CCJ pode votar espaço para amamentação em creches públicas
Creches construídas com dinheiro público devem ter espaços para amamentação. É o que diz projeto (PL 1630/2019) que está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça. A proposta também permite que a empregada use os períodos acumulados de folga para amamentação no início ou fim do expediente.

Transcrição
CRECHES CONSTRUÍDAS COM DINHEIRO PÚBLICO DEVEM TER ESPAÇOS PARA AMAMENTAÇÃO.
É O QUE DIZ PROJETO A SER VOTADO NA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, QUE TAMBÉM PERMITE QUE EMPREGADA USE OS PERÍODOS ACUMULADOS DE FOLGA PARA AMAMENTAÇÃO NO INÍCIO OU FIM DO EXPEDIENTE. REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
Já aprovado na Comissão de Direitos Humanos, o projeto de lei que está pronto para ser votado na Comissão de Constituição e Justiça define que creches construídas com dinheiro público devem ter espaços para amamentação.
O senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, lembrou que os efeitos benéficos da amamentação, tanto para as mães quanto para os bebês, já estão mais do que estabelecidos.
(senador Eduardo Girão) "O aleitamento beneficia tanto as mães que ficam menos sujeitas a desenvolver câncer de mama e osteoporose, quanto os bebês que adoecem menos e recebem um afeto tão peculiar a essa forma de alimentação."
A proposta também permite que a empregada acumule os dois períodos de meia hora durante a jornada de trabalho autorizados para a amamentação a fim de utilizá-los no início ou no fim do expediente.
Depois da CCJ, o projeto vai à Comissão de Assuntos Sociais. Da Rádio Senado, Bruno Lourenço.

