Audiência pública discutirá tratamentos do mal de Alzheimer
O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro, pretende chamar a atenção sobre as condições da demência na população idosa. Pensando nisso, o senador Paulo Paim (PT-RS) aceitou uma sugestão da Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAz, que oferece apoio aos familiares e cuidadores de pessoas com a doença, para a realização de uma audiência pública no dia 25 de setembro, por meio do REQ 59/2025.

Transcrição
EM AUDIÊNCIA NO SENADO, SERÁ LANÇADA CARTILHA COM ORIENTAÇÕES PRÁTICAS SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADO INTEGRAL ÀS PESSOAS COM DOENÇA DE ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS. MAIS INFORMAÇÕES COM A REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI.
O Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, celebrado no dia 21 de setembro, pretende chamar a atenção sobre as condições da demência na população idosa. Pensando nisso, o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, aceitou uma sugestão da Associação Brasileira de Alzheimer, ABRAz, que oferece apoio aos familiares e cuidadores de pessoas com a doença, para a realização de uma audiência pública no dia 25 de setembro.
Na audiência, será lançada uma cartilha com explicações práticas do Ministério da Saúde sobre a lei que institui a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com doença de Alzheimer e outras demências.
Sancionada em junho do ano passado, a lei viabiliza a articulação entre áreas da saúde, assistência social, direitos humanos, educação e pesquisas em prol da saúde de pessoas com Alzheimer. Um dos pontos da política é o apoio que o Sistema Único de Saúde oferece para o desenvolvimento de pesquisas para tratamentos e medicamentos para demências.
Segundo um relatório do Ministério da Saúde de setembro do ano passado, 8,5% da população com mais de 60 anos convive com algum tipo de demência, aproximadamente 1 milhão e oitocentas mil pessoas. Até 2050, a projeção é que 5,7 milhões de pessoas sejam diagnosticadas no país.
Além disso, a presidente da Comissão de Direitos Humanos, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, lembrou que novos tratamentos para Alzheimer também serão debatidos durante a audiência.
(senadora Damares Alves) "Eu acho que vai ser uma audiência muito interessante, muito concorrida, porque as pessoas têm se manifestado muito sobre as aias e os novos tratamentos que estão surgindo. Acho que é um dia interessante para a gente conhecer também os novos tratamentos."
Estarão presentes na audiência representantes da Associação Brasileira de Alzheimer, do Ministério da Saúde, do Ministério das Mulheres, além de parlamentares. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Maria Beatriz Giusti

