Reconhecimento da Festa de San Gennaro como manifestação cultural vai à sanção
Vai à sanção presidencial o projeto (PL 99/2023) que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa de San Gennaro, promovida no município de São Paulo. o evento, realizado desde 1973 pela comunidade italiana da capital paulista, atrai um grande número de visitantes pelo seu aspecto religioso, artístico e gastronômico.

Transcrição
O RECONHECIMENTO DA FESTA DE SAN GENNARO COMO MANIFESTAÇÃO DA CULTURA NACIONAL VAI À SANÇÃO PRESIDENCIAL
A PROPOSTA FOI APROVADA SEMANA PASSADA NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. REPÓRTER PEDRO PINCER
Vai à sanção presidencial o projeto de lei de autoria do deputado Marangoni, do União de São Paulo que reconhece como manifestação da cultura nacional a Festa de San Gennaro, promovida no município de São Paulo. A festa ocorre em setembro, em alusão ao dia 19, que é a data de San Gennaro, e dura cerca de um mês. O santo (chamado São Januário, em português) é o padroeiro da Mooca, bairro paulistano que recebeu imigrantes italianos no início do século 20 e que hoje sedia a festa. O evento, realizado desde 1973 pela comunidade italiana da capital paulista, atrai um grande número de visitantes pelo seu aspecto religioso, artístico e gastronômico. O relator na Comissão de Educação e Cultura, senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, destacou a importância o reconhecimento oficial da festa pelo Legislativo.
Ao conferir oficialmente a essa festividade o status de manifestação cultural, a projetada lei, além de cumprir com o dever do Estado de proteger e promover a cultura, conforme preconizado pelo art. 215 da Carta Política, proporciona um estímulo considerável ao turismo e à economia local.
A 52a edição da festa começa em 6 de setembro e vai até 5 de outubro. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

