Comissão de Direitos Humanos vai realizar um debate sobre a causa animal
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai debater a causa animal sob a perspectiva da humanidade e da saúde pública (REQ 69/2025). O autor do pedido, senador Paulo Paim (PT-RS), disse que a motivação veio do desastre ambiental provocado pelas chuvas no seu estado, no ano passado, quando cerca de 20 mil animais ficaram abandonados e foram acolhidos por pessoas de todo o país.

Transcrição
A CAUSA ANIMAL SERÁ TEMA DE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS NO SEGUNDO SEMESTRE. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai debater em uma audiência pública a causa animal.
O senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, quer discutir a questão sob a perspectiva da humanidade e da saúde pública.
A iniciativa reforça o contexto de crescente atenção à causa animal, com projetos de lei e ações em diferentes esferas do poder público destinados à proteção dos animais e ao combate aos maus-tratos.
Segundo Paim, existem hoje 62 milhões de cães e 30 milhões de gatos no país, sendo que 35% deles vivem nas ruas ou em abrigos.
Ele destacou que o Brasil possui a terceira maior população de animais de estimação do mundo, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Paim disse que foi motivado pelo desastre ambiental provocado pelas chuvas do ano passado no Rio Grande do Sul.
(senador Paulo Paim) "Essa causa animal, que é o debate que vamos ter, foi fruto de um grande debate nas enchentes do Rio Grande do Sul, onde milhares de animais ficaram; mais de 15, 20 mil animais, cachorros principalmente; ficaram abandonados e foram acolhidos por grande parte dos brasileiros. E a partir daí, me procuraram para nós construirmos uma proposta conjunta."
Segundo Paulo Paim, o debate deve tratar do combate aos maus tratos, da castração de animais de rua, de ações de incentivo à adoção e da relação entre os direitos humanos e os direitos dos animais.
Entre os convidados estão Carine Zanotto, da Arcanimal, plataforma digital que atua como rede solidária para ajudar no resgate, abrigo e adoção de animais; Fernanda Juliana Becker, da Sociedade Amigo dos Animais de Caxias do Sul (Soama); e Ana Vasconcelos, do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), formado por voluntários.
A data da audiência ainda será definida. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

