Senado analisa sugestão de auxílio-alimentação para servidores aposentados
Uma sugestão que propõe a manutenção do auxílio-alimentação para servidores públicos aposentados (SUG 11/2025) está em análise no Senado. A iniciativa foi apresentada como ideia legislativa no portal e-Cidadania, onde recebeu mais de 23 mil apoios em menos de quatro meses. Hoje, o benefício é retirado do contracheque quando o servidor se aposenta. A proposta está em análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e pode virar projeto de lei.

Transcrição
UMA SUGESTÃO REGISTRADA NO PORTAL E-CIDADANIA PROPÕE A MANUTENÇÃO DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO DE SERVIDORES APOSENTADOS.
A IDEIA RECEBEU AMPLO APOIO E JÁ ESTÁ NO SENADO, ONDE PODE VIRAR PROJETO DE LEI. REPÓRTER LANA DIAS.
Está em análise no Senado uma sugestão legislativa que estabelece a manutenção do auxílio-alimentação para servidores públicos aposentados. Pela regra atual, o benefício é retirado do contracheque quando o servidor se aposenta. A ideia recebeu mais de 23 mil apoios e foi apresentada pelo Técnico Administrativo em Educação, Carlos Bezerra, por meio do portal e-Cidadania.
Pela regra, cada iniciativa que recebe apoio de mais de 20 mil pessoas no portal em até quatro meses, passa para análise na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa em formato de sugestão.
Carlos, que é servidor público federal, contou que a motivação para apresentar a ideia surgiu pela observação da situação de colegas no trabalho. Ele relatou casos de servidores aposentados que enfrentaram dificuldades depois da diminuição dos rendimentos e também citou um colega que tem mais de 40 anos de serviço, mas não quer se aposentar para não perder o auxílio-alimentação.
Para Carlos, o valor do auxílio-alimentação é essencial para a vida do aposentado, especialmente na terceira idade.
Tantos brasileiros, que nessa fase tão complicada da vida, que é depois dos 60 anos. Quando chega finalmente a hora de aposentar, aí tem essa notícia, no momento que você mais precisa de dinheiro para se manter. Então, assim, é uma perda muito significativa nos proventos.
Carlos acrescentou que a diminuição do salário causada pela falta do auxílio-alimentação afeta a dignidade dos aposentados.
A sugestão aguarda o relatório do senador Pedro Chaves, do MDB de Goiás, que vai determinar se a ideia será acolhida. Se o parecer for favorável, a ideia se transforma em projeto de lei e passa a ser analisado nas demais etapas. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

