Vai à Câmara projeto que dá ao município de Aquiraz reconhecimento pela renda de bilro
A Comissão de Educação e Cultura aprovou na terça-feira (10) o PL 4548/2024, que confere ao município de Aquiraz (CE) o título de Capital Nacional da Renda de Bilro. A renda de bilro é feita a partir do entrelaçamento de fios sobre um cartão com o desenho detalhado da renda, com auxílio de alfinetes e bilros - bobinas pequenas de madeira. A proposta segue para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado.

Transcrição
O MUNICÍPIO DE AQUIRAZ, NO CEARÁ, PODE RECEBER O TÍTULO DE CAPITAL NACIONAL DA RENDA DE BILRO. A PROPOSTA FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA. REPÓRTER LANA DIAS.
O projeto de lei aprovado na Comissão de Educação e Cultura na terça-feira, 10 de junho, dá a Aquiraz, município litorâneo do Ceará, o título de Capital Nacional da Renda de Bilro. A proposta, do senador Eduardo Girão, do Novo do Ceará, recebeu voto favorável da relatora, senadora Augusta Brito, do PT do Ceará.
A renda de bilro é produzida através do entrelaçamento de fios sobre o pique, um cartão com o desenho detalhado da renda. O artesanato conta com auxílios de alfinetes e dos próprios bilros, que são bobinas pequenas de madeira. O manejo dos fios cria padrões de renda, que podem ser utilizados como roupas, decorações, ou obras de artes.
Segundo Eduardo Girão, a maioria da população de Aquiraz pratica atividades relacionadas à pescaria ou ao artesanato. Por isso, a tradição da renda de bilro pode ser considerada como um legado histórico no município, passada de geração em geração.
Augusta Brito acredita que o reconhecimento de Aquiraz como Capital Nacional da Renda de Bilro irá valorizar os trabalhos das artesãs, além de promover a preservação da tradição e impulsionar o turismo no município.
A presidente da Comissão, senadora Teresa Leitão, do PT de Pernambuco, elogiou o projeto e explicou a presença da renda de bilro na tradição nordestina.
Vão trançando ali e fazem renda, fazem bico. Está realmente rareando mais. Fortaleza, Ceará, de maneira geral, é um centro. E era a renda usada: antes da industrialização, era a renda mais produzida no Nordeste e usada para todo tipo de roupa feminina, roupa de bebê.
O projeto segue para análise da Câmara dos Deputados, se não houver recurso para votação no Plenário do Senado. Sob supervisão de Alexandre Campos, da Rádio Senado, Lana Dias.

