGA A PROFISSIONAIS DE SAÚDE A INFORMAR SOBRE A NECESSIDADE DO TESTE DO PEZINHO.
O EXAME DEVE SER FEITO EM ATÉ 30 DIAS APÓS O NASCIMENTO E PODE SER FUNDAMENTAL NO TRATAMENTO PRECOCE DE UMA SÉRIE DE DOENÇAS. REPÓRTER RODRIGO RESENDE.
Profissionais de saúde devem informar aos pais durante a gravidez e nos momentos após o parto sobre a sobre a importância do teste do pezinho, bem como informar da existência sua versão ampliada. O senador Jorge Seif, do PL de Santa Catarina, ao apresentar o texto da relatora, senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, destacou que ainda há muito desconhecimento sobre o assunto.
(senador Jorge Seif) "Uma parcela significativa de pais e responsáveis ainda desconhece a importância dos exames de triagem neonatal e, por isso, pode negligenciar a realização desses testes para a garantia da saúde dos recém-nascidos. Nesse contexto, não é suficiente somente a disponibilização da triagem neonatal pelo poder público. É necessário que os pais e responsáveis sejam adequadamente conscientizados sobre a importância da realização do teste do pezinho e de sua versão ampliada."
O teste do pezinho deve ser feito em até 30 dias após o nascimento da criança. Com o teste podem ser identificadas uma série de doenças graves ou hereditárias e o tratamento ser iniciado o mais rapidamente possível. O SUS disponibiliza o teste gratuitamente, mas a rede privada possui outras versões do exame com a identificação de mais doenças. O projeto segue agora para votação na Comissão de Assuntos Sociais do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

