O desafio do desenvolvimento econômico com preservação ambiental no Dia da Amazônia
No dia da Amazônia (5/09), senadores apontam caminhos para o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Confúcio Moura (MDB-RO) acredita que a realização da COP 30 em Belém (PA) este ano será fundamental para mostrar ao mundo a importância da região; Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente do Parlamaz, defende o diálogo parlamentar entre os 9 países amazônicos; e Sérgio Petecão (PSD-AC) quer criar um selo para certificar os produtores de café da região que adotam boas práticas ambientais.

Transcrição
COMO ASSEGURAR A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO PLANETA?
NO DIA DA AMAZÔNIA, SENADORES APONTARAM CAMINHOS PARA ISSO. DETALHES COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
Preservar a Amazônia é uma das estratégias mais importantes para o enfrentamento da crise do clima, que hoje afeta todo o planeta. Ao mesmo tempo em que absorve carbono da atmosfera, ajudando a combater o aquecimento global, a floresta é crucial para o ciclo da água, garantindo qualidade e quantidade do mais importante recurso natural da humanidade; e influenciando o regime das chuvas em extensas regiões. Como se não bastasse, a maior floresta tropical do planeta ainda abriga 10% da biodiversidade do mundo, com inúmeras plantas e animais ainda desconhecidos pela ciência e com potencial fantástico para a cura de doenças e o desenvolvimento de novas tecnologias.
Mas como preservar a floresta e ao mesmo tempo assegurar o desenvolvimento econômico em uma região que engloba nove países; e que só no Brasil, tem uma população de mais de 27 milhões de habitantes, segundo o último censo do IBGE?
Para o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, a realização da COP 30, a Conferência do Clima da ONU, em novembro, na cidade de Belém, no Pará, será fundamental para mostrar ao mundo a gigantesca dimensão da região e sua importância para o planeta.
(senador Confúcio Moura) "A Amazônia, ela extrapola os limites do Brasil e ela beneficia o mundo inteiro. Acho muito importante a COP30 ser realizada em Belém do Pará daqui a cerca de 85 dias, justamente para que todos os países presentes possam entender a grandeza da Amazônia, inclusive conhecer um pedaço da Amazônia, que é a parte paraense do Brasil. E no Brasil, a Amazônia é soberba e soberana, porque ocupa dois terços do território nacional."
Presidente do Parlamento da Amazônia, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lembrou que a instituição nasceu nos anos 80, a partir do Tratado de Cooperação Amazônica, e defendeu o fortalecimento do diálogo parlamentar entre os países da região para a busca de caminhos que permitam conciliar preservação e desenvolvimento.
(senador Nelsinho Trad)" Nos idos de 80 que nasceu o Parlamento Amazônico, com a perspectiva para o futuro do início das atividades do grupo de trabalho da OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazònica) para a institucionalização do colegiado do Parlamento Amazônico; e seguimos com o nosso propósito de fortalecer a organização a partir do diálogo parlamentar."
Já o senador Sergio Petecão, do PSD do Acre, é autor de um projeto que cria o Selo Verde Café da Amazônia, para certificar produtores que hoje plantam café no seu estado respeitando as boas práticas ambientais. Ele acredita que inciativas como essa podem impulsionar a economia sem trazer riscos para a floresta.
(senador Sergio Petecão) "Quando eu falo que sou do Acre, falo que sou da Amazônia, as pessoas ficam encantadas; precisa ver como as pessoas gostam da Amazônia! Então, a ideia foi essa: Lá hoje, graças a Deus, começou-se um trabalho sobre a produção de café; isso tem crescido muito, as nossas terras são maravilhosas; e por que não criar um selo Café da Amazônia? Eu fico imaginando assim quando esse café chegar lá na Europa, chegar nos Estados Unidos; e lá na prateleira, Café da Amazônia; com certeza isso vai ajudar muitos os nossos produtores."
O Dia da Amazônia, 5 de setembro, foi criado por lei pelo governo brasileiro em 2007 para homenagear a criação da província do Amazonas, hoje estado do Amazonas, por Dom Pedro II, em 1850. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

